Busca por voz: a nova tendência que revoluciona o SEO

Comando de voz mobile - ok google

SEO na busca por voz?

Até os dias de hoje, estamos acostumamos a ler artigos para encontrar as respostas que buscamos. Fazemos isso desde a década de 90, selecionamos as primeiras páginas da web que o Google nos oferece em uma pesquisa e, então, satisfazemos nossas dúvidas e preocupações.

É um padrão utilizado por todos, no entanto, de acordo com dados recentes, cada vez mais usuários demostram preferência pela busca por voz para fazer perguntas on-line.

Qual é a razão? As pessoas procuram através de seus telefones (smartphones) respostas concretas e simples ao que buscam.

Muitas delas preferem mídia audiovisual ao invés de textos, pois fornece informação concreta em poucos minutos. Isso é algo facilmente comprovado por meio da grande popularidade dos vídeos do YouTube e dos pequenos tutoriais que aparecem em nossas redes sociais.

Outro motivo pelo qual a busca por voz se tornou popular, é a inclusão da tecnologia em todas as nossas atividades diárias, seja para procurar um endereço de um hotel ou restaurante, para verificar a condição do clima, entre outros.

 

SEO na busca por voz

Se os usuários pesquisam frases ou parágrafos curtos para fazer consultas, é claro que o sistema de posicionamento SEO que usamos estará sujeito a algumas modificações. Não será substituído, mas mudará para seguir essa nova tendência.

Para se adaptar ao novo modelo de busca por voz, é necessário que você entenda por que a Google resolveu incluí-lo.

Uma empresa tão querida e conhecida que sempre apostou na experiência do usuário percebeu que as pessoas usam seu produto até nos mínimos detalhes e, por isso, decidiu recompensar de uma maneira muito mais fácil e confortável na hora de pesquisar.

A ideia da empresa é que, ao pesquisar com o Google, os usuários possam encontrar uma resposta mais natural, não sendo preciso repetir uma palavra-chave tantas vezes, mas fornecendo mais palavras-chave em textos ricos em conteúdo para responder de forma natural a uma pergunta específica.

 

Como obter sucesso em buscas de voz com SEO

Para ter sucesso e um bom posicionamento no Google, você também deve garantir que seu conteúdo responda rapidamente a perguntas como “O quê”, “Quando”, “Onde”, “Por que”, “Quem” e “Como”. Por exemplo: Qual é a postura de yoga mais fácil? Onde está o restaurante Madrid? O que é um advérbio?

ok google, qual é a melhor agencia de seo do brasil

Da mesma forma você tem de incluir em seu conteúdo informações localizáveis de buscas regionais para que você consiga responder aos endereços e ser sensível à expressões coloquiais que, claro, variam em todos os cantos do mundo.

Por enquanto, essa mudança nos motores de busca é gradual mas efetiva. Com isso, as estratégias que usamos em SEO devem se concentrar na compreensão das dúvidas de um usuário sobre seu produto ou serviço, para orientar seu conteúdo para uma resposta digna de aparecer no Google.

A otimização dos mecanismos de busca, o SEO, como sabemos, ainda manterá seu objetivo de melhorar o processo de busca para os usuários, só devemos adaptar nosso conteúdo a um contexto mais simplificado e natural, como se fosse uma conversa, para garantir que o trabalho tenha sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *