Capa do post "o que é SEO on page"

O que é SEO On Page? Conheça o pilar das otimizações internas do site!

Conteúdo
Conteúdo

Você já teve algum momento epifânico de olhar para seu site ou blog e pensar “por que não dá certo?”, afinal, o seu concorrente está indo super bem ou, pelo menos, aparenta estar. Ou apenas olhou para tudo o que tinha e ouviu aquela vozinha dizendo que poderia fazer muito mais? Então, o que será que falta para que o seu negócio decole?

Nós temos a resposta! O seu SEO On Page pode não estar muito bom!

Se você é uma pessoa super interessada nesse mundo cheio de complexidades que é o SEO, não pode deixar de conhecer tudo sobre o On Page, um de seus pilares. 

Eu sou a Nathalia Gabriele, tripulante na liveSEO, e estou aqui para falar um pouquinho sobre esse assunto! Quer aprender mais? Então, faça essa viagem intergaláctica comigo e descubra tudinho, vamos lá!

Explorando o On Page: uma viagem cheia de estratégias!

O mundo do SEO é imenso e multifuncional. Ele é a nave-mãe que proporciona muitas vantagens para um e-commerce e para um blog – melhorando seu posicionamento nas buscas orgânicas, gerando conversões, aumentando o tempo e a qualidade da experiência do usuário, entre tantas outras.

Nem preciso dizer que, se você quer fazer o seu negócio dar certo, o SEO é a chave, não é? E um de seus pilares é o On Page, ou seja, tudo o que pode ser feito dentro da página web.

“Mas, Nath, o que é On Page?” 

Em linhas gerais, o On Page é o conjunto de táticas e otimizações que podem ser feitas dentro do site que interferem diretamente no fator de rankeamento, considerando tanto as estratégias técnicas quanto as de conteúdo.

Sem ele, o que você criou e trabalha tão arduamente para manter pode se perder nos confins do Google. Sem visibilidade para a sua marca, sem negociações. 

Parando para pensar, é uma perda gigante, não é? O meio digital, atualmente, não é mais uma novidade, por isso cada vez mais consumidores estão optando por comprar por meio dele, fazendo, assim, com que os donos de empreendimentos se reinventem para alcançar cada vez mais pessoas.

Porém, ficar apenas na órbita da web não garante a visibilidade, é preciso acionar os motores para seguir a rota do seu objetivo e alcançá-lo e – é claro – assegurar o seu lugar!

Estratégias On Page: colocando-as em prática!

Depois de tudo isso que foi dito, pode surgir o pensamento de que seja algo muito complicado. Mas não se preocupe! Vou explicar cada uma e você vai entender melhor a cosmografia das estratégias que configuram as otimizações dentro da página.

Otimização de conteúdo

Partindo do aspecto de conteúdo desse pilar, temos palavras-chave, meta titles, meta descriptions e outras coisas intrínsecas aos assuntos que os usuários da web buscam. Tudo isso deve corroborar com essas buscas e oferecer um conteúdo de qualidade. Não é só colocar uma palavra-chave e complementos aleatórios no título, é preciso fazer sentido!

Assim, vamos por partes:

Palavra-chave 

intenção de busca nas palavras-chaves informacional, transacional e navegacional

A palavra-chave é uma das partes mais importantes de um conteúdo, isso porque ela direciona o redator exatamente para a intenção de busca das pessoas. Ela deve estar bem posicionada no texto, em locais estratégicos para que o Google entenda que, ali, você fala sobre o que os usuários querem saber.

Assim, ela pode e deve ser incluída no URL, no meta title e na meta description, no H1, H2 (sempre o mais à esquerda possível para a leitura) e – claro – em seu decorrer. Além disso, você pode aproveitar para explorar o campo semântico e enriquecer ainda mais o texto, utilizando outras long tails. 

Mas deve ser usada com parcimônia, você não vai querer que o texto dê keyword stuffing, não é? O Google vai entender que está tentando trapacear e o conteúdo não será rankeado!

keyword stuffing é uma técnica de black hat que consiste no SPAM de palavras-chaves

SERPs (Search Engine Results Page)

O que constitui uma SERP? Aqui, estamos falando de meta titles e meta descriptions, que também são super importantes para a busca. 

Os meta titles nada mais são do que os títulos das suas páginas, aqueles que aparecem na busca orgânica. Por exemplo, você digita “O que é SEO On Page” e o Google disponibilizará vários resultados, os títulos que aparecem nesses resultados são meta titles. Portanto, elas devem ser bem escritas e atrativas, para que o usuário se sinta impelido a clicar.

As meta descriptions também aparecem na busca, são as pequenas descrições, de mais ou menos 150 caracteres, sobre o que aquele artigo ou site está falando. Esse espaço é a chance de trazer a pessoa para a página, apresentando informações pertinentes e fazendo aquela chamada bem atrativa para os cliques. 

exemplo de meta title e meta description

Mas lembre-se: nada de “Clique aqui”! Convenhamos que pode soar como uma forçação de barra para o usuário, não acha?

Links Internos

Os links, que são essenciais para trazer mais informações e redirecionar os usuários para páginas importantes que se relacionam com o que você está falando no texto.

Os links internos são a oportunidade perfeita para você mostrar outros conteúdos que se relacionam com o que está dizendo e que se localizam em seu site ou blog. Por exemplo, estamos falando de conteúdo, e os textos de categoria são uma estratégia SEO. Entendeu? Os assuntos se complementam! 🙂

exemplo de link interno

Já os links externos também podem redirecionar para outros conteúdos, mas que tenham uma alta relevância na web e que sejam autoridades no assunto. Se o texto for sobre saúde, linkar conteúdos relacionados com o seu que as instituições federais e municipais de saúde publicaram é uma excelente maneira de trazer autoridade.

URLs (Uniform Resource Locator)

Nos URLs, a palavra-chave deve estar presente para que as pessoas possam identificar que não é um spam, assim como o Google, assim como melhoram a experiência do usuário. Portanto, eles devem ser atrativos, relacionar-se com o conteúdo da página e serem amigáveis. 

“O que é ser amigável?”. É não trazer numerais, letras aleatórias e outros caracteres que podem fazer com que a pessoa pense que o seu site não é confiável.

Heading tags

Essas nada mais são do que o H1, H2 e os outros Hs dentro de um texto que definem uma estrutura dentro de um texto, tornando a leitura mais fácil ao dividir tópicos e, consequentemente, informações.

Para fazer uma boa heading tag é preciso estabelecer uma hierarquia entre o conteúdo que você está disponibilizando. O ideal é que o H1 traga informações mais gerais, o H2 afunile um pouco essas informações e assim por diante. Como as primeiras são as mais destacadas e importantes dentro de um texto, é de extrema relevância que a palavra-chave esteja presente.

Dentro de tudo isso, todo o conteúdo disponibilizado deve ter qualidade e autenticidade. Como já foi dito, colocar qualquer coisa não fará com que a experiência dentro do site seja boa, nem que o tempo de permanência seja alto. É preciso ter valor!

Otimização técnica

As otimizações técnicas são muito importantes para que o seu site decole e alcance cada vez mais pessoas. Um foguete bem equipado, tecnológico e com a manutenção em dia desvenda, tranquilamente, o espaço sideral, caso contrário, nem sai do chão.

Quer saber quais são as otimizações? Confira:

Velocidade do site

Você já entrou em algum site que não carregava nada mesmo esperando com muita paciência? E, se carrega, não é completamente? Isso significa que a velocidade deste site está super baixa e dificilmente uma pessoa voltaria a entrar naquela página, porque sabe que tudo é devagar.

Um carregamento rápido é muito relevante para que as pessoas fiquem dentro do site e, consequentemente, contribui para que o seu rankeamento cresça cada vez mais. Além disso, é um fator que também ajuda na conversão, se tudo estiver funcionando com rapidez e carregando bem, existem mais chances da pessoa realizar uma compra ali.

Busque uma boa hospedagem para o seu negócio, assim como outras soluções que ajudam na velocidade, como plugins, CDNs e mais. 

Design responsivo

exemplo de design responsivo, com a página de um site em um laptop e no celular

Outra otimização extremamente importante é um design responsivo, ou seja, um site que tenha uma ótima performance tanto em buscas pelo desktop quanto pelo mobile. Sendo assim, ele deve se adaptar bem às duas plataformas de uso, oferecendo uma boa experiência para o usuário.

Rastreio

O rastreamento é uma estratégia que também contribui para que o site esteja bem colocado nos mecanismos de busca, além de auxiliar na indexação de páginas novas, diminuindo o tempo de trabalho para aplicá-la.

Para que esse rastreio seja efetivo, o site deve ter um Sitemap.xml, que ajuda os rastreadores da web a reconhecer todas as páginas que ali estão com mais rapidez, como um caminho bem explícito a ser seguido. Assim que o mapa for feito, ele é enviado por meio do Search Console (GSC).  

captura de tela do Google Search Console, na aba de mapa do site (sitemap.xml)

E não se esqueça de que o site deve ser seguro, ter o certificado HTTPS, que autentifica e gera mais confiança para as pessoas que estão utilizando a ferramenta de pesquisa, evitando que haja vazamento de dados. 

Imagens e vídeos

Pode parecer desnecessário de se dizer, mas as pessoas são muito visuais, portanto utilizar o recurso de imagens e vídeos também é importante. Eles ajudam a criar uma leitura bem natural, além de contribuírem para a divulgação, chamando a atenção das pessoas. Mas elas também devem ser otimizadas de maneira que não atrapalhem a performance do site. (Veja mais em SEO para Imagens)

Assim, nas imagens, devem ser adicionados alguns elementos para que a sua configuração contribua com o aumento de permanência, como utilizar a palavra-chave no nome do arquivo, colocar Alt text, uma pequena descrição que ajude os usuários a entenderem o que está sendo mostrado caso haja problemas para visualizá-la. 

O tamanho dela também é importante, viu? Nada de colocar imagens muito pesadas, elas demoram para carregar e diminuem a velocidade do site, prejudicando o page speed

captura de tela do Google PageSpeed Insights (GPI)

Com os vídeos, é quase a mesma coisa: eles devem conter a palavra-chave do assunto, pequenas descrições que explorem o campo semântico e um conteúdo de qualidade que se relacione com o que está na página.

Sim, são muitas coisas, sabemos disso! Mas todo esse trabalho é importante para que o seu negócio cresça e esteja cada dia mais visível, até se tornar destaque, no meio digital. 

E então, o que achou do On Page, astronauta? Relevante, não é? Aqui, na liveSEO, nós procuramos sempre trazer conteúdos de qualidade relacionados ao SEO, trazendo você para esse universo incrível e proporcionando as viagens mais completas. Por isso, não deixe de nos acompanhar!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Avalie o post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *