SEO para Black Friday + Datas Sazonais

Olá, astronauta, tudo certo por aí?

Meu nome é Aline Rodolfo, sou uma das tripulantes da liveSEO e hoje estou aqui para te contar tudo o que rolou em nosso Webinar sobre SEO para Black Friday + Datas Sazonais.

Nosso CEO, Lucas Maranho, especialista em SEO, preparou um material super completo e dinâmico, pensado especialmente para te ajudar a entender um pouco mais sobre nosso universo.

E então, pronto para entrar em órbita? Vamos lá!

SEO para Black Friday + Datas Sazonais

Quando pensamos em SEO para Black Friday ou outras datas sazonais específicas logo chegamos a um impasse muito pertinente: se SEO é algo para se pensar a longo prazo, como é possível aproveitá-lo em datas pontuais?

É verdade que o SEO não deve ser tratado como uma estratégia de curto prazo, visto que os resultados costumam ser conquistados de forma gradual, passo a passo e – na maioria das vezes, se fortalecem a médio e longo prazo.

No entanto, para entender nosso conteúdo sobre o SEO para a Black Friday e demais datas sazonais, precisamos conversar sobre dois conceitos básicos do SEO, são eles:

  • SEO Evergreen: esse tipo de SEO é aquele que recebe muito mais do nosso esforço, atenção e dedicação. É o que surge a longo prazo, porém, permanece por muito tempo.
  • SEO Sazonal:  por outro lado, o SEO Sazonal é aquele que acontece em um período de tempo predeterminado e bastante pontual. Notícias, tendências e demais acontecimentos temporários entram nesse conceito.

Dica de conteúdo para reforçar esse conhecimento: SEO para Blog no ECommerce (Webinar)

Segundo nosso especialista, Lucas Maranho, a Black Friday é um evento que pode ser considerado “Sazonal-Evergreen”, pois, como podemos observar na imagem abaixo, desde 2001 a data comercial acontece repetidamente no mesmo dia e vem crescendo na internet desde então:

Linha do tempo da black friday desde 2001 2010 e 2019

Segundo dados do Provokers e do Think With Google, somente 6% das pessoas não pesquisam antes de efetivar uma compra na black friday. A grande maioria realiza pesquisas alguns dias antes ou até mesmo no dia anterior ao 29 de Novembro.

De qualquer forma, essas buscas feitas antes da compra demonstram ao consumidor informações que são importantes para ele, por isso, a essa altura os sites já precisam ter uma boa performance em UX e, se possível, atender a todas as boas práticas do SEO.

Fatores que influenciam a compra: além do preço

Ainda segundo as análises do Provokers e do Think With Google, para 80% das pessoas que compraram na Black Friday, no que diz respeito a experiência e jornada do consumidor, estes pontos eram os mais importantes:

  • Mobile: cerca de 13% dos usuários se dividiam entre preocupações com a facilidade do uso do site através de smartphone, com a qualidade do aplicativo e sua performance na hora da compra, por exemplo.
  • Experiência: outros 25% dos consumidores se dividiam em fatores que consideravam a experiência em si como o mais importante em momentos de decisão. Eles levavam em conta a usabilidade do site, a velocidade e principalmente o atendimento online.
  • Multicanal: por fim, em média 42% dos consumidores consideravam mais importante aspectos como ter acesso a informativos online sobre o estoque da empresa, o tempo de entrega, se havia possibilidade de retirar o produto na loja, ou se informativos de preços eram disponibilizados online.

Buscando pela KeyWord “Black Friday”

O Brasil é o país que mais busca pela palavra-chave “black friday”, no mundo. Essa pesquisa tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Em 2018, de acordo com o AHREFS, os recordes de buscas foram quebrados, superando todos os anos anteriores.

Crescimento da busca pela palavra chave Black friday

Outras informações essenciais que nos dão respaldo para trabalharmos o SEO na Black Friday são os números que listamos abaixo:

Informações sobre o comportamento do usuário na black

Como podemos perceber, a reincidência dos consumidores à loja em que compraram na black friday é muito grande. Com certeza, esse é um fator que vale a pena considerarmos. Afinal, o SEO sazonal, nesse caso, pode ajudar a conquistar clientes fidelizados.

Confira seu Check list para a Black!

Para ter bons resultados durante essa data, sua loja precisa cumprir alguns requisitos essenciais, são eles:

  • Ser um e-commerce responsivo
  • Ter um Servidor escalável
  • Conseguir escalar em logística
  • Não ter problemas com o checkout de compras
  • Ter SSL, requisito básico do SEO
  • Estar ciente da data correta da Black Friday
Checklist para a black friday tudo o que deve se preparar

Estratégias de SEO para a Black

Por incrível que pareça, trabalhar a keyword “black friday” como palavra-chave principal pode não ser uma boa estratégia, na verdade, passa longe da melhor tática. Visto que, segundo o Ahrefs (aqui também poderíamos usar o SEMRush ou qualquer outra ferramenta), essa Keyword é extremamente concorrida.

Isso significa que o nível de Keyword Difficulty é muito maior quando a palavra-chave é amplamente buscada, o que torna o ranqueamento uma tarefa bem mais complicada.

Além disso, os resultados para esse termo acabam sendo dominados por sites informativos, noticiosos e grandes e-commerces de nichos horizontais, como grandes magazines e lojas de departamento.

Sendo assim, a primeira dica do nosso especialista em SEO, é que seu e-commerce trabalhe com long tails! Faça isso por meio de landing pages em que seja possível unir o produto com a marca e a palavra black friday. (Fica a dica para um conteúdo nosso sobre Palavras Chaves e a Intenção do Usuário)

Nossa segunda sugestão é que seu e-commerce tome o devido cuidado com os URLs. A maior estratégia é reutilizar os mesmos URLs para anos diferentes. Fazendo isso, será possível garantir autoridade àquele endereço ao longo dos anos.

como otimizar seu url para a black friday

Em nosso Webinar, trouxemos alguns exemplos de e-commerces gigantes que utilizam estratégias super agressivas para ganhar posicionamento durante a black friday. Sempre trabalhando esse ano, para obter resultados maiores no ano que vem.

Por fim, se necessário, ao terminar a Black, não faça redirects 301. A melhor opção é agradecer pela data e criar ações para impulsionar o consumidor a navegar pela página, colocando outras opções de compras, por exemplo.

Se interessou pelo assunto? Quer entender o que diferencia a Black das demais datas sazonais? Então, assista ao nosso webinar e saiba mais!

Video do Webinar sobre SEO para Black Friday

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