{"id":3866,"date":"2023-09-05T12:20:00","date_gmt":"2023-09-05T15:20:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/dicionario\/intencao-do-usuario\/"},"modified":"2024-05-07T16:43:13","modified_gmt":"2024-05-07T19:43:13","slug":"intencao-do-usuario","status":"publish","type":"dicionario","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/dicionario\/intencao-do-usuario\/","title":{"rendered":"Inten\u00e7\u00e3o do Usu\u00e1rio"},"content":{"rendered":"\r\n

O principal objetivo do Google sempre foi e sempre ser\u00e1 entregar os melhores resultados para as pesquisas dos usu\u00e1rios, com base nas suas inten\u00e7\u00f5es de busca, ou seja, no que eles desejam encontrar!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Para que isso seja poss\u00edvel, o Google tem implementado diversos recursos de aprendizado de m\u00e1quina e intelig\u00eancia artificial que buscam se aproximar cada vez mais da compreens\u00e3o humana.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Existem v\u00e1rios tipos de inten\u00e7\u00f5es de busca e, no contexto do SEO, elas est\u00e3o intrinsecamente ligadas \u00e0s palavras-chave que utilizamos para direcionar os usu\u00e1rios a um site!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

A inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio surgiu dentro das Diretrizes dos Avaliadores de Qualidade de Pesquisa e precisamos entender que elas se dividem em 5 aspectos, os quais vamos abordar em breve!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

De certa forma, eles podem nos fazer confundir com os 3 tipos de palavras-chave <\/a>(informacionais, transacionais e navegacionais).<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

No entanto, quando falamos de inten\u00e7\u00f5es, elas est\u00e3o literalmente na base, na estrutura para que possamos conduzir um estudo de palavras-chave e compreender o que os usu\u00e1rios desejam. Dessa forma, podemos determinar se uma determinada palavra-chave pode ser incorporada ao site de forma a satisfazer a necessidade do usu\u00e1rio.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Conhe\u00e7a os 5 subconceitos da inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio<\/strong><\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n
\"\"<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

1. Saber (<\/strong>Know<\/em><\/strong>): <\/strong>Nessa inten\u00e7\u00e3o de busca, os resultados devem direcionar o usu\u00e1rio a informa\u00e7\u00f5es mais completas, como artigos, postagens de blog, monografias, v\u00eddeos explicativos, etc. Ao pesquisar “Guerra Fria”, por exemplo, os dados exibidos devem ser abrangentes. Posts curtos de leitura r\u00e1pida dificilmente ser\u00e3o encontrados.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

2. Saber Simples (<\/strong>Know Simple<\/em><\/strong>):<\/strong> Embora tamb\u00e9m voltada para a obten\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, essa inten\u00e7\u00e3o requer resultados mais r\u00e1pidos e objetivos. Os Rich Cards s\u00e3o excelentes exemplos de resultados ideais para esse tipo de busca. Um exemplo simples \u00e9 a pesquisa “Idade Ana Maria Braga”, em que o usu\u00e1rio deseja uma informa\u00e7\u00e3o r\u00e1pida, dispensando a necessidade de um artigo completo para obter a resposta.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

3. Ir pessoalmente (<\/strong>Visit in Person<\/em><\/strong>): <\/strong>Essa \u00e9 provavelmente uma das inten\u00e7\u00f5es de busca mais utilizadas atualmente. Voc\u00ea j\u00e1 procurou por uma localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica para chegar a um determinado local? Os resultados, nesse caso, ser\u00e3o mapas ou at\u00e9 mesmo rotas do caminho. Exemplos de palavras-chave seriam “Pizzaria perto de mim” ou “Delivery de pizza”.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

4. A\u00e7\u00e3o (<\/strong>Do<\/em><\/strong>):<\/strong> A inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio \u00e9 encontrar um resultado que o auxilie a realizar uma a\u00e7\u00e3o. Essa busca abrange desde transa\u00e7\u00f5es comerciais, como “comprar cal\u00e7a jeans”, at\u00e9 buscas por instru\u00e7\u00f5es para tarefas manuais, como “como fazer fogo”. Trata-se de uma busca ampla que envolve a\u00e7\u00e3o.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

5. Website:<\/strong> Essa inten\u00e7\u00e3o de busca corresponde \u00e0 pesquisa navegacional. Aqui, o mecanismo de busca compreende que o usu\u00e1rio deseja encontrar um site espec\u00edfico. Assim, basta pesquisar pelo endere\u00e7o virtual da marca e pronto, o site oficial ser\u00e1 exibido. Um exemplo: Pesquisa por “Facebook”. O site oficial do Facebook \u00e9 exibido como o principal resultado, permitindo ao usu\u00e1rio acessar diretamente a rede social.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

E saiba que, mesmo considerando algumas das inten\u00e7\u00f5es de busca mencionadas, \u00e9 fundamental entender que o Google torna tudo ainda mais complexo, pois trabalha com um vasto acervo de dados e informa\u00e7\u00f5es. Al\u00e9m de levar em conta a inten\u00e7\u00e3o, o Google tamb\u00e9m considera fatores como localiza\u00e7\u00e3o e palavras-chave. Por exemplo, a palavra “football” (se pesquisada nos EUA ou na Inglaterra) solicita resultados diferentes.
Quando aplicada a e-commerces, a inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio pode mudar ainda mais! Se quiser entender como funciona esse processo que conecta a jornada de compra \u00e0 inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio, confira:
“Inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio no SEO: da atra\u00e7\u00e3o \u00e0 convers\u00e3o!”<\/em><\/a><\/p>\r\n","protected":false},"author":3,"featured_media":4140,"template":"","dicionario-de-seo":[39],"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/dicionario\/3866"}],"collection":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/dicionario"}],"about":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/dicionario"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/4140"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3866"}],"wp:term":[{"taxonomy":"dicionario-de-seo","embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/dicionario-de-seo?post=3866"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}