{"id":2255,"date":"2021-03-09T00:00:00","date_gmt":"2021-03-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/ux-dentro-do-seo\/"},"modified":"2024-04-23T16:47:02","modified_gmt":"2024-04-23T19:47:02","slug":"ux-dentro-do-seo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/ux-dentro-do-seo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 UX e qual sua import\u00e2ncia para o SEO?"},"content":{"rendered":"\r\n

A experi\u00eancia do usu\u00e1rio, abreviada para \u201cUX\u201d (User Experience<\/em>) \u00e9 um dos tr\u00eas pilares que sustentam o SEO. Mas ser\u00e1 que ela se resume a um layout agrad\u00e1vel<\/strong>, onde n\u00e3o existam contratempos para um usu\u00e1rio, como pop-ups indesejados, links quebrados, desorganiza\u00e7\u00e3o de navegabilidade e velocidade baixa?<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Muitos aspirantes ao marketing digital ou ao design web acabam confundindo UX com UI <\/strong>(User Interface) e usabilidade. A diferen\u00e7a \u00e9 simples: pense como se UI e usabilidade fossem substratos que comp\u00f5em a experi\u00eancia de usu\u00e1rio.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Se pararmos para analisar, n\u00e3o \u00e9 apenas poss\u00edvel prever a experi\u00eancia do usu\u00e1rio internauta ou que utiliza uma interface no geral. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel prever sua experi\u00eancia em qualquer contexto \u2013 seja utilizando um aspirador de p\u00f3, dirigindo um carro ou at\u00e9 mesmo todo o processo da compra de um produto pela web at\u00e9 sua entrega. \u00c9 exatamente por esse motivo que o assunto se torna um dos pilares do SEO.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

O papel do UX no SEO: a inten\u00e7\u00e3o de busca<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

Em 2021 uma palavra-chave pode mudar nossa percep\u00e7\u00e3o sobre como enxergamos e prevemos melhorias de UX em nosso site: \u201cinten\u00e7\u00e3o de busca\u201d<\/strong>. Existem algumas Core Updates que foram feitas justamente para metrificar o qu\u00e3o boa se torna a experi\u00eancia do usu\u00e1rio em seu site. Um exemplo disso \u00e9 o Rank Brain<\/a>, atualiza\u00e7\u00e3o cujo ponto principal est\u00e1 no qu\u00e3o pr\u00f3xima da inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio seu site se encontra perante a uma busca espec\u00edfica.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Mas como assim a inten\u00e7\u00e3o de busca<\/a>? Voc\u00ea, usu\u00e1rio, j\u00e1 buscou alguma informa\u00e7\u00e3o ou produto sem nem mesmo precisar adicionar um refinamento como \u201ccomprar<\/strong>\u201d ou \u201co que \u00e9<\/strong>\u201d e mesmo assim o resultado foi exatamente o que voc\u00ea estava buscando?\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Ou buscou o nome de um local de sua cidade, como \u201cparque das grev\u00edleas”, e em primeir\u00edssimo lugar l\u00e1 estava o mapa pronto para ser utilizado? Com a combina\u00e7\u00e3o das updates de AI, o Google consegue entender de forma muito precisa que suas verdadeiras inten\u00e7\u00f5es s\u00e3o: ir at\u00e9 o local, comprar algo ou preencher suas vontades curiosas sobre o mundo.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"captura<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

5 modos de aplicar UX para melhorar o ranqueamento de um e-commerce<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

Vou levantar alguns pontos que s\u00e3o imprescind\u00edveis para a experi\u00eancia do usu\u00e1rio em um e-commerce, n\u00e3o apenas a n\u00edvel de SEO, mas em um forte contexto de CRO.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

1 – Ajude o usu\u00e1rio a encontrar o que ele (ainda) n\u00e3o sabe o que quer<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

O Google \u00e9 um site como qualquer outro. Um dos objetivos de qualquer site \u00e9 fazer com que seus usu\u00e1rios se satisfa\u00e7am com seus servi\u00e7os\/produtos. Nesse caso, in\u00fameros usu\u00e1rios n\u00e3o sabem exatamente o que querem (comprar ou saber), ent\u00e3o buscam por uma palavra-chave n\u00e3o muito espec\u00edfica relacionada ao assunto (ex: bolsa, churrasqueira, etc) na esperan\u00e7a de encontrar algo para sua satisfa\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"p\u00e1gina<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

Nesse caso, normalmente o Google terceiriza esse trabalho para os resultados de pesquisa. Ou seja, se seu site conseguir fornecer tal luz para o usu\u00e1rio, voc\u00ea ganha. Na realidade dos ecommerces, utilizar esse tipo de estrat\u00e9gia para categorias extremamente amplas \u00e9 uma \u00f3tima op\u00e7\u00e3o. Mas como aproveitar de uma boa experi\u00eancia de usu\u00e1rio para vencer na corrida da terceiriza\u00e7\u00e3o?\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

A resposta \u00e9: priorizando o desenho do layout na vers\u00e3o mobile e utilizando categorias abrangentes. Forne\u00e7a um conte\u00fado de qualidade nas categorias<\/a>, n\u00e3o para que o googlebot o rastreie e indexe, mas para ajudar seu visitante a encontrar o que precisa \u2013 nesse sentido, n\u00e3o precisa ser volumoso, precisa ter as informa\u00e7\u00f5es corretas e objetivas.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Aproveite para adicionar os principais cards navegacionais <\/strong>sobre segmenta\u00e7\u00f5es da categoria em otimiza\u00e7\u00e3o (repare que este \u00e9 um dos poucos momentos que cito UI).<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

2 – Seja r\u00e1pido na entrega de valor<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Al\u00e9m da objetividade apresentada no assunto anterior, o sentido que trago aqui est\u00e1 na velocidade do pr\u00f3prio site<\/a> <\/strong>\u2013 nesse caso, a inten\u00e7\u00e3o de busca n\u00e3o tem import\u00e2ncia, e a r\u00e9gua se torna a mesma para qualquer campo sem\u00e2ntico<\/a>.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

O site com um tempo de carregamento r\u00e1pido oferece melhora em quase todas as m\u00e9tricas importantes de desempenho de um e-commerce, como Taxa de rejei\u00e7\u00e3o<\/a>, P\u00e1ginas por sess\u00e3o e nossa querida taxa de convers\u00e3o<\/strong>. Veja mais sobre as m\u00e9tricas de UX em nosso blog!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Uma dica importante: existem 3 m\u00e9tricas pilares que foram estipuladas para medir o UX n\u00facleo de um site: LCP, FID e CLS<\/strong>. Esse \u00e9 assunto de um post inteiro, mas de forma simples e resumida, representa quanto tempo seu site demora para demonstrar o maior\/mais importante conte\u00fado (LCP).\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"core<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

Quanto tempo demora para que os bot\u00f5es sejam clic\u00e1veis (FID) e quanto tempo a p\u00e1gina desloca seus elementos enquanto carrega? (CLS). A partir de mar\u00e7o de 2021 o LCP, FID e CLS ser\u00e3o considerados verdadeiros dedos duros sobre se sua UX est\u00e1 ruim ou boa.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

3 – Cuidado com muitas op\u00e7\u00f5es de navega\u00e7\u00e3o<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

A decis\u00e3o mais l\u00f3gica de um grande varejista online \u00e9 aplicar todas as categorias no menu, e a maior variedade de produtos poss\u00edveis na home, pois, afinal de contas, precisamos garantir que o usu\u00e1rio encontre o produto que ele tanto busca, correto? Errado.\u00a0<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\u00c9 f\u00e1cil para n\u00f3s (criadores de nosso produto ou servi\u00e7o) falar continuamente de todas as varia\u00e7\u00f5es de SKUs ou benef\u00edcios dos nossos servi\u00e7os. Usu\u00e1rios que est\u00e3o considerando a aquisi\u00e7\u00e3o, no entanto, n\u00e3o s\u00e3o especialistas em nosso produto ou organiza\u00e7\u00e3o de nosso site \u2013 \u00e9 prov\u00e1vel que seu visitante congele se colocarmos todos os recursos neles, de uma s\u00f3 vez.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Conclus\u00e3o desse t\u00f3pico: simplifique<\/strong>. Aproveite que o Link Juice e a economia de fadiga cognitiva de seu usu\u00e1rio est\u00e3o no mesmo time. Disponha somente as categorias mais importantes no menu principal. Reduza a quantidade de links na home. Minimize a quantidade de produtos e aumente a quantidade de banners para categorias. Assim, a boa navega\u00e7\u00e3o se garante a partir de algo muito abrangente para algo detalhado.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"imagem<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

4 – Aten\u00e7\u00e3o com UI<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Nesse ponto, uma boa interface pode movimentar quase todas as m\u00e9tricas de UX em seu site, por isso ele acaba sendo mais um t\u00f3pico que merece um blogpost individual. Ainda assim, aqui est\u00e3o alguns exemplos que podem fazer a diferen\u00e7a:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Na vers\u00e3o desktop, textos de produtos diagramados em conjunto com o layout de leitura em Z, fora a largura do texto com no m\u00e1ximo 680px de largura, podem aumentar de forma vis\u00edvel m\u00e9tricas como tempo de perman\u00eancia e taxa de convers\u00e3o \u2013 uma vez que agora usu\u00e1rios realmente param para ler e entender o produto de forma mais intuitiva.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Na vers\u00e3o mobile, priorize fontes com no m\u00ednimo 16px, navega\u00e7\u00e3o r\u00e1pida de visualiza\u00e7\u00e3o de imagem de produto e sugest\u00e3o din\u00e2mica de produtos relacionados. Nesse \u00faltimo ponto, se poss\u00edvel, ofere\u00e7a um conjunto de produtos que sejam relacionados ao que o usu\u00e1rio esteja visitando.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"computador<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

5 – N\u00e3o caia em tenta\u00e7\u00f5es\u00a0<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Imagine que voc\u00ea \u00e9 um varejista que vende calculadoras. Embora seja uma busca muito volumosa, n\u00e3o faz sentido focar no posicionamento para a palavra-chave \u201ccalculadora\u201d, uma vez que sua principal inten\u00e7\u00e3o de busca \u00e9 utilizar a pr\u00f3pria calculadora do Google<\/strong>. As impress\u00f5es vir\u00e3o, mas os cliques n\u00e3o. Claro, \u00e9 um exemplo n\u00e3o muito comum. Mas ainda cabe a aten\u00e7\u00e3o aqui, pois existem muitas \u201ccalculadoras\u201d em in\u00fameros nichos por a\u00ed.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

A conclus\u00e3o sobre UX\u00a0<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

A partir de tudo que foi dito, \u00e9 poss\u00edvel concluirmos que tanto faz a escolha do seu design \u2013 ele impacta de um jeito ou de outro. \u00c9 com voc\u00ea ser criativo e interpretar os dados de sua loja para tomar a decis\u00e3o certa para garantir uma boa experi\u00eancia ao seu usu\u00e1rio. Entenda o que o seu p\u00fablico alvo est\u00e1 solicitando por meio das m\u00e9tricas e nunca esque\u00e7a: fa\u00e7a ser organizado, acess\u00edvel e \u00fatil para todos<\/a>!<\/p>\r\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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