{"id":2477,"date":"2021-07-21T00:00:00","date_gmt":"2021-07-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/search-quality-raters-guidelines\/"},"modified":"2024-04-10T15:28:39","modified_gmt":"2024-04-10T18:28:39","slug":"search-quality-raters-guidelines","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/search-quality-raters-guidelines\/","title":{"rendered":"A Inten\u00e7\u00e3o do Usu\u00e1rio no Search Quality Raters Guidelines!"},"content":{"rendered":"
A forma como o usu\u00e1rio realiza uma pesquisa atualmente \u00e9 muito diferente da maneira como ele o fazia h\u00e1 uma d\u00e9cada. H\u00e1 quem ainda se lembre das enormes enciclop\u00e9dias que figuravam nas bibliotecas e forneciam todo o conhecimento humano dispon\u00edvel mundialmente.<\/p>\n
Desde aqueles tempos, h\u00e1 algo imprescind\u00edvel para que uma pesquisa se inicie: a motiva\u00e7\u00e3o! Todo pesquisador precisa ter uma inten\u00e7\u00e3o<\/b>, ele possui uma necessidade e procura encontrar o resultado ideal para responder sua d\u00favida ou solucionar seu problema.<\/p>\n
O uso das enciclop\u00e9dias acontecia com uma frequ\u00eancia moderada, e normalmente elas eram organizadas por temas ou seguiam uma metodologia de apresenta\u00e7\u00e3o por ordem alfab\u00e9tica. De qualquer forma, essa apresenta\u00e7\u00e3o era sempre exposta de maneira ordenada.<\/p>\n
Hoje, as buscas acontecem com uma frequ\u00eancia assombrosa, j\u00e1 que estamos o tempo todo pesquisando. Gra\u00e7as aos buscadores, abandonamos o uso das enciclop\u00e9dias e podemos nos tranquilizar sabendo que iremos encontrar as respostas que buscamos de forma r\u00e1pida, organizada e \u00fatil por meio do Google.<\/b><\/p>\n
Realmente, os m\u00e9todos de pesquisa se modernizaram, a praticidade bateu \u00e0 nossa porta e se instalou. Por\u00e9m, uma coisa \u00e9 certa: a inten\u00e7\u00e3o de busca ainda \u00e9 um fator que faz toda a diferen\u00e7a e o Google \u00e9 mestre em entender a forma como pensamos, o que desejamos encontrar nos resultados e em como ordenar tudo isso!<\/p>\n
Sempre relembramos por aqui que a Google tem uma miss\u00e3o muito clara e importante: organizar as informa\u00e7\u00f5es do mundo para que sejam universalmente acess\u00edveis e \u00fateis para todos<\/i>. Ter isso em mente \u00e9 o ponto inicial para entender todo o esfor\u00e7o da empresa em melhorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio<\/b>.<\/p>\n
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Ainda pensando nesse esfor\u00e7o, chegamos ao tema principal do nosso post, o Google\u2019s Search Quality Raters Guidelines<\/b>, ou Diretrizes para avaliadores de qualidade de pesquisa do Google, em portugu\u00eas. De fato, o buscador est\u00e1 sempre realizando experimentos para entregar aos usu\u00e1rios resultados ideais.<\/p>\n
Uma das formas de avaliar se esses experimentos est\u00e3o sendo \u00fateis e ajudando a entregar o melhor resultado poss\u00edvel ao usu\u00e1rio, \u00e9 contando com o feedback de avaliadores de qualidade de pesquisa<\/b>.<\/p>\n
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\u00c9 comum que esses avaliadores sejam de diferentes partes do mundo e sejam muito competentes \u2013 afinal s\u00e3o treinados por extensas diretrizes. Voc\u00ea pode ler todas elas na \u00edntegra no documento oficial disponibilizado pelo Google<\/a>.<\/p>\n O trabalho desses avaliadores \u00e9 ajudar a empresa a compreender poss\u00edveis altera\u00e7\u00f5es que, se realizadas, podem tornar os resultados das pesquisas mais assertivos. Al\u00e9m disso, eles tamb\u00e9m colaboram para a categoriza\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, parte essencial do processo de funcionamento do Google.<\/a><\/p>\n Apesar dos feedbacks dos avaliadores serem muito importantes, eles n\u00e3o interferem diretamente na classifica\u00e7\u00e3o da SERP<\/b>. Afinal, o Google ainda possui centenas (sen\u00e3o milhares) de fatores de ranqueamento \u2013 como o uso da intelig\u00eancia artificial na constru\u00e7\u00e3o do perfil do usu\u00e1rio e sua inten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Esses pontos n\u00e3o devem ser novidade para voc\u00ea, j\u00e1 que atualmente temos conversado bastante aqui no Blog sobre a import\u00e2ncia de incluir a otimiza\u00e7\u00e3o do site em suas estrat\u00e9gias de SEO<\/b> para oferecer uma excelente experi\u00eancia ao usu\u00e1rio. Certo?<\/p>\n Caso voc\u00ea ainda n\u00e3o tenha visto nossos posts sobre o assunto, deixamos aqui duas sugest\u00f5es imperd\u00edveis:<\/p>\n Enquanto trabalha, um avaliador pode visitar uma \u00fanica p\u00e1gina ou averiguar todo o resultado da SERP. Em ambos os casos, ele ir\u00e1 sinalizar ao Google sobre a estrutura do site, do dispositivo, dos dados demogr\u00e1ficos, das diferen\u00e7as de resultados em regi\u00f5es distintas\u2026 e muito, muito mais.<\/p>\n Quando um avaliador est\u00e1 realizando esse processo, ele precisa ter em mente os tipos de inten\u00e7\u00e3o existentes e consideradas pelo Google. Afinal, como ele julgaria se a necessidade foi ou n\u00e3o atendida?<\/p>\n Normalmente, as keywords s\u00e3o classificadas como informacionais, transacionais ou navegacionais.<\/b> Assim, \u00e9 determinado se a inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio ser\u00e1 atendida com uma informa\u00e7\u00e3o, com uma p\u00e1gina que proporcione a realiza\u00e7\u00e3o de uma compra ou se conduzir\u00e1 a um dom\u00ednio espec\u00edfico.<\/p>\n Nesse caso, no entanto, a divis\u00e3o do Google \u00e9 ainda mais espec\u00edfica. Ele procura por inten\u00e7\u00f5es super palp\u00e1veis, ent\u00e3o as determina da seguinte forma:<\/p>\n <\/p>\n Nessa inten\u00e7\u00e3o de busca, os resultados devem conduzir o usu\u00e1rio a informa\u00e7\u00f5es mais completas<\/b>. Como artigos, blogposts, monografias, v\u00eddeos explicativos e etc. Ao pesquisar: A hist\u00f3ria da Matem\u00e1tica<\/a>, por exemplo, os dados a serem exibidos devem ser completos. Posts curtos, de leitura r\u00e1pida, dificilmente ser\u00e3o encontrados.<\/p>\n Aqui, apesar da inten\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m estar voltada para informa\u00e7\u00e3o, os resultados devem ser mais r\u00e1pidos e objetivos. Os Rich Cards <\/i>s\u00e3o excelentes exemplos resultados ideais para esse tipo de busca.<\/p>\n Podemos explicar utilizando um exemplo simples. Ao pesquisar \u201cIdade Ana Maria Braga\u201d o usu\u00e1rio pretende encontrar uma informa\u00e7\u00e3o super simples<\/b>, n\u00e3o seria necess\u00e1rio um artigo para explica\u00e7\u00e3o. Mesmo que a SERP tamb\u00e9m apresente conte\u00fados mais extensos, a prioridade do primeiro lugar ser\u00e1 para um conte\u00fado r\u00e1pido!<\/p>\n Aqui, a inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio \u00e9 encontrar um resultado que o auxilie a executar uma a\u00e7\u00e3o<\/b>. Claramente essa \u00e9 uma busca mais ampla, assim sendo, ela pode atuar tanto em buscas que levam a transa\u00e7\u00f5es comerciais, como: \u201ccomprar cal\u00e7a jeans\u201d at\u00e9 buscas com teor de instru\u00e7\u00f5es para trabalhos manuais, como: \u201cfazer molho branco em casa\u201d.<\/p>\n Essa \u00e9 a inten\u00e7\u00e3o de busca mais importante para e-commerces,<\/b> j\u00e1 que aqui oferecemos aos clientes nossos resultados, sejam eles produtos ou servi\u00e7os. Aqui tamb\u00e9m podemos encontrar os \u201cdevice actions<\/i>\u201d que s\u00e3o a\u00e7\u00f5es de aux\u00edlio executadas pelo pr\u00f3prio google, o Google Calendar, por exemplo, resulta como um device que realiza uma a\u00e7\u00e3o e resolve um problema.<\/p>\n Essa inten\u00e7\u00e3o de busca corresponde \u00e0 pesquisa navegacional. Aqui, o buscador entende que o usu\u00e1rio deseja encontrar um website espec\u00edfico. Assim, basta pesquisar pelo endere\u00e7o virtual da marca e pronto, o site oficial ser\u00e1 exibido.<\/p>\n Essa \u00e9, provavelmente, uma das inten\u00e7\u00f5es de busca mais utilizadas atualmente. Voc\u00ea j\u00e1 pesquisou por uma localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica<\/b> para conseguir chegar at\u00e9 determinado local? Pois bem, os resultados, nesse caso, ser\u00e3o de mapas ou at\u00e9 mesmo posts que explicam o caminho.<\/p>\n Com essas inten\u00e7\u00f5es em m\u00e3os, fica muito mais simples, para o buscador, determinar se a resposta ideal para a pesquisa exige uma inspira\u00e7\u00e3o, uma informa\u00e7\u00e3o, um v\u00eddeo, um passo a passo, um e-commerce ou um carrossel de imagens, por exemplo.<\/p>\n Unido a tudo isso, podemos incluir o EAT dos sites avaliados, j\u00e1 que os resultados n\u00e3o podem ser completamente \u00fateis caso o usu\u00e1rio tenha dificuldade em confiar no conte\u00fado do site encontrado.<\/b><\/p>\n Nesse ponto, s\u00e3o considerados tr\u00eas fatores: Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness. <\/i>Em portugu\u00eas chamados de Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Voc\u00ea pode entender melhor esse assunto e aprender a tornar seu site confi\u00e1vel aos olhos do Google em nosso post sobre Topic Clusters<\/a>, onde explicamos a rela\u00e7\u00e3o entre a clusteriza\u00e7\u00e3o do site e a confian\u00e7a que ele fornece ao usu\u00e1rio.<\/p>\n Todos os sites s\u00e3o desenvolvidos para pessoas. Fazer com que o conte\u00fado chegue at\u00e9 um p\u00fablico qualificado \u00e9 sempre a principal inten\u00e7\u00e3o de um comerciante ou lojista. Por\u00e9m, as p\u00e1ginas continuam sendo constantemente testadas, avaliadas e alinhadas para entregar resultados precisos, de forma quase intuitiva, aos usu\u00e1rios.<\/p>\n \u00c9 por isso que as estrat\u00e9gias de SEO devem caminhar lado a lado com os par\u00e2metros do Google sobre a inten\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios<\/b>. Esse post representa o in\u00edcio de um desafio que nos instiga a continuar aprendendo sobre como nosso p\u00fablico se posiciona at\u00e9 chegar em nosso site.<\/p>\n Lembre-se sempre: o que vale \u00e9 a inten\u00e7\u00e3o!<\/b> Por isso, para colocar seu site \u00e0 frente, busque se antecipar e entender qual \u00e9 a resposta que seu site deve oferecer, como ele precisa se posicionar para solucionar o problema ou sanar d\u00favida do usu\u00e1rio.<\/p>\nA inten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio segundo o Search Quality Raters Guidelines<\/b><\/h2>\n
\nAs diretrizes do Google abordam in\u00fameros fatores, centenas deles, por\u00e9m, de forma simplificada, podemos considerar que a maior parte desses pontos giram em torno de dois essenciais. Afinal, o que o Google deseja saber?
\nEm suma, ele almeja entender se:<\/p>\n\n
\n
\n<\/b><\/div>\nO que as diretrizes consideram \u201cinten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio”?<\/b><\/h2>\n
Saber (Know):<\/b><\/h3>\n
Simples Saber (Know simple):<\/b><\/h3>\n
Fazer (Do):
\n<\/b><\/h3>\nWebsite:
\n<\/b><\/h3>\nIr pessoalmente (Visit in person):
\n<\/b><\/h3>\nSEO x Inten\u00e7\u00e3o de busca do usu\u00e1rio<\/h2>\n