{"id":2545,"date":"2021-08-25T00:00:00","date_gmt":"2021-08-25T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/qual-o-tamanho-de-post-ideal-para-posicionar-meu-blog\/"},"modified":"2024-05-03T15:32:57","modified_gmt":"2024-05-03T18:32:57","slug":"qual-o-tamanho-de-post-ideal-para-posicionar-meu-blog","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/qual-o-tamanho-de-post-ideal-para-posicionar-meu-blog\/","title":{"rendered":"Qual o tamanho de post ideal para posicionar meu blog?"},"content":{"rendered":"

\u201cTamanho \u00e9 documento\u201d? Perguntas capciosas como essa que muitos produtores de conte\u00fado gostariam de fazer ao Google na hora de redigir os materiais que prepararam com tanto carinho para conquistar aquele resultado zero, mas n\u00e3o adianta: para os buscadores a resposta \u00e9 um bocado mais complexa.<\/p>\n

Ol\u00e1, meu nome \u00e9 Tiago Tymniak, sou tripulante da liveSEO, apaixonado por criar conte\u00fados e, assim como voc\u00ea, j\u00e1 me peguei muitas vezes pensando sobre qual o volume ideal para produzir textos ranque\u00e1veis, e muita pesquisa e experi\u00eancia me trouxe alguns insights interessantes que gostaria de compartilhar.<\/p>\n

Afinal, a quantidade de palavras \u00e9 um crit\u00e9rio de ranqueamento?<\/h2>\n

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O Google tem uma lista enorme de crit\u00e9rios de ranqueamentos, que t\u00eam pesos diferentes entre si de acordo com a ocasi\u00e3o e, apesar de n\u00e3o poder cravar com tanta convic\u00e7\u00e3o que o n\u00famero de palavras \u00e9 fundamental para ranquear bem, uma coisa posso garantir: conte\u00fados muito pequenos n\u00e3o contribuem com o posicionamento da sua p\u00e1gina.<\/p>\n

Por diferentes motivos, os chamados thin contents<\/i> \u2013 conte\u00fados muito breves \u2013 certamente fariam Page e Brin, os mentores do todo poderoso buscador, torcerem seus narizes.<\/p>\n

Isso porque o centro da filosofia do Google \u00e9 justamente a otimiza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia do usu\u00e1rio, com conte\u00fados aut\u00eanticos e produtivos, que resolvam os problemas que levaram o internauta a dar aquela “googlada” nossa de cada dia.<\/p>\n

E convenhamos: um conte\u00fado muito curto n\u00e3o seria capaz de trazer todo o processo de introduzir o leitor, discutir sobre a circunst\u00e2ncia daquele problema que ele busca resolver e oferecer alternativas, n\u00e3o \u00e9? Al\u00e9m disso, thin contents<\/i> podem ser textos robotizados ou plagiados de outras l\u00ednguas com tradu\u00e7\u00f5es ruins.<\/p>\n

Mais do que isso, o rob\u00f4 do Google precisa de material para analisar a qualidade do conte\u00fado: quanto mais material, mais completa a an\u00e1lise, quanto mais crit\u00e9rios for capaz de satisfazer, maiores as chances de posicionamento.<\/p>\n

E, antes de partirmos para a pr\u00f3xima discuss\u00e3o, vamos antecipar a d\u00favida sobre qual o tamanho m\u00ednimo para um texto: 300. Evite conte\u00fados menores que 300 palavras. Algo me diz que, se seu assunto \u00e9 bom, voc\u00ea certamente vai ter ideias para ir muito al\u00e9m.<\/p>\n

Como usar o n\u00famero de palavras a seu favor<\/h2>\n

N\u00e3o fique desapontado e nem pense que \u201cj\u00e1 que n\u00e3o \u00e9 um crit\u00e9rio de ranqueamento, n\u00e3o vou perder tempo escrevendo conte\u00fados longos\u201d \u2013 alto l\u00e1, caro astronauta!<\/p>\n

Meu interesse \u00e9 te dar uma vis\u00e3o mais ampla sobre o volume do texto dentro da qualidade e posicionamento de seus conte\u00fados. O primeiro passo \u00e9 n\u00e3o ficar ansioso com o contador de palavras nem imaginar o crawler do Google como um grande burocrata. Te convido a pensar no volume de palavras n\u00e3o como uma obriga\u00e7\u00e3o, mas sim como uma oportunidade.<\/p>\n

Vamos l\u00e1, o que importa para o Google \u00e9, de maneira geral, uma boa experi\u00eancia para seu usu\u00e1rio. E isso, em termos de conte\u00fado, \u00e9 atingido por meio de diferentes acertos: usar boas keywords e explorar bem o campo sem\u00e2ntico<\/b>, atingindo mais palavras-chave de cauda longa relacionadas \u00e0quele tema.<\/p>\n

Quanto maior o seu texto, mais oportunidades voc\u00ea d\u00e1 ao buscador de entender em profundidade de que se trata seu conte\u00fado e, com isso, voc\u00ea atinge uma s\u00e9rie de benef\u00edcios:<\/p>\n

Featured Snippets<\/h3>\n

O famoso resultado zero \u00e9 onde todos queremos chegar, e estar no Olimpo da sua palavra-chave exige um conte\u00fado bem estruturado, detalhado<\/b>, que seja t\u00e3o cativante e explicativo que at\u00e9 mesmo uma intelig\u00eancia artificial consiga encontrar aquilo que busca.<\/p>\n

Diversifica\u00e7\u00e3o de palavras-chave<\/h3>\n

Se seu blog possui um tema central, certamente voc\u00ea vai acabar usando palavras-chave e termos parecidos, e esse tipo de pr\u00e1tica pode acabar causando a temida<\/b> canibaliza\u00e7\u00e3o de keywords<\/b>.<\/p>\n

Mas hey, n\u00e3o tema! Existem maneiras de contornar esse problema de maneira altamente produtiva: utilizando estrat\u00e9gias como topic clusters e skyscraper, que ver\u00e1 em seguida.<\/p>\n

A ideia \u00e9: que tal se, ao inv\u00e9s de criar apenas um conte\u00fado sobre determinado tema, voc\u00ea produzir uma cadeia de conte\u00fados que se relacionam fortemente entre si?<\/p>\n

Digamos que seu blog seja sobre maquiagem, e voc\u00ea quer criar um guia falando sobre os itens essenciais para elaborar diferentes makes. Mas na hora de falar sobre sombra, digamos, j\u00e1 tenha um outro conte\u00fado mais aprofundado sobre o tema dentro de seu blog. Sem problemas! \u00c9 nesse momento que o link juice faz as vezes dentro do seu conte\u00fado.<\/p>\n

Escaneabilidade<\/h3>\n

Quando voc\u00ea cria links internos entre seus posts, \u00e9 como se amarrasse um tema ao outro, dizendo \u201cHey, Google, percebe como esses assuntos se relacionam? Este \u00e9 um dos temas do meu blog, que tal considerar me adicionar ao rol de conte\u00fados da \u00e1rea?\u201d.<\/p>\n

E o direcionamento de links que voc\u00ea ajuda a criar uma esp\u00e9cie de hierarquia, mostrando qual \u00e9 o conte\u00fado mais \u201cforte\u201d e \u201ccentral\u201d, voc\u00ea d\u00e1 um caminho para ele te entender com cada vez mais detalhes.<\/p>\n

Posts pilar e sat\u00e9lite<\/h3>\n

Dentro de sua estrutura de hierarquiza\u00e7\u00e3o, voc\u00ea cria um caminho do leitor. Podemos dizer que o post pilar \u00e9 a espinha dorsal, o \u00edndice do seu livro.<\/p>\n

Esse post vai concentrar o maior n\u00famero de palavras-chave relacionadas ao tema, apresentando de maneira mais geral cada item do nosso hipot\u00e9tico post sobre artigos essenciais para a maquiagem. Ora, eles s\u00e3o muitos, e cada item renderia um conte\u00fado por si s\u00f3.<\/p>\n

Esse conte\u00fado mais particular n\u00f3s chamamos de post sat\u00e9lite, porque ele \u201corbita\u201d um conte\u00fado central, com maior peso e mais generalidade, que \u00e9 o post pilar. Ele estar\u00e1 linkado dentro do post pilar junto de outros posts particulares sobre blush, batom e afins. E esses posts criam um c\u00edrculo virtuoso: um fortalece o outro.<\/p>\n

Esse fortalecimento cria uma navega\u00e7\u00e3o bem estruturada, sugestiva, que consegue fazer o usu\u00e1rio ir al\u00e9m dentro dos conte\u00fados relacionados entre si. Esse \u00e9 o caminho de uma boa convers\u00e3o online.<\/p>\n

Neste momento vale a pena discutir de maneira objetiva o tamanho ideal do texto \u2013 posts pilares, justamente por abordarem mais materiais e serem ganchos para posts sat\u00e9lite acabam tendo, necessariamente, mais palavras. Quantas? Quanto mais diversidade, mais oportunidades futuras. 2.000, 3.000. O que mais importa \u00e9 que seu post pilar tenha consist\u00eancia e responda todas as d\u00favidas pertinentes \u00e0 keyword em foco.<\/p>\n

E os posts sat\u00e9lite? Bem, quanto mais espec\u00edficos, mais oportunidades para abordar diferentes perspectivas de um determinado tema. Por exemplo, o seu post sat\u00e9lite sobre sombra pode abordar um certo conte\u00fado, d\u00favida ou uso, como \u201cqual tipo de sombra usar para festas\u201d, ou relacionar outros posts e materiais, como \u201cquais os melhores pinc\u00e9is para aplicar sombra\u201d.<\/p>\n

Seu post sat\u00e9lite precisa ter o necess\u00e1rio para que n\u00e3o seja vago e dif\u00edcil de desvendar pelo Google, mas que n\u00e3o seja longo e ma\u00e7ante, tamb\u00e9m. Entre 700 e 1.100 palavras \u00e9 poss\u00edvel fazer uma boa introdu\u00e7\u00e3o, contextualizar o problema, discutir solu\u00e7\u00f5es, apresentar alternativas, fazer uma conclus\u00e3o e uma boa chamada para o leitor.<\/p>\n

Se quiser saber mais sobre o assunto, n\u00e3o deixe de conferir o artigo Topic Clusters: o que \u00e9? Conhe\u00e7a a estrat\u00e9gia e seu impacto no SEO<\/a>.<\/p>\n

Posts skyscraper\/arranha-c\u00e9u<\/h3>\n

Digamos que voc\u00ea queira dobrar a aposta e tenha na manga um conte\u00fado muito importante para atrair leads dentro de seu blog, que tenha uma palavra-chave de calda longa, mas com grande volume de buscas. Voc\u00ea pode trabalhar ele tanto com seus posts pilares quanto com seus posts sat\u00e9lites, distribuindo autoridade e qualidade ao conte\u00fado.<\/p>\n

E a medida para um post arranha-c\u00e9u? Bem, vamos fazer uma continha diferenciada: imagine que, ao consultar o volume de buscas voc\u00ea se depare com um n\u00edvel alto de dificuldade, que precisa ser trabalhado n\u00e3o apenas com backlinks (j\u00e1 falamos sobre a utopia dos backlinks<\/a> por aqui, essa discuss\u00e3o vai mudar sua percep\u00e7\u00e3o sobre o assunto), mas especialmente com qualidade e consist\u00eancia.<\/p>\n

Leve em conta que quanto maior a dificuldade, maior a necessidade de oportunidades de expandir, diversificar, ampliar o campo sem\u00e2ntico, adicionar imagens, links e afins, e tudo isso vai depender de espa\u00e7o dentro do texto.<\/p>\n

Ent\u00e3o, quanto maior a dificuldade, proporcionalmente maior o volume recomendado.<\/p>\n

Diminuir a taxa de rejei\u00e7\u00e3o<\/h3>\n

Quando um texto promete e n\u00e3o entrega, o usu\u00e1rio se frustra, sai de sua p\u00e1gina e dificilmente retorna at\u00e9 ela.<\/p>\n

Com um texto maior, h\u00e1 mais oportunidades de entregar diferentes solu\u00e7\u00f5es, e mais chances de uma delas gerar mais cliques e, logo, uma convers\u00e3o. E o Google est\u00e1 de olho nesses movimentos: a taxa de rejei\u00e7\u00e3o penaliza a performance<\/b> de seu conte\u00fado. Se prometer, entregue.<\/p>\n

Um texto com bom volume, bem estruturado e cativante, al\u00e9m de diminuir sua taxa de rejei\u00e7\u00e3o, aumenta seu tempo de sess\u00e3o, que \u00e9 outro par\u00e2metro importante do buscador.<\/p>\n

TL;DR: cuidado com o text\u00e3o!<\/h2>\n

A internet \u00e9 \u00e1gil, din\u00e2mica, e com tantos conte\u00fados imersivos de \u00e1udio e v\u00eddeo, pode parecer que o texto \u00e9 algo de segunda categoria, mas acredite: n\u00e3o \u00e9. \u00c9 o texto que cria a maior intimidade, o maior lastro com o usu\u00e1rio.<\/p>\n

Text\u00f5es de redes sociais muitas vezes d\u00e3o aqueeeeeela pregui\u00e7a, n\u00e3o \u00e9? E podemos dizer que, o principal motivo pelo qual um texto muito grande incomoda \u00e9 quando ele n\u00e3o foi requisitado, o que engatilha o famoso TL;DR – Too long; Didn\u2019t Read \u2013 ou em bom portugu\u00eas: Nem li & Nem Lerei.<\/p>\n

Agora pense o oposto, quando uma pessoa pesquisa algo no Google, ela est\u00e1 requisitando por aquilo e, quanto mais variedade e qualidade de conte\u00fado, mais potencialmente interessante seu conte\u00fado vai ser, mais alentador ele pode ser na hora de tirar aquela d\u00favida cruel ou de se engajar em um determinado assunto.<\/p>\n

\u201cAh, mas ningu\u00e9m merece text\u00e3o, n\u00e9?\u201d de fato. O mais importante \u00e9 entregar qualidade. Como j\u00e1 disse: n\u00e3o \u00e9 o volume do texto em si que importa. N\u00e3o adianta “encher lingui\u00e7a”, por mais que isso possa funcionar por uma semana ou duas, ocasionalmente seu conte\u00fado vai acabar perdendo relev\u00e2ncia na medida que conte\u00fados mais objetivos e cativantes surgem.<\/p>\n

Para ter sucesso mesmo com textos muito grandes, que de in\u00edcio podem parecer intimidadores ou mesmo entediantes, \u00e9 importante se perguntar:<\/p>\n

Meu texto est\u00e1 \u201cesquematiz\u00e1vel\u201d?<\/h3>\n

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Nosso c\u00e9rebro \u00e9 incr\u00edvel. Conseguimos destrinchar um volume consider\u00e1vel de material rapidamente, e para isso a estrutura \u00e9 fundamental.<\/p>\n

De volta para as minhas intermin\u00e1veis aulas de Lingu\u00edstica I na faculdade, quero recuperar um termo-chave aqui: Skimming ou Scanning. Esse termo tem tudo a ver com SEO, mesmo tendo nascido muito antes da pr\u00f3pria internet.<\/p>\n

O skimming se refere \u00e0 nossa capacidade de esquematizar um conte\u00fado atrav\u00e9s de seu layout. N\u00f3s, que falamos uma l\u00edngua derivada do latim, usamos um alfabeto tal e qual, escrevemos da esquerda para a direita, de cima para baixo, usamos v\u00edrgulas, pontos e, mais do que isso, separamos par\u00e1grafos, criamos t\u00edtulos, subt\u00edtulos, usamos imagens, paginamos.<\/p>\n

Tudo isso cria uma \u201cinterface\u201d mental que esquematiza a maneira como analisamos algo quando queremos encontrar uma informa\u00e7\u00e3o. Ningu\u00e9m l\u00ea tudo de cabo a rabo sem antes ter o \u201cfeeling\u201d de que aquele material parece se relacionar com a sua d\u00favida.<\/p>\n

Na internet, isso toma uma propor\u00e7\u00e3o ainda mais interessante: al\u00e9m de tudo o que mencionei, temos ainda plugins, banners, headers, footers, conte\u00fados extra-textuais, mas existe um material textual que faz toda a diferen\u00e7a para o c\u00e9rebro humano e para o c\u00e9rebro eletr\u00f4nico: as headings tags.<\/p>\n

Percebeu que eu enumerei e criei um espa\u00e7o especial para o t\u00edtulo desse segmento? E quando voc\u00ea fez aquela primeira rolagem na p\u00e1gina para inspecionar o conte\u00fado, fazendo seu skimming de internauta, essa estrutura de lista n\u00e3o chamou sua aten\u00e7\u00e3o? Pois \u00e9, ela tamb\u00e9m chama a aten\u00e7\u00e3o do Google<\/b>, que adora listas e tem uma forte tend\u00eancia de trazer esse tipo de estrutura para os featured snippets ou resultados zero.<\/p>\n

Para ajudar ele a identificar suas listas, use os recursos de t\u00edtulos do seu programa de edi\u00e7\u00e3o de textos ou da interface do blog para marc\u00e1-los, criando uma hierarquia: H1 para o t\u00edtulo principal, H2 para temas amplos, H3 para sub-itens, H4 para listas breves e da\u00ed por diante.<\/p>\n

Dessa forma, organizamos a estrutura do conte\u00fado a n\u00edvel HTML, mostrando ao crawler que se trata de um texto otimizado e ajudando-o a entender a rela\u00e7\u00e3o entre os intert\u00edtulos para entregar uma resposta mais assertiva ao usu\u00e1rio.<\/p>\n

Meu texto est\u00e1 \u201cescane\u00e1vel\u201d?<\/h3>\n

O scanning, irm\u00e3o do conceito de skimming, por sua vez, refere-se \u00e0 escaneabilidade das palavras.<\/p>\n

Mais do que formas, n\u00f3s conhecemos o conte\u00fado sem\u00e2ntico das palavras e, gra\u00e7as \u00e0 revolu\u00e7\u00e3o digital, temos o m\u00e1gico, o salvador de vidas, o incr\u00edvel “Control + F”, que permite pesquisar uma palavra rapidamente dentro de uma p\u00e1gina.<\/p>\n

E o Google tamb\u00e9m \u00e9 \u00f3timo em escanear palavras: al\u00e9m das palavras-chave curtas e principais, ele sabe tudo o que pesquisamos, e consegue criar um belo comp\u00eandio de palavras-chave relacionadas entre si.<\/p>\n

E como j\u00e1 dissemos antes: <\/b>quanto maior o campo sem\u00e2ntico, maior a chance de conquistar palavras-chave.<\/p>\n

Mais do que isso, para otimizar a experi\u00eancia de seu usu\u00e1rio, voc\u00ea pode \u2013 e deve \u2013 lan\u00e7ar m\u00e3o de recursos como o negrito, o it\u00e1lico, o sublinhado e at\u00e9 mesmo a caixa alta<\/b>, tudo isso para criar um destaque e indicar ao leitor o conte\u00fado daquela se\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Quanto mais f\u00e1cil o leitor encontrar seu conte\u00fado, menos chances de abandonar sua p\u00e1gina.<\/p>\n

Meu texto est\u00e1 coeso e bem estruturado?<\/h3>\n

Certo, agora que voc\u00ea pegou o esp\u00edrito da coisa, precisa ser muito franco sobre a qualidade gramatical e estrutural de seu texto. Evite ao m\u00e1ximo \u201cmuros de texto\u201d, n\u00e3o ultrapasse de 3 a 5 linhas por par\u00e1grafo, segmente bem cada assunto, deixe seu texto respirar.<\/p>\n

Uma estrutura clean na medida \u00e9 o ideal. Portanto, n\u00e3o abuse de imagens de banco de arquivo da vida, cada imagem precisa dar mais pistas sobre o conte\u00fado, assim como cada t\u00edtulo precisa, ou ter um \u00f3timo gatilho mental aliado a uma sacada criativa, ou bastante objetividade, mas sem acabar sendo muito “seco”.<\/p>\n

Existe uma diferen\u00e7a fundamental entre \u201cAs melhores sombras para usar em festas \u00e0 beira da piscina ao som de Shakira\u201d, \u201cMelhores sombras\u201d e \u201cAs melhores sombras para festas\u201d.<\/p>\n

Coes\u00e3o \u00e9 importante. Ningu\u00e9m precisa ser o Machado de Assis do WordPress, mas usar bem a gram\u00e1tica \u00e9 sempre bom. O que n\u00e3o te impede de modular mais a comunica\u00e7\u00e3o com um p\u00fablico-alvo, mas sem criar uma barreira com novos p\u00fablicos em potencial.<\/p>\n

A coes\u00e3o textual e estrutural faz bem, inclusive, para sua rela\u00e7\u00e3o com o Google. Ele depende do bom uso de conectivos, pontua\u00e7\u00f5es, interjei\u00e7\u00f5es e afins para relacionar as palavras-chave, \u201ccomo\u201d, \u201cqual\u201d, \u201cpor que\u201d e outros termos s\u00e3o fundamentais para seus mec\u00e2nismos.<\/p>\n

Meu texto est\u00e1 adequado \u00e0 inten\u00e7\u00e3o de busca do usu\u00e1rio?<\/h3>\n

N\u00f3s j\u00e1 falamos aqui no blog sobre os tipos de keyword<\/a>, e vale a pena conferir esse conte\u00fado. Quero apenas dar uma pincelada nessa parte para lembrar que, al\u00e9m de um bom uso da norma gramatical, voc\u00ea precisa fazer um bom uso da gram\u00e1tica digital<\/b>. Quero dizer que \u00e9 importante se antecipar \u00e0s perguntas que os usu\u00e1rios fazem e evitar esbarrar em termos muito vagos e transacionais.<\/p>\n

Lembre-se de que muitos usu\u00e1rios, hoje em dia, fazem busca por voz, ent\u00e3o tenha isso em mente no momento de estruturar sua linguagem, os termos-chaves e afins, ok?<\/p>\n

Meu texto est\u00e1 agrad\u00e1vel?<\/h3>\n

Eu sei, eu j\u00e1 te disse para seguir a norma mas tamb\u00e9m seguir as palavras-chave e ainda de quebra seguir o “internet\u00eas”, nesse momento voc\u00ea deve estar achando que estou te enrolando, mas veja: \u00e9 o caminho do meio, o equil\u00edbrio, o yang <\/i>no yang<\/i>, o arroz no feij\u00e3o, \u00e9 isso o que faz um bom conte\u00fado, o que cria oportunidades. E desde o in\u00edcio tenho insistido: o volume diz respeito \u00e0 quantidade e qualidade de oportunidades.<\/p>\n

Depois do skimming<\/i> e do scanning <\/i>iniciais, se seu texto passar pelo crivo do usu\u00e1rio, ele volta direto para a intro e passa a ler seu conte\u00fado, e se a linguagem n\u00e3o tiver aquele je ne sais quoi<\/i>, aquele mojo<\/i>, aquele “algo a mais” na forma como voc\u00ea se comunica, ent\u00e3o pode esquecer: ocasionalmente ele vai desistir por achar seu site pouco genu\u00edno, s\u00f3 mais um\u2026<\/p>\n

Agora, se voc\u00ea tiver uma pegada legal e divertida, ent\u00e3o voc\u00ea pode fazer o p\u00fablico ler at\u00e9 bula de rem\u00e9dio e se divertir! Estilo \u00e9 algo subjetivo, mas necess\u00e1rio.<\/p>\n

Baseado em dados factuais<\/h2>\n

Dizem que um bom artista n\u00e3o revela suas fontes, e que um bom pesquisador se baseia nelas. Aqui eu tentei ser um pouco dos dois, o ying no yang e bl\u00e1 bl\u00e1 bl\u00e1, ent\u00e3o vou mencionar um dos materiais que estudei, mas s\u00f3 unzinho, produzido pela Business2Community<\/a>, uma das grandes b\u00fassolas do marketing digital, com um bocado de credibilidade, um post sobre este tema aqui: o volume de palavras em blogposts.<\/p>\n

Entre muitas coisas, ele \u00e9 bem mais ousado e preparado que este jovem redator que vos escreve, e realiza uma extensiva pesquisa em SERPs de resultado zero, estimando o volume m\u00e9dio deles.<\/p>\n

Bem, os resultados dizem que 66% deles estavam entre 2.000 e menos palavras, enquanto 25% estavam abaixo de 1.000, mas faz ressalvas para posts pilares e especialmente aqueles arranha-c\u00e9us, que geralmente se estendem para pr\u00f3ximo das 3.000 palavras.<\/p>\n

Digamos que, se estivesse lutando por um resultado zero tradicional, eu j\u00e1 teria falhado gra\u00e7as ao meu costume de falar demais, mas talvez esteja no caminho para criar um arranha-c\u00e9us ousado. Quem sabe, huh?<\/p>\n

S\u00f3 o tempo e nossos futuros redatores de marketing digital cheios de indaga\u00e7\u00f5es sobre o tamanho ideal de seus posts poder\u00e3o dizer e, se voc\u00ea chegou at\u00e9 aqui dessa maneira, n\u00e3o deixe de me contar nos coment\u00e1rios \ud83d\ude09<\/p>\n

O blog da liveSEO est\u00e1 repleto de conte\u00fados especializados sobre SEO para voc\u00ea se aprofundar no tema e gerar muito mais valor para seu e-commerce e blog, tenho certeza de que voc\u00ea vai adorar!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u201cTamanho \u00e9 documento\u201d? Perguntas capciosas como essa que muitos produtores de conte\u00fado gostariam de fazer ao Google na hora de redigir os materiais que prepararam com tanto carinho para conquistar aquele resultado zero, mas n\u00e3o adianta: para os buscadores a resposta \u00e9 um bocado mais complexa. Ol\u00e1, meu nome \u00e9 Tiago Tymniak, sou tripulante da […]<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":2549,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[18],"tags":[],"class_list":["post-2545","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-seo"],"ls_data":{"_yoast_wpseo_title":"Qual o tamanho de post ideal para posicionar meu blog?","_yoast_wpseo_metadesc":"J\u00e1 se perguntou qual seria o volume ideal de palavras para seu conte\u00fado? Hoje fazemos uma an\u00e1lise em detalhes sobre o assunto: conhe\u00e7a.","_yoast_wpseo_meta-robots-noindex":"","_yoast_wpseo_meta-robots-nofollow":"","_aioseo_title":"Qual o tamanho de post ideal para posicionar meu blog?","_aioseo_description":"J\u00e1 se perguntou qual seria o volume ideal de palavras para seu conte\u00fado? Hoje fazemos uma an\u00e1lise em detalhes sobre o assunto: conhe\u00e7a.","rank_math_title":"Qual o tamanho de post ideal para posicionar meu blog?","rank_math_description":"J\u00e1 se perguntou qual seria o volume ideal de palavras para seu conte\u00fado? Hoje fazemos uma an\u00e1lise em detalhes sobre o assunto: conhe\u00e7a."},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2545","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2545"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2545\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5013,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2545\/revisions\/5013"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2549"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2545"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2545"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/liveseo.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2545"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}