{"id":2623,"date":"2022-02-24T00:00:00","date_gmt":"2022-02-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/migracao-seo-para-e-commerces-um-estudo-de-caso\/"},"modified":"2024-04-10T15:17:02","modified_gmt":"2024-04-10T18:17:02","slug":"migracao-seo-para-e-commerces-um-estudo-de-caso","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/migracao-seo-para-e-commerces-um-estudo-de-caso\/","title":{"rendered":"Migra\u00e7\u00e3o SEO para E-Commerces: um estudo de caso"},"content":{"rendered":"

Migrar (de dom\u00ednio, de plataforma, de protocolo\u2026) costuma ser um processo temido por donos e gestores e-commerce. Isso faz sentido, j\u00e1 que levar todo o seu tr\u00e1fego org\u00e2nico do ponto A ao ponto B representa, sim, alguns riscos. Mesmo os analistas SEO mais experientes respiram fundo diante de algumas \u201cmigra\u00e7\u00f5es-desafio\u201d, em que h\u00e1 muito o que fazer \u2013 e, consequentemente, muito espa\u00e7o para errar.<\/p>\n

Mas a\u00ed a gente lembra que migrar \u00e9 uma dor do crescimento: um processo trabalhoso, mas muito positivo. Migra\u00e7\u00f5es podem n\u00e3o s\u00f3 ser feitas com o m\u00ednimo de perdas imediatas ap\u00f3s a virada, como podem trazer resultados que seriam imposs\u00edveis de outra maneira.
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Ficou interessado? Eu, Lorena Martins, te convido a conversar sobre migra\u00e7\u00f5es SEO, como elas podem ser planejadas para trazer resultado m\u00e1ximo ao seu e-commerce e como tudo isso aconteceu no caso Tabacaria da Mata, investigando as a\u00e7\u00f5es e seus resultados!<\/p>\n

O que s\u00e3o migra\u00e7\u00f5es e por que s\u00e3o t\u00e3o temidas?<\/h2>\n

H\u00e1 alguns tipos diferentes de migra\u00e7\u00e3o em e-commerces, mas todas possuem um objetivo comum: transformar (para melhor) a maneira com que o seu neg\u00f3cio se conecta com quem o utiliza do outro lado.<\/p>\n

Isso envolve identificar as expectativas do seu usu\u00e1rio e, a partir delas, tomar as decis\u00f5es corretas de otimiza\u00e7\u00e3o. Ao conhecer melhor o p\u00fablico do seu site, pode ser que voc\u00ea perceba que o seu CMS atual n\u00e3o tem aquela tecnologia espec\u00edfica t\u00e3o necess\u00e1ria para converter. Pode ser, ainda, que uma altera\u00e7\u00e3o de protocolo se fa\u00e7a importante. \u00c0s vezes, em casos de reposicionamento de marca, o pr\u00f3prio dom\u00ednio do site precisa ser alterado.<\/p>\n

Transforma\u00e7\u00f5es profundas como essas quase sempre envolvem redirecionamentos de URL. \u00c9 necess\u00e1rio \u201ctransportar\u201d para o novo cen\u00e1rio todo o tr\u00e1fego constru\u00eddo nos URLs antigos, mantendo a relev\u00e2ncia e autoridade j\u00e1 atingidas.
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\u00c9 este o elemento que gera certa ansiedade na maioria dos stakeholders. Os redirecionamentos de p\u00e1gina nem sempre garantem de imediato a transmiss\u00e3o integral da autoridade, e a rastreabilidade pode ser afetada pelo grande volume de c\u00f3digos 301. Em geral, nos primeiros dias ap\u00f3s a migra\u00e7\u00e3o, os dom\u00ednios tendem a perder 15% do seu Pagerank e tr\u00e1fego totais, mesmo que todos os redirecionamentos tenham sido feitos corretamente.<\/p>\n

Nas migra\u00e7\u00f5es com um bom planejamento isso pode ser evitado, mas envolve corre\u00e7\u00f5es amplas em toda a estrutura e velocidade do site. Com uma estrutura lisa e um TTFB <\/b>(Time To First Byte) inferior a 200 milissegundos, por exemplo, o problema \u00e9 quase inexistente.<\/p>\n

J\u00e1 come\u00e7amos, aqui, a entender o trabalho que temos pela frente: corrigir erros estruturais pode significar uma revis\u00e3o das linkagens e hierarquias de c\u00f3digo de sites inteiros, com milhares de URLs. Tornar seu TTFB mais \u00e1gil exige a otimiza\u00e7\u00e3o integral do back-end e infraestrutura de servidor, tornando as solicita\u00e7\u00f5es mais fluidas.<\/p>\n

N\u00e3o d\u00e1 pra migrar com qualidade sem uma equipe atenta a todos esses pontos \u2013 mas quando isso acontece, seu e-commerce pode atuar em um n\u00edvel totalmente novo de tecnologia e resultados.<\/p>\n

Estudo de caso: esfor\u00e7o integrado na migra\u00e7\u00e3o da Tabacaria da Mata<\/h2>\n

A migra\u00e7\u00e3o da Tabacaria da Mata, um dos e-commerces que temos o prazer de atender em nossa ag\u00eancia, foi um \u00f3timo exemplo de a\u00e7\u00e3o integrada entre cliente, plataforma e equipe SEO.<\/p>\n

A ideia nasceu de uma insatisfa\u00e7\u00e3o com o layout, evoluiu para um projeto completo de adequa\u00e7\u00e3o de estrutura web e, ao final, trouxe ganhos nunca antes atingidos pela p\u00e1gina.<\/p>\n

Cen\u00e1rio pr\u00e9 migra\u00e7\u00e3o<\/h3>\n

Cerca de 6 meses antes da data da migra\u00e7\u00e3o, alguns dos gaps existentes no site passaram a segurar a performance prevista \u2013 em especial em um per\u00edodo de aquecimento do nicho, com uma procura cada vez maior pelos artigos da loja.<\/p>\n

O layout desatualizado e a velocidade ruim comprometiam a experi\u00eancia dos usu\u00e1rios. No back-end, problemas com a estrutura HTML tornavam os rastreios mais lentos. Al\u00e9m disso, a plataforma na qual atuavam n\u00e3o era a escolha certa para o nicho:<\/b> dificuldades com o cadastro de produtos e pouca maleabilidade estavam entre os principais problemas.<\/p>\n

A maneira com que os produtos eram dispostos para o Google e para os clientes tinha defici\u00eancias, com p\u00e1ginas de categoria duplicadas, pouco hierarquizadas e sem sinais de keyword certeiros. Aos poucos, a necessidade de uma revis\u00e3o hol\u00edstica do e-commerce ficava mais e mais evidente.<\/p>\n

\"Ret\u00e2ngulo<\/p>\n

Hands-on: planejamentos e corre\u00e7\u00f5es pr\u00e9-migra\u00e7\u00e3o<\/h3>\n

Feita a decis\u00e3o pela nova plataforma, nosso time elencou uma s\u00e9rie de tarefas necess\u00e1rias para \u201carrumar a casa\u201d. O planejamento pr\u00e9-migra\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para garantir que esse grande momento de virada seja aproveitado por todos os lados, sem deixar arestas.<\/p>\n

Isso tem um motivo especial: com a mudan\u00e7a extensiva do c\u00f3digo, o rastreador do Google aciona o que chamamos de deep crawl, um reconhecimento intenso das p\u00e1ginas novas submetidas ap\u00f3s a migra\u00e7\u00e3o. Se durante o rastreio profundo o bot identificar a presen\u00e7a dos mesmos erros, nas mesmas estruturas, entende que a cota de rastreio para aquele dom\u00ednio pode ser diminu\u00edda \u2013 pelo menos nas pr\u00f3ximas rodadas.<\/p>\n

Por outro lado, se o mesmo deep crawl encontra uma estrutura bem hierarquizada e um c\u00f3digo limpo, a cota de rastreio \u00e9 mantida e pode at\u00e9 ser aumentada<\/b> em compara\u00e7\u00e3o \u00e0 m\u00e9dia do per\u00edodo anterior \u00e0 migra\u00e7\u00e3o. A perda de Pagerank natural de uma migra\u00e7\u00e3o \u00e9 mitigada e todas as outras centenas de fatores de ranqueamento s\u00e3o favorecidos.<\/p>\n

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Para atingir esse resultado, nos concentramos nas seguintes a\u00e7\u00f5es pr\u00e9-migra\u00e7\u00e3o:<\/p>\n