{"id":2798,"date":"2023-07-11T13:23:00","date_gmt":"2023-07-11T16:23:00","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/atualizacoes-do-algoritmo-do-google\/"},"modified":"2024-04-23T16:53:12","modified_gmt":"2024-04-23T19:53:12","slug":"atualizacoes-do-algoritmo-do-google","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/atualizacoes-do-algoritmo-do-google\/","title":{"rendered":"TODAS as atualiza\u00e7\u00f5es do algoritmo do Google | Hist\u00f3rico Completo"},"content":{"rendered":"
Entender as atualiza\u00e7\u00f5es do algoritmo do Google \u00e9 essencial para melhorar suas t\u00e9cnicas de SEO. Ent\u00e3o, preparei o hist\u00f3rico mais completo em portugu\u00eas sobre todos Algorithms Updates at\u00e9 hoje!<\/p>\n
Ah, todas elas foram confirmadas pelo pr\u00f3prio Google<\/a>, OK? Depois da linha do tempo, voc\u00ea vai ver como podemos classificar as atualiza\u00e7\u00f5es por tipos e, claro, ao final, responderei \u00e0s principais d\u00favidas sobre este assunto.<\/p>\n Acompanhe a leitura!<\/p>\n J\u00e1 adianto uma coisa: nos \u00faltimos tr\u00eas anos, o Google fez v\u00e1rias atualiza\u00e7\u00f5es<\/a> no seu algoritmo a fim de melhorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio \u2014 lembra que ela \u00e9 um dos tr\u00eas pilares do SEO? Pois \u00e9.<\/p>\n Ent\u00e3o, para voc\u00ea entender tudo, vou te mostrar todos os Google algorithm update em ordem cronol\u00f3gica reversa. Ou seja, do mais novo para o mais antigo. Vamos l\u00e1?<\/p>\n Em abril de 2023 o Google soltou uma atualiza\u00e7\u00e3o que busca recompensar avalia\u00e7\u00f5es de produtos <\/a>que realmente agregam aos usu\u00e1rios. Ou seja, que tenha um conte\u00fado \u00fatil ao inv\u00e9s s\u00f3 de fazer um apanhado de itens.<\/p>\n Isso afeta os nichos de produtos, servi\u00e7os, viagens , jogos, filmes etc. Diferentemente, dos updates deste tipo, essa atualiza\u00e7\u00e3o foca em todos os tipos de avalia\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n Mar\u00e7o de 2023 trouxe consigo um core update<\/a> \u2014 uma atualiza\u00e7\u00e3o principal \u2014 no algoritmo do Google. De modo geral, o robozinho <\/em>agora \u00e9 capaz de identificar melhor um conte\u00fado SEO de qualidade<\/a>! Tudo isso para melhorar os resultados para os usu\u00e1rios.<\/p>\n Uma das consequ\u00eancias dessa atualiza\u00e7\u00e3o foi uma maior volatilidade na p\u00e1gina de resultados do Google \u2014 a SERP. Isso fica evidente tanto para celulares quanto para desktops, porque o principal buscador do mundo quer que os usu\u00e1rios tenham a melhor experi\u00eancia poss\u00edvel nos dois tipos de dispositivos.<\/p>\n Entre o fim de fevereiro e o comecinho de mar\u00e7o, o Google implementou uma atualiza\u00e7\u00e3o que buscava recompensar avalia\u00e7\u00f5es de produtos de alta qualidade. Ent\u00e3o, sites que tinham esse tipo de conte\u00fado foram afetados positivamente.<\/p>\n Inclusive, como voc\u00ea j\u00e1 deve ter percebido, atender \u00e0s inten\u00e7\u00f5es do usu\u00e1rio e resolver suas dores \u00e9 a melhor estrat\u00e9gia de SEO para se destacar na SERP<\/a>. De modo geral, esta atualiza\u00e7\u00e3o fez trouxe dois novos pontos:<\/p>\n No finzinho de 2022, o Google anunciou uma atualiza\u00e7\u00e3o de spam por links<\/a>. Esse presente de Natal veio para melhorar a habilidade que o algoritmo tem de identificar sites que compram e vendem links.<\/p>\n De modo geral, o Google passou a neutralizar melhor aqueles dom\u00ednios que compram e vendem backlinks<\/a>. Isso fez com que os sites que se beneficiavam dessa m\u00e1 pr\u00e1tica de SEO<\/strong> tivessem perdas nos seus ranqueamentos.<\/p>\n Outro presente de Natal para comunidae SEO foi a atualiza\u00e7\u00e3o de conte\u00fado \u00fatil do Google em dezembro de 2022. At\u00e9 ent\u00e3o, o buscador levava em conta diretrizesm para fortalecer o EAT do site \u2014 vou falar melhor dele daqui a pouco.<\/p>\n Em ingl\u00eas, EAT \u00e9 a sigla para “especializa\u00e7\u00e3o, autoridade e confiabildiade”. A partir desta atualiza\u00e7\u00e3o, passamos a ter mais um E, de “experi\u00eancia” e agora temos o EEAT.<\/p>\n De forma resumida, o objetivo dessa atualiza\u00e7\u00e3o \u00e9 favorecer conte\u00fados que demonstrem experi\u00eancia com o t\u00f3pico<\/strong>. Al\u00e9m, \u00e9 claro, da especializa\u00e7\u00e3o, autoridade e confiabilidade naquele assunto.<\/p>\n Para saber mais, assista nosso webinar e entenda tudo que voc\u00ea precisa saber sobre o Google EEAT<\/a>!<\/p>\n A atualiza\u00e7\u00e3o contra spam de 2022 foi feita para deixar o algoritmo mais inteligente em detectar spams. Simples assim.<\/p>\n De modo geral, quem praticava esse tipo de t\u00e9cnica, viu seus resultados ca\u00edrem significavelmente.<\/p>\n Esta atualiza\u00e7\u00e3o afetou apenas conte\u00fados em ingl\u00eas. Ent\u00e3o, vou passar mais r\u00e1pido por ela. De modo geral, ela tinha como objetivo recompensar reviews de alta qualidade.<\/p>\n O core update de setembro de 2022 acabou “atropelado” pelo product reviews que acabamos de falar. Por esse motivo, ele n\u00e3o teve um impacto t\u00e3o grande quanto o esperado para uma atualiza\u00e7\u00e3o do mesmo porte.<\/p>\n Em agosto de 2022 vimos a primeira atualiza\u00e7\u00e3o de conte\u00fado \u00fatil <\/a>da hist\u00f3ria do Google. Ela tinha como objetivo garantir que os usu\u00e1rios vissem mais conte\u00fados originais e relevantes.<\/p>\n Em outas palavras, o Google buscava com esse update um conte\u00fado escrito de pessoas para pessoas. Quem j\u00e1 tinha um conte\u00fado de qualidade e que j\u00e1 buscava atender ao usu\u00e1rio \u2014 e n\u00e3o ao algoritmo \u2014, n\u00e3o teve com o que se preocupar.<\/p>\n Quer entender mais? Confira nosso guia completo sobre a atualiza\u00e7\u00e3o de conte\u00fado \u00fatil.<\/a><\/p>\n Em julho de 2022 o Google, mais uma vez, lan\u00e7ou uma atualiza\u00e7\u00e3o que favorecia avalia\u00e7\u00f5es de alta qualidade para produtos.<\/p>\n Muita gente se assustou com essa atualiza\u00e7\u00e3o do Google. Ela tinha como foco melhorar como os sistemas do buscador viam os conte\u00fados<\/strong> de modo geral.<\/p>\n Ou seja, esse Google update n\u00e3o focava em um nicho ou m\u00e9trica espec\u00edfica. A ideia aqui era melhorar a intelig\u00eancia do algoritmo. Quem disse isso foi o pr\u00f3prio gigante das buscas<\/a>.<\/p>\n Mais uma vez, o Google se aperfei\u00e7oou na hora de identificar avalia\u00e7\u00f5es de alta qualidade em produtos.<\/p>\n O pr\u00f3prio falou de como esse update pode afetar os resultados de busca:<\/p>\n Em fevereiro de 2022 o Google liberou uma atualiza\u00e7\u00e3o de experi\u00eancia da p\u00e1gina. Dessa vez, o buscador focou em resultados para desktop. De modo geral, os Core Web Vitals passaram a ser um fator de ranqueamento tamb\u00e9m para as vers\u00f5es das p\u00e1ginas para computador.<\/strong><\/p>\n Com isso, as m\u00e9tricas como LCP, FID e CLS se tornaram muito importantes no desktop, tamb\u00e9m. Ou seja, \u00e9 mais um ind\u00edcio de como a velocidade da p\u00e1gina tem rela\u00e7\u00e3o direta com o SEO<\/a>.<\/p>\n Assim como os outros updates de product reviews que vimos at\u00e9 aqui, a atualiza\u00e7\u00e3o de dezembro de 2021 tamb\u00e9m visa melhorar o ranqueamento de sites com avalia\u00e7\u00f5es ricas e profundas.<\/p>\n Na postagem sobre esta atualiza\u00e7\u00e3o<\/a>, o Google introduziu duas boas pr\u00e1ticas para avaliar produtos:<\/p>\n Em novembro de 2021, o Google lan\u00e7ou uma atualiza\u00e7\u00e3o que afetou principalmente o nicho de sa\u00fade. De modo geral, ela tinha como objetivo, favorecer conte\u00fados confi\u00e1veis para os usu\u00e1rios.<\/p>\n A atualiza\u00e7\u00e3o contra spam em novembro de 2021 foi feita para melhorar a capacidade do algoritmo em detectar essa m\u00e1 pr\u00e1tica. Na data do an\u00fancio, o Google refor\u00e7ou as boas pr\u00e1ticas para conte\u00fados, tamb\u00e9m.<\/p>\n De modo geral, essas recomenda\u00e7\u00f5es tinham como foco o conte\u00fado \u00fatil, responder aos usu\u00e1rios e afins. Nada muito diferente do que j\u00e1 est\u00e1vamos acostumados, n\u00e3o \u00e9?<\/p>\n L\u00e1 em julho de 2021, o Google passou a ser mais efetivo em identificar link spam em suas v\u00e1rias outras formas. Para isso, o buscador refor\u00e7ou a import\u00e2ncia de qualificar os links externos com tags espec\u00edficas.<\/p>\n Tudo isso para evitar spam por backlinks<\/a>, que \u00e9 uma m\u00e1 pratica de SEO e que o Google est\u00e1 cada vez mais esperto com rela\u00e7\u00e3o a ela.<\/p>\n Em julho de 2021 uma atualiza\u00e7\u00e3o principal foi liberada. Por\u00e9m, o pr\u00f3prio anunciou que a maioria dos sites n\u00e3o perceberiam os updates igual a outras oportunidades.<\/p>\n Como voc\u00eas devem ter percebido, o Google dedicou boa parte das suas algorhitms updates para combater o spam. Em junho de 2021, ele soltou uma nova atualiza\u00e7\u00e3o \u2014 em duas partes \u2014 para acabar com a pr\u00e1tica.<\/p>\n Em linhas gerais, a primeira delas tinha como foco combater o spam. J\u00e1 segunda, tinha como principal objetivo enriquecer os algoritmos de preven\u00e7\u00e3o contra spam<\/strong>.<\/p>\n A Page Experience Update para celulares \u2014 ou atualiza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia de p\u00e1gina, em portugu\u00eas \u2014 fez com que os Core Web Vitals <\/a>passassem a ser um fator de ranqueamento do Google.<\/p>\n De modo geral, as posi\u00e7\u00f5es dos resultados mobile poderiam ser afetadas pelas m\u00e9tricas de LCP, FID e CLS. N\u00e3o vou falar sobre elas aqui porque o post ficaria muito comprido, mas voc\u00ea pode entender melhor no artigo que est\u00e1 linkado no par\u00e1grafo anterior.<\/p>\n Apos essa atualiza\u00e7\u00e3o, o Google anunciou que:<\/p>\n Essa \u00e9 a primeira parte da atualiza\u00e7\u00e3o que aconteceu no desktop em mar\u00e7o de 2022.<\/p>\n A primeira Core Update de 2021 aconteceu em junho \u2014 que foi um per\u00edodo bem movimentado l\u00e1 nos escrit\u00f3rios de Mountain View, na Calif\u00f3rnia, n\u00e3o \u00e9? \u2014 e acabou deixando algumas coisas para serem implementadas na atualiza\u00e7\u00e3o de julho do mesmo ano.<\/p>\n Essa atualiza\u00e7\u00e3o teve uma grande influ\u00eancia em sites que dependiam muito do SEO local. Inclusive, h\u00e1 quem fa\u00e7a uma rela\u00e7\u00e3o entre a melhora nos posicionamentos com o in\u00edcio da reabertura na pandemia de Covid-19.<\/p>\n A primeira atualiza\u00e7\u00e3o sobre review de produtos da hist\u00f3ria aconteceu em abril de 2021. A ideia era recompensar avalia\u00e7\u00f5es que agregassem algo ao usu\u00e1rio. Ou seja, que n\u00e3o fossem conte\u00fados rasos.<\/p>\n Entre todas as recomenda\u00e7\u00f5es do Google para a avalia\u00e7\u00e3o de produtos<\/a>, as que mais se destacam, s\u00e3o:<\/p>\n O core update de dezembro de 2020 chegou pouco antes das festas de fim de ano e foi um belo presente de Natal na comunidade SEO. Para alguns, foi um belo presente de grego. Para outros, foi uma boa not\u00edcia.<\/p>\n Por exemplo, os setores mais impactados foram sa\u00fade, legisla\u00e7\u00f5es, finan\u00e7as e viagens. Em alguns casos, at\u00e9 dom\u00ednios de educa\u00e7\u00e3o foram afetados de alguma forma.<\/p>\n Logo ap\u00f3s o an\u00fancio do in\u00edcio da pandemia de Covid-19 o Google liberou uma atualiza\u00e7\u00e3o central em seu algoritmo.<\/p>\n Muitas pessoas acreditam que o core update de maio surgiu para atacar desinforma\u00e7\u00f5es na \u00e1rea da sa\u00fade. O que faz total sentido, considerando o cen\u00e1rio da \u00e9poca, n\u00e3o \u00e9?<\/p>\n De maneira geral, a primeira atualiza\u00e7\u00e3o do Google desta d\u00e9cada foi voltada para que os conte\u00fados atendessem \u00e0 inten\u00e7\u00e3o de busca do usu\u00e1rio e aos Search Quality Rater Guidelines<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n A partir de agora, o texto vai fluir mais r\u00e1pido. Vou explicar toda a hist\u00f3ria das atualiza\u00e7\u00f5es do Google na d\u00e9cada de 2010. Vamos l\u00e1?<\/p>\n O BERT \u00e9 um sistema de processamento de linguagem natural que ajuda o Google a entender as varia\u00e7\u00f5es das buscas do usu\u00e1rio. Isso ajuda a entregar um melhor resultado de busca.<\/p>\n De modo geral, o Google parou de considerar apenas palavras isoladas \u2014 ou conjuntos id\u00eanticos \u2014 nas buscas. Depois dessa atualiza\u00e7\u00e3o, o buscador passou a entender o contexto da busca<\/strong>.<\/p>\n Para entender melhor sobre esse update no algoritmo do Google, confira o nosso post com tudo que voc\u00ea precisa saber sobre o BERT<\/a>!<\/p>\n Em novembro de 2019, o Google liberou uma atualiza\u00e7\u00e3o na busca local. Para isso, o buscador come\u00e7ou a usar um sistema de coincid\u00eancia neural. Uma intelig\u00eancia artificial que ajuda o algoritmo a relacionar palavras a conceitos.<\/p>\n E voc\u00ea a\u00ed achando que o ChatGPT que come\u00e7ou com as buscas usando IA, hein?<\/p>\n Com a atualia\u00e7\u00e3o, o Google passou a entregar resultados mais relevantes no snippet de mapas. Por exemplo, melhorar a rela\u00e7\u00e3o entre “border collie” e “cachorro”.<\/p>\n O \u00faltimo core update da d\u00e9cada aconteceu em setembro de 2019. Foi a terceira de um conjunto de tr\u00eas atualiza\u00e7\u00f5es principais no algoritmo.<\/p>\n De modo geral, todas tinham como foco melhorar os conte\u00fados para que eles fossem aut\u00eanticos e as p\u00e1ginas tivessem uma boa performance.<\/p>\n Em junho do mesmo ano, surgiu o segundo de tr\u00eas updates principais. Como falei anteriormente, o Google refor\u00e7ou a import\u00e2ncia de um conte\u00fado rico e que atendesse aos usu\u00e1rios.<\/p>\n A Diversity update de junho de 2019 foi “simples”. Ela tornou a SERP mais diversa. Ou seja, com menos chance de um mesmo site ranquear para a mesma palavra-chave<\/strong>.<\/p>\n O objetivo era trazer mais variedade para a SERP e para os usu\u00e1rios.<\/p>\n Esta foi, oficialmente, o update no qual o Google mudou o nome das suas atualiza\u00e7\u00f5es. Sem nomes espec\u00edficos igual as anteriores \u2014 e como veremos daqui a pouco no post.<\/p>\n De modo geral, ela afetou resultados e indexa\u00e7\u00e3o em todo o mundo. Apesar disso, os maiores impactos notados foram em sites do nicho da sa\u00fade.<\/p>\n De forma retroativa, o Google tamb\u00e9m confirmou um update no algoritmo em setembro de 2018. As mudan\u00e7as percebidas foram uma consequ\u00eancia da atualiza\u00e7\u00e3o feita em agosto do mesmo ano.<\/p>\n De forma geral, foi uma atualiza\u00e7\u00e3o “pequena” no sistema que o buscador organiza e classifica as p\u00e1ginas que ficar\u00e3o na SERP.<\/p>\n Para alguns, essa atualiza\u00e7\u00e3o foi chamada de Medic Update. Porque o pbejtivo dela, pelo que a comunidade de SEO mundial percebeu, tinha como foco sites m\u00e9dicos e da sa\u00fade. Principalmente aqueles que n\u00e3o trabalhavam o EAT da maneira correta<\/strong>.<\/p>\n Sabia que em momentos p\u00f3s atualiza\u00e7\u00f5es do Google \u00e9 ideal monitorar a SERP? Para entender como fazer isso, veja nosso post que mostra as melhores ferramentas para monitorar a p\u00e1gina de resultados<\/a>!<\/p>\n Apesar de ter sido chamada de uma atualiza\u00e7\u00e3o central no algoritmo do Google, esse algorithm update causou pouco burburinho na comunidade de SEO.<\/strong><\/p>\n Por outro lado, em mar\u00e7o de 2018, o Google liberou uma atualiza\u00e7\u00e3o que tinha como foco beneficiar p\u00e1ginas que n\u00e3o eram bem recompensadas.<\/p>\n Durante o per\u00edodo da atualiza\u00e7\u00e3o, o Google testou v\u00e1rias visualiza\u00e7\u00f5es em alguns resultados. Com eles, o usu\u00e1rio teria apenas respostas diretas, sem resultados da internet. O experimento n\u00e3o foi muito adiante.<\/p>\n Em janeiro de 2018 foi quando a velocidade da p\u00e1gina em resultados mobile passou a ser um fator de ranqueamento.<\/strong><\/p>\n At\u00e9 ent\u00e3o, o tempo de carregamento da p\u00e1gina impactava apenas a posi\u00e7\u00e3o das p\u00e1ginas na vers\u00e3o desktop.<\/p>\n O primeiro sistema de intelig\u00eancia artificial do Google foi lan\u00e7ado em 2015. Ele \u00e9 o RankBrain e funciona com base no deep learning<\/a>. Resumidamente, ajuda o buscador a identificar palavras e conceitos relacionados a ela.<\/p>\n Em abril daquele ano, o Google come\u00e7ou a usar o RankBrain para entender melhor novas palavras-chave. O que era, em m\u00e9dica, 15% das buscas. Apesar disso tudo, o an\u00fancio oficial aconteceu apenas em outubro de 2015;<\/p>\n A atualiza\u00e7\u00e3o para favorecer resultados mais relevantes para buscas feitas em celulares aconteceu em 2015. Ela tem um apelido que \u00e9 quase impronunci\u00e1vel para os falantes de l\u00edngua portuguesa: mobilegeddon. Para facilitar nossa vida, vamos chamar de “mobile friendly update”.<\/p>\n A indexa\u00e7\u00e3o priorit\u00e1ria de resultados otimizados para celulares<\/strong> aconteceu apenas em novembro de 2016. Por\u00e9m, desde abril de 2015 o Google j\u00e1 estava avaliando as vers\u00f5es m\u00f3veis das p\u00e1ginas.<\/p>\n O Humming Bird foi uma das principais atualiza\u00e7\u00f5es<\/a> do Google, lan\u00e7ada em 2013. Basicamente, aconteceu uma reestrutura\u00e7\u00e3o total no algoritmo do buscado e a partir disso ele ficou r\u00e1pido, direto e preciso. Tal qual um beija-flor (em ingl\u00eas, humming bird).<\/p>\n Depois desta atualiza\u00e7\u00e3o, o buscador passou a ignorar palavras que n\u00e3o estavam t\u00e3o relacionadas com a busca do usu\u00e1rio. Isso significa que o Google pode lidar melhor com uma busca de linguagem natural.<\/p>\n Talvez o peguin update seja uma das atualiza\u00e7\u00f5es mais famosas do Google. A partir de seu an\u00fancio, l\u00e1 em 2012, sites que tentavam manipular o algoritmo passaram a ser penalizados.<\/p>\n A partir desta atualiza\u00e7\u00e3o, sites que faziam keyword stuffing \u2014 encher o texto de palavras-chave \u2014 e linkagens apenas para SEO, passaram a ser penalizados e perderam posicionamento<\/strong> na SERP.<\/p>\n O Google Panda update foi feito para diminuir o posicionamento de sites de baixa qualidade. Em 2011, ano do an\u00fancio desta atualiza\u00e7\u00e3o, ao menos 11% das pesquisas foram impactadas.<\/p>\n Inicialmente, a atualiza\u00e7\u00e3o foi feita para pesquisas apenas em ingl\u00eas. Depois disso, foi liberada para o restante do mundo.<\/p>\n A atualiza\u00e7\u00e3o Page Laout Algorithm Improvement, de 2012, passou a encorajar sites a colocar mais conte\u00fado original acima da primeira borda \u2014 que \u00e9 o local de maior interesse da p\u00e1gina.<\/p>\n Ou seja, sites que tinham an\u00fancios grandes demais na primeira dobra podem ter suas posi\u00e7\u00f5es pioradas.<\/p>\n O Caffeine update, que aconteceu entre 2009 e 2010, tinha como objetivo fazer o rastreador do Google desobrir e indexar novas p\u00e1ginas de forma mais r\u00e1pida.<\/strong> Assim, os usu\u00e1rios conseguiriam ter acesso \u00e0s \u00faltimas informa\u00e7\u00f5es de forma mais \u00e1gil.<\/p>\n Ao contr\u00e1rio do que pode parecer, o Caffeine update foi uma mudan\u00e7a no sistema de indexa\u00e7\u00e3o do Google, n\u00e3o nos seus fatores de ranqueamento.<\/p>\n Com a atualiza\u00e7\u00e3o Mayday, de 2010, as keywords de cauda longa passaram a ser mais afetadas. Ou seja, palavras-chave mais espec\u00edficas. O Google tinha como intuito entregar melhor qualidade e resultados mais relevantees aos usu\u00e1rios.<\/p>\n <\/p>\n Chegou a hora de conhecermos as primeiras atualiza\u00e7\u00f5es do Google, l\u00e1 de “quando tudo era mato”. Ou seja, de 2009 a 2003. Vamos l\u00e1?<\/p>\n Entre janeiro e mar\u00e7o de 2009 aconteceu a atualiza\u00e7\u00e3o chamda de Vince. Nessa \u00e9poca, os usu\u00e1rios viram grandes marcas dominando as SERPs para palavras-chave de alto volume.<\/p>\n Matt Cutts, do Google, disse que n\u00e3o era uma atualiza\u00e7\u00e3o<\/a> no algoritmo, apenas uma mudan\u00e7a. Al\u00e9m disso, ele explicou que o buscador n\u00e3o estava favorecendo as grandes marcas, mas sim, dando prefer\u00eancia para sites com boa confiabilidade, autoridade e reputa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Curiosidade: <\/strong>O nome “Vince” para esta atualiza\u00e7\u00e3o foi dado por conta do engenheiro do Google que encabe\u00e7ou e mais trabalhou no projeto.<\/p><\/blockquote>\n Em 2005, a atualiza\u00e7\u00e3o Bigdaddy foi um upgrade nos softwares do Google. Apesar disso, a comunidade SEO relata que esta atualiza\u00e7\u00e3o foi voltada para penalizar sites que faziam spam de links<\/strong>.<\/p>\n Em 2005, o Jagger upgade foi voltado para penalizar sites que faziam cloaking. Uma m\u00e1 pr\u00e1tica de SEO<\/a> que usa textos ocultos e redirects tardios para mostrar conte\u00fados distintos para o usu\u00e1rio e para o rastreador do Google.<\/p>\n Al\u00e9m disso, com essa atualiza\u00e7\u00e3o de algoritmo, o Google passou a diminuir o posicionamento de p\u00e1ginas que:<\/p>\n Em 2003, a Florida update foi desenvolvida para prevenir algumas manipula\u00e7\u00f5es do algoritmo do Google. Por exemplo:<\/p>\n A atualiza\u00e7\u00e3o Fritz aconteceu em 2003 e foi uma das primeiras vezes que os posicionamentos passaram a mudar diariamente.<\/p>\n At\u00e9 ent\u00e3o, as flutua\u00e7\u00f5es da SERP aconteceriam na chamada “Dan\u00e7a do Google”<\/strong>, que durava entre seis e oito dias. A p\u00e1gina de resultados se mantinha a mesma at\u00e9 a pr\u00f3xima dan\u00e7a.<\/p>\n A primeira atualiza\u00e7\u00e3o nomeada do Google aconteceu em 2003. Ela alterou a forma com que o buscador indexa p\u00e1ginas.<\/p>\n Oficialmente desde 2020, o Google divide suas atualiza\u00e7\u00f5es em seis categorias diferentes. Veja cada uma delas e quais s\u00e3o seus objetivos principais:<\/p>\n <\/p>\n As atualiza\u00e7\u00f5es principais ou Core Updates s\u00e3o mudan\u00e7as significativas nos algoritmos de busca do Google<\/strong>. Ao inv\u00e9s de atacar apenas uma quest\u00e3o, elas s\u00e3o uma melhoria geral na forma com a qual o buscador classifica os resultados.<\/p>\n Como voc\u00ea pode imaginar, ela tem como principal objetivo melhorar os resultados para os usu\u00e1rios.<\/p>\n Aten\u00e7\u00e3o<\/strong>: se seu site foi afetado por um core update, n\u00e3o significa que aconteceu uma viola\u00e7\u00e3o nas boas pr\u00e1ticas do Google. Talvez seus concorrentes est\u00e3o se saindo melhor que voc\u00ea em algum quesito.<\/p><\/blockquote>\n Link Spam updates, como o pr\u00f3prio nome indica, s\u00e3o focadas em penalizar sites que recorrem a essa pr\u00e1tica<\/strong>.<\/p>\n Esse tipo de atualiza\u00e7\u00e3o tem como objetivo fazer o Google ser melhor em identificar links que s\u00e3o colocados com a inte\u00e7\u00e3o de manipular o algoritmo. O que pode incluir (mas n\u00e3o apenas):<\/p>\n Este tipo de atualiza\u00e7\u00e3o \u00e9 desenvolvido para fazer o rastreador do Google mais inteligente na hora de identificar conte\u00fados de spam e m\u00e1s pr\u00e1ticas de SEO<\/strong>. Alguns exemplos s\u00e3o:<\/p>\n O objetivo deste tipo de atualiza\u00e7\u00e3o do Google \u00e9 recompensar conte\u00fados originais feitos sobre produtos e que realmente ajudam as pessoas a tomarem decis\u00f5es.<\/p>\n As boas pr\u00e1ticas para se sair bem nesse tipo de atualiza\u00e7\u00e3o \u00e9 avaliar um produto na perspectiva do usu\u00e1rio. Ou seja, dar evid\u00eancias da experi\u00eancia naquela avalia\u00e7\u00e3o e explicar como ele se destaca dos seus competidores<\/strong>.<\/p>\n As atualiza\u00e7\u00f5es de conte\u00fado \u00fatil, o helpful content, <\/a>s\u00e3o refinamentos no sistema de identifica\u00e7\u00e3o do Google.<\/p>\n De modo geral, o objetivo \u00e9 recompensar sites que oferecem uma boa experi\u00eancia e realmente ajudam aos usu\u00e1rios. Para isso, \u00e9 necess\u00e1rio:<\/p>\n Este tipo de atualiza\u00e7\u00f5es do Google tem como foco recompensar p\u00e1ginas que t\u00eam uma boa experi\u00eancia do usu\u00e1rio (UX)<\/strong>. Por exemplo, sites r\u00e1pidos, seguros e com boas vers\u00f5es mobile.<\/p>\n Voc\u00ea j\u00e1 conhecia tudo isso sobre as atualiza\u00e7\u00f5es do Google? Ent\u00e3o, caso queira conhecer mais sobre o universo de SEO, continue em nosso blog!<\/p>\n Al\u00e9m disso, a seguir, vamos responder \u00e0s principais d\u00favidas sobre os updates do Google. Confira!<\/p>\n <\/p>\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe tudo sobre todas as atualiza\u00e7\u00f5es do Google, vamos responder \u00e0s principais d\u00favidas sobre os updates. Acompanhe!<\/p>\n Google Update s\u00e3o atualiza\u00e7\u00f5es do Google. Simples assim. Atualmente, elas se dividem em seis tipos: core update, link spam update, spam update, review update, helpful content update e page experience update.<\/p>\nGoogle Update de 2023 a 2020<\/h2>\n
Abril de 2023: Review update<\/h3>\n
Mar\u00e7o de 2023: Core update<\/h3>\n
Fevereiro de 2023: Product reviews update<\/h3>\n
\n
Dezembro de 2022: Link spam update<\/h3>\n
Dezembro de 2022: Helpful content update<\/h3>\n
Outubro de 2022: Spam update<\/h3>\n
Setembro de 2022: Product reviews update<\/h3>\n
Setembro de 2022: Core update<\/h3>\n
Agosto de 2022: Helpful content update<\/h3>\n
Julho de 2022: Product reviews update<\/h3>\n
Maio de 2022: Core update<\/h3>\n
Mar\u00e7o de 2022: Product Reviews Update<\/h3>\n
\n
Fevereiro de 2022: Page Experience Update para desktop<\/h3>\n
Dezembro de 2021: Product reviews update<\/h3>\n
\n
Novembro de 2021: Core update<\/h3>\n
Novembro de 2021: Spam update<\/h3>\n
Julho de 2021: link spam update<\/h3>\n
Julho de 2021: core update<\/h3>\n
Junho de 2021: Spam update (partes 1 e 2)<\/h3>\n
Junho de 2021: Page Experience Update para celulares<\/h3>\n
\n
Junho de 2021: Core update<\/h3>\n
Abril 2021: Product Reviews update<\/h3>\n
\n
Dezembro 2020: Core update<\/h3>\n
Maio de 2020: Core update<\/h3>\n
Janeiro de 2020: Core update<\/h3>\n
Atualiza\u00e7\u00e3o do algoritmo 2019 a 2010<\/h2>\n
BERT Update<\/h3>\n
Novembro de 2019: atualiza\u00e7\u00e3o de busca local<\/h3>\n
Setembro de 2019: Core update<\/h3>\n
Junho 2019: Core update<\/h3>\n
Junho de 2019: Diversity Update<\/h3>\n
Mar\u00e7o de 2019: Core update<\/h3>\n
Setembro de 2018: Core update<\/h3>\n
Agosto de 2018: Medic update<\/h3>\n
Abril de 2018: Core update<\/h3>\n
Mar\u00e7o de 2018: Core update<\/h3>\n
Janeiro de 2018: Speed update<\/h3>\n
RankBrain<\/h3>\n
2015: Mobile Friendly update<\/h3>\n
Humming Bird<\/h3>\n
Penguin update<\/h3>\n
Panda update<\/h3>\n
Page Layout Algorithm Improvement<\/h3>\n
Caffeine update<\/h3>\n
Mayday update<\/h3>\n
Atualiza\u00e7\u00f5es de 2009 a 2003<\/h2>\n
Vince update<\/h3>\n
Bigdaddy update<\/h3>\n
Jagger update<\/h3>\n
\n
Florida update<\/h3>\n
\n
Fritz update<\/h3>\n
Boston update<\/h3>\n
Tipos de atualiza\u00e7\u00f5es de algoritmo<\/h2>\n
1. Atualiza\u00e7\u00f5es principais (Core Updates)<\/h3>\n
2. Atualiza\u00e7\u00f5es de spam de link (link spam update)<\/h3>\n
\n
3. Atualiza\u00e7\u00f5es de spam (spam updates)<\/h3>\n
\n
4. Atualiza\u00e7\u00f5es de revis\u00f5es e an\u00e1lises de produtos (reviews e product reviews updates)<\/h3>\n
5. Atualiza\u00e7\u00f5es de conte\u00fado \u00fatil (helpful content)<\/h3>\n
\n
6. Atualiza\u00e7\u00f5es da experi\u00eancia da p\u00e1gina (page experience updates)<\/h3>\n
\nFAQ liveSEO para voc\u00ea entender ainda mais os Updates do Google<\/h2>\n
O que \u00e9 o Google Update?<\/h3>\n
Para que serve o Google Update?<\/h3>\n