{"id":2874,"date":"2023-11-16T19:48:54","date_gmt":"2023-11-16T22:48:54","guid":{"rendered":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo-local\/"},"modified":"2024-04-10T15:51:40","modified_gmt":"2024-04-10T18:51:40","slug":"seo-local","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/liveseo.com.br\/seo\/seo-local\/","title":{"rendered":"SEO Local: um guia para aplicar essa t\u00e9cnica em seu site!"},"content":{"rendered":"\r\n
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Quando algu\u00e9m pesquisa uma empresa ou um lugar perto de onde est\u00e1, encontra resultados locais nas plataformas do Google, como o Maps e a Pesquisa. […] Para melhorar a classifica\u00e7\u00e3o local do seu estabelecimento, use o Perfil da Empresa no Google para reivindicar e atualizar suas informa\u00e7\u00f5es comerciais.<\/em><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Suporte do Google sobre as Buscas Locais<\/a><\/p>\r\n<\/blockquote>\r\n\r\n\r\n\r\n

Ao fazer uma busca com caracter\u00edsticas locais como “x perto de mim” ou “y em [cidade]” estamos demonstrando ao Google uma inten\u00e7\u00e3o de busca sobre algo que queremos resolver agora e em alguma empresa pr\u00f3xima. \u00c9 pensando nisso que o buscador desenvolveu formas de otimizar os resultados para entregar ao usu\u00e1rio respostas que fa\u00e7am sentido com a sua localiza\u00e7\u00e3o<\/strong>. E tamb\u00e9m por isso que nasceram as t\u00e9cnicas de SEO local.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Eu sou a Isabela Bezerra, Estrategista de Conte\u00fado aqui na live, e hoje irei te guiar pelos caminhos (pr\u00f3ximos a voc\u00ea) das otimiza\u00e7\u00f5es para resultados org\u00e2nicos para estabelecimentos da regi\u00e3o. Existem uma s\u00e9rie de particularidades nas melhorias espec\u00edficas para as Local Search (buscas locais) e aqui te apresentaremos as principais delas.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Falaremos tamb\u00e9m sobre os crit\u00e9rios de ranqueamento nesse tipo de busca e como aplicar as estrat\u00e9gias de SEO local. E a\u00ed, vamos decolar?!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

O que \u00e9 SEO Local?<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

O SEO Local nada mais \u00e9 que um conjunto de estrat\u00e9gias pensadas especificamente para aquelas buscas que envolvem algum fator geogr\u00e1fico. Essa pesquisa pode ser por uma informa\u00e7\u00e3o, produto ou servi\u00e7o, mas sempre est\u00e1 associada ao nome de um estado, cidade, bairro ou at\u00e9 mesmo acompanhado de um complemento “perto de mim”. Por exemplo “escola de ingl\u00eas perto de mim”.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Essas otimiza\u00e7\u00f5es envolvem a parte t\u00e9cnica e a de conte\u00fado de um site, mas n\u00e3o para por a\u00ed. Existem fatores para al\u00e9m do seu site que contribuem para o bom ranqueamento org\u00e2nico de um dom\u00ednio, como o Google meu Neg\u00f3cio e a constru\u00e7\u00e3o de uma rede de backlinks coesos para esse prop\u00f3sito.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Ao identificar uma busca por termos locais, o algoritmo come\u00e7a a operar de uma maneira um pouco diferente da que sempre citamos em nossos conte\u00fados aqui no blog. Quest\u00f5es como velocidade de p\u00e1gina, experi\u00eancia de usu\u00e1rio, taxonomia do site, entre outros fatores, continuam tendo sua relev\u00e2ncia<\/strong> neste tipo de pesquisa, mas n\u00e3o \u00e9 a mesma que em outros casos.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Buscando entregar os resultados mais aprimorados e que estejam de acordo com as inten\u00e7\u00f5es do usu\u00e1rio, o mecanismo de pesquisa do Google d\u00e1 prioridade para empresas e dom\u00ednios com informa\u00e7\u00f5es locais bem configuradas. Portanto, os fatores que citamos acima come\u00e7am a valer para ranquear aquele seleto grupo de URLs que est\u00e3o a uma certa dist\u00e2ncia do usu\u00e1rio.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Obviamente o Local Search (o nome dado para as pesquisa que justificam as estrat\u00e9gias de SEO Local) n\u00e3o fazem com que todo o planejamento de otimiza\u00e7\u00f5es do site sejam pensando em usu\u00e1rios da regi\u00e3o da sede ou de uma das filiais da empresa. Existem muitos pontos de converg\u00eancia entre essas t\u00e1ticas e as que seriam usualmente aplicadas em casos de dom\u00ednios que n\u00e3o vendem para sua regi\u00e3o.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Tudo isso faz com que o SEO Local seja um plus<\/em> na sua estrat\u00e9gia, <\/strong>n\u00e3o ela por completo \u2013 mas n\u00e3o o subestime, ele pode fazer uma diferen\u00e7a enorme no faturamento no fim do m\u00eas!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

\"\"<\/figure>\r\n\r\n\r\n\r\n

Por que \u00e9 importante pensar no SEO Local?<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

Existem diversos motivadores para que uma empresa decida investir em SEO local. Entre elas, separamos as que mais se destacam:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Alinhamento com a expectativa dos clientes<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Como j\u00e1 sabemos, a grande miss\u00e3o do Google \u00e9 oferecer informa\u00e7\u00f5es relevantes e universalmente acess\u00edveis. Para isso, existe a necessidade que o buscador entregue resultados alinhados com a expectativa dos usu\u00e1rios e isso ficou ainda mais expl\u00edcito com o Update do Helpful Content<\/a> em que cita:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

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O sistema de conte\u00fado \u00fatil tem como objetivo recompensar melhor o conte\u00fado que oferece uma experi\u00eancia mais satisfat\u00f3ria os visitantes, enquanto o conte\u00fado que n\u00e3o atende \u00e0s expectativas do visitante n\u00e3o ter\u00e1 um bom desempenho.<\/em><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Atualiza\u00e7\u00f5es do Google sobre o Conte\u00fado \u00datil<\/a><\/p>\r\n<\/blockquote>\r\n\r\n\r\n\r\n

E quando pensamos nas buscas com caracter\u00edsticas regionais, podemos entender que, para que a experi\u00eancia seja satisfat\u00f3ria e auxilie o usu\u00e1rio verdadeiramente, \u00e9 necess\u00e1rio que existam informa\u00e7\u00f5es de localiza\u00e7\u00e3o bem configuradas em seu site. Dessa maneira, o buscador poder\u00e1 encontr\u00e1-lo como uma op\u00e7\u00e3o de resposta para a dor que levou \u00e0quela pesquisa.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Aumentando o alinhamento do que entrega em seu site com a expectativa dos clientes tamb\u00e9m faz com que seja mais prov\u00e1vel a fideliza\u00e7\u00e3o de pessoas da regi\u00e3o<\/strong>. Afinal, se quando elas buscam sobre op\u00e7\u00f5es de passeios, servi\u00e7os, produtos, etc., \u00e9 seu site que aparece \u2013 e entrega! \u2013 o que ela deseja, esse p\u00fablico ir\u00e1 entender seu dom\u00ednio como uma fonte confi\u00e1vel.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Fortalecimento do nome da marca<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Continuando na l\u00f3gica da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes citada acima, o trabalho adequado de SEO Local leva a um fortalecimento do nome da marca em sua regi\u00e3o. Ele pode levar ao famosos “marketing boca-a-boca” que nada mais \u00e9 a divulga\u00e7\u00e3o e indica\u00e7\u00e3o org\u00e2nica de seus clientes para outros potenciais consumidores.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Isso acontece pela rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a estabelecida com o usu\u00e1rio ao estar oferecendo a ele uma informa\u00e7\u00e3o assertiva com frequ\u00eancia. Dessa maneira, quando um amigo, parente ou conhecido acaba comentando sobre uma necessidade espec\u00edfica que ele sabe que sua marca supre, acabar\u00e1 o indicando.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

No entanto, para que sua liga\u00e7\u00e3o com o consumidor chegue a esse n\u00edvel, antes \u00e9 preciso que seu site apare\u00e7a nas indica\u00e7\u00f5es locais do Google respondendo a inten\u00e7\u00e3o de busca dos leitores. Por isso, o SEO Local \u00e9 uma pr\u00e1tica essencial para o estabelecimento e fortalecimento de marcas em suas regi\u00f5es<\/strong>, principalmente se estamos falando de novas filiais ou novos competidores em um mercado j\u00e1 consolidado naquele local.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Aumento de vendas offline<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

O aumento das vendas offline \u00e9 um subproduto da equa\u00e7\u00e3o entre alinhamento com a expectativa dos usu\u00e1rios, fortalecimento do nome da marca e uma boa gest\u00e3o de estoque. Pode parecer contradit\u00f3rio estarmos falando de marketing SEO e ligando ele \u00e0s vendas fora da internet, mas, acredite, n\u00e3o \u00e9!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Com o fortalecimento de marca e fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes, quem conheceu sua marca por uma pesquisa do Google acaba j\u00e1 conhecendo suas op\u00e7\u00f5es e lembrando de sua empresa para solucionar determinadas dores. Dessa maneira, nas pr\u00f3ximas compras que essa pessoa precisar fazer, \u00e9 muito mais prov\u00e1vel que v\u00e1 diretamente em sua loja f\u00edsica, se houver, e n\u00e3o em seu site.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Da mesma maneira, pessoas que desejam sanar dores imediatas como comprar um medicamento, buscar um material de constru\u00e7\u00e3o ou comprar uma roupa para um evento no dia seguinte, ir\u00e3o buscar por indica\u00e7\u00f5es e op\u00e7\u00f5es na internet, mas ser\u00e1 no offline que fechar\u00e3o neg\u00f3cio. Isso reduz a espera, evita taxas de entrega e permite testar o produto antes de finalizar a compra<\/strong>.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

O que permite que o usu\u00e1rio fa\u00e7a o movimento de encontrar sua p\u00e1gina na Web e ir at\u00e9 seu estalecimento s\u00e3o as t\u00e9cnicas de otimiza\u00e7\u00e3o de SEO Local. Com elas, o nome da sua empresa pode aparecer entre as primeiras op\u00e7\u00f5es entregues ao usu\u00e1rio.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Incentivar a tomada de decis\u00e3o<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Quando um usu\u00e1rio faz uma busca regionalizada, muitas vezes indica que eles est\u00e1 no fim do funil de vendas, ou seja, muito pr\u00f3ximo a tomada de decis\u00e3o que leva a convers\u00e3o. Ao encontrar facilmente uma ou mais empresas que est\u00e3o perto o suficiente e oferecem a solu\u00e7\u00e3o que deseja, muitos consumidores se sentem mais propensos e engajados a realizar a compra.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Al\u00e9m disso, em ferramentas como o Google My Business, um forte aliado ao SEO local, o usu\u00e1rio pode verificar as avalia\u00e7\u00f5es, ter informa\u00e7\u00f5es sobre a m\u00e9dia de pre\u00e7o, entrar em contato com o neg\u00f3cio e at\u00e9 mesmo ver fotos da empresa. Tudo isso contribui para que a pessoa fique mais propensa a realizar a convers\u00e3o.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Segundo uma pesquisa feita em 2016 pelo Think with Google<\/a>, do total de pessoas que optam pelas buscas com demarca\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica, 76% acabam visitando uma das empresas dos resultados em at\u00e9 24 horas<\/strong>. A pesquisa ainda afirma que desse total de pesquisas, 28% se transformam efetivamente em uma compra.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Isso mostra a efetividade e necessidade das t\u00e9cnicas de SEO Local.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Quais os crit\u00e9rios para ranquear com o SEO local?<\/h2>\r\n\r\n\r\n\r\n

Mais acima citamos o fato que para buscas locais, os fatores de ranqueamento tradicionais do Google cedem os holofotes para outros aspectos considerados pelo algoritmo para entregar resultados aprimorados aos usu\u00e1rios. E como tamb\u00e9m dissemos, n\u00e3o \u00e9 que os m\u00e9todos tradicionais de an\u00e1lise do buscador sejam totalmente deixados de lado, eles apenas dividem seu peso com os seguintes crit\u00e9rios:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Proximidade<\/h3>\r\n\r\n\r\n\r\n

Se as buscas locais visam trazer a notoriedade para empresas pr\u00f3ximas a quem fez a pesquisa, n\u00e3o faria sentido elencar os dom\u00ednios do mais distante para o mais pr\u00f3ximo, certo? \u00c9 por isso que, nesses casos, um dos crit\u00e9rios \u00e9 “quanto mais perto, melhor”!<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n

Para colocar em pr\u00e1tica esse filtro, os mecanismos de busca levam em considera\u00e7\u00e3o:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n