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Em apenas 52 dias, GRANADO dobrou seu faturamento com estratégia integrada de SEO e mídia paga

Com um plano de SEO colaborativo,
a Granado alcançou resultados sólidos e mensuráveis.

granado
case granado

Sobre a Granado

A Granado é uma das maiores marcas de perfumaria do Brasil — mas isso você já sabe.

Carioca de origem, mas presente em todo o país, a marca foi fundada em 1870 e carrega o título de botica mais tradicional do Brasil. Começou com a produção de medicamentos naturais e chegou a ser a farmacêutica oficial da Família Imperial.

Hoje, a Granado une tradição e inovação em um portfólio com produtos únicos
e atendimento personalizado. São mais de 90 lojas físicas, além de uma presença digital robusta que reforça sua autoridade no mercado.

O início da parceria

A Granado procurou a liveSEO após identificar uma queda no tráfego orgânico, o que acendeu um alerta para a equipe interna. A busca era por mais relevância no canal orgânico, crescimento de impressões, aumento no número de palavras-chave e, claro, mais receita.

Outro desafio era estruturar e padronizar a produção de conteúdo com mais organização e foco estratégico. A parceria começou em agosto de 2023 com um objetivo claro: recuperar performance e escalar resultados.

Integração entre SEO e Ads

Em julho de 2024, unimos forças com a equipe da Granado para investigar a divisão de tráfego entre mídia paga e orgânica. A proposta era simples e ousada: testar a negativação de palavras-chave com boa performance no SEO, avaliando se o tráfego orgânico conseguiria absorver a demanda antes gerada via Ads — e com qual impacto.

No primeiro teste, negativamos o termo “Granado” e outras keywords em campanhas de pesquisa ampla. O resultado foi expressivo, mas também revelou riscos ao deixar termos estratégicos sem proteção. No segundo teste, usamos correspondência exata para maior controle, garantindo segurança e mantendo a performance.

Integração entre SEO e Ads

Resultados de Receita

Negativação de campanha em correspondência exata para o nome da marca + cinco campanhas em pesquisa ampla:

graphic

ANTES

31,5%

52,8%

15,8%

gráfico antes

DEPOIS

14,1%

44,8%

41,1%

grafico depois
+ 0 %
no share de sessões orgânicas

Sessões orgânicas tiveram 506% de crescimento em relação ao ano anterior


+ 0 %
no share de receita orgânica

Aumento de 288% em relação ao ano anterior

+ 0 %
de crescimento nos cliques orgânicos

para o termo da marca

+ 0 %
de receita no canal orgânico

em relação a perda registrada nas mídias pagas


Segundo teste – 8 dias

 Negativação de seis campanhas em correspondência exata com o nome da marca

+ 0 %
no share de sessões orgânicas

Aumento de 134% em relação ao ano anterior

+ 0 %
no share de receita orgânica

Aumento de 127% em relação ao ano anterior

+ 0 %
de receita no orgânico

em relação à queda registrada nas mídias pagas

graph

ANTES

12,5%

49,5%

41,6%

DEPOIS

11%

53,8%

35,2%

graph after

A partir desses aprendizados, seguimos um processo contínuo: mensalmente, cruzamos dados de Ads e SEO para identificar oportunidades de otimização

Principais ações:

Priorizar ranqueamento orgânico:

testamos palavras-chave via Ads e focamos no SEO dos termos com maior conversão, reduzindo Ads conforme o tráfego orgânico cresce.

Criar conteúdo orientado por dados:

transformamos insights de Ads em conteúdos SEO, focando em cauda longa e tráfego qualificado.

Monitorar a concorrência:

ajustamos estratégias com base nas campanhas de Ads dos concorrentes.

Reduzir Ads em termos de marca:

fortalecemos o SEO para termos branded, mantendo Ads para termos genéricos ou novos.

Maximizar presença:

combinamos SEO e Ads em consultas competitivas para captar mais cliques e reforçar a marca.

Otimizar com atribuição integrada:

avaliamos o impacto conjunto de SEO e Ads para maximizar o retorno sobre o investimento.

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Agradecemos à equipe da liveSEO pela parceria e pelo trabalho técnico nesse projeto. A estratégia integrada entre SEO e mídia paga nos ajudou a escalar resultados de forma eficiente.

Os aprendizados desse teste reforçam a importância de decisões orientadas por dados no e-commerce, gerando resultadosexpressivos num curto tempo.

Isabela Araújo

Analista Sênior no E-commerce
da Granado

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Agradecemos à equipe da liveSEO pela parceria e pelo trabalho técnico nesse projeto. A estratégia integrada entre SEO e mídia paga nos ajudou a escalar resultados de forma eficiente.

Os aprendizados desse teste reforçam a importância de decisões orientadas por dados no e-commerce, gerando resultadosexpressivos num curto tempo.

Isabela Araújo

Analista Sênior no
E-commerce da Granado

Group 2007