Guest posting: o que é e como funciona essa estratégia?

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Guest posting

O guest posting ou guest post é um termo muito conhecido na comunidade de profissionais de SEO, sendo a definição utilizada para a publicação de artigos escritos por convidados em seu blog ou a publicação de conteúdos próprios em sites externos visando aumentar a sua visibilidade nos mecanismos de busca.

No entanto, essa estratégia já rendeu diversos debates na comunidade, com muitos especialistas dizendo que ela é uma boa opção, enquanto outros a desaprovam. Quer entender melhor como ela funciona e se pode ajudar o seu blog? Então confira a explicação em mais um Dicionário SEO!

O que é guest posting?

De forma simples, o guest posting acontece quando você é convidado ou convida uma pessoa para escrever sobre um determinado assunto em seu blog. Seria uma “hospedagem” de outro autor em sua página com um conteúdo relevante.

O ideal é que você convide uma pessoa com boa autoridade e expertise no assunto escolhido para a postagem, aproveitando desse EEAT que ela possui para conseguir ranquear melhor com a palavra-chave definida.

Com o tempo, o Google percebeu que os usuários estavam utilizando o guest posting de maneira inadequada, com convidados que possuíam pouca autoridade, visando apenas a conquista de backlinks.

Por isso, o mecanismo de busca foi modificando o seu algoritmo, fazendo com que essa estratégia tenha perdido valor com o passar do tempo. Mas isso não significa que ele não tenha mais importância.

Como fazer um guest posting adequado?

A primeira dica dada pelo nosso especialista, Lucas Maranho, é achar um convidado que realmente tenha um bom EEAT, ou seja, tenha verdadeira experiência, expertise e autoridade no assunto. Ele precisa ser uma personalidade confiável para falar sobre o conteúdo escolhido.

Nesse caso, o Google consegue rastrear o nome dessa pessoa e entender que ela é uma especialista nesse assunto. Por exemplo, ao pesquisar sobre “Lucas Maranho” no mecanismo de busca, os resultados são todos relacionados ao SEO. Você encontra palestras, posts e vídeos feitos por ele sobre isso.

Dessa forma, o algoritmo entende que ele é uma entidade relevante no assunto “SEO”. Com isso, ao vê-lo como um autor de um conteúdo com essa temática, ele dá mais valor ao post por conta da confiabilidade do autor nesse assunto.

Agora, se o Lucas estivesse fazendo um guest posting sobre colchões para o blog de uma fábrica, provavelmente o Google veria isso como algo sem sentido e de baixíssima relevância.

O guest posting pode ser prejudicial?

Quando o guest posting está implicado diretamente na estratégia de link building, os mecanismos de busca entendem que você está “forçando” um atalho para a conquista de backlinks.

Nesse caso, você estaria apenas utilizando um conteúdo de um convidado para realizar linkagens para outros sites. Com isso, muito provavelmente o Google iria reduzir a relevância da sua página e a estratégia seria mal-sucedida.

O que o Google diz sobre o guest posting?

Segundo algumas informações do próprio porta-voz da Pesquisa Google, John Mueller, não há problemas na utilização da estratégia. Mas somente quando ela é feita para alcançar novos públicos e não como um “atalho” na conquista de backlinks.

Por isso, é importante utilizar a tag nofollow quando for fazer linkagens externas, além de adicionar outros atributos, como o sponsored em casos de publicidade. O uso de links dofollow — aqueles que transferem autoridade — pode ser visto como algo ruim pelos mecanismos de busca.

Por isso, é essencial se atentar a esses detalhes na hora de fazer uso dessa técnica, garantindo que ela traga apenas benefícios para o seu site.

Para te ajudar a entender melhor sobre como utilizá-la na sua estratégia de construção de links, confira o nosso webinar sobre como fazer link building e aprenda de uma vez por todas como conquistar linkagens relevantes para o seu site.

Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.