Anchor Text

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Anchor text – ou texto âncora, a tradução mais utilizada para o português – é o trecho de texto sobre o qual é colocado um link. É um elemento visível, clicável, pelo qual o usuário poderá acessar outra página na web. 

Em nosso dicionário de SEO, por exemplo, usamos links para te levar a termos relacionados sobre os quais você possa querer saber mais. A palavra (ou as palavras) sobre a qual se coloca o link é chamada “Anchor Text”. Veja outro exemplo:

Neste caso, “SEO by the Sea” foi o texto âncora escolhido para te levar à página de Bill Slawski, um dos grandes especialistas em patentes do Google. Note que esse trecho tem uma cor e uma tipografia diferentes do restante da página: o destaque comunica ao usuário que ali há um link, um caminho a ser seguido. 

O nome anchor text vem das primeiras especificações HTML, em que se falava sobre um texto ao redor do qual um elemento – ou um link, neste caso – se “amarraria”. O termo, portanto, funciona como uma âncora, segurando e identificando o elemento acrescentado à página.

Textos âncora são relevantes para os mecanismos de busca. A maneira com que são criados e usados em uma página web influencia a experiência do usuário e a relevância do link fornecido às páginas ali referenciadas. Esses dois fatores alteram o ranqueamento da página de origem e das páginas linkadas. 

Tipos de anchor text

O termo escolhido para o texto âncora é muito importante. Ele informa ao usuário e ao Google a relação que a página atual quer estabelecer com a página linkada. Através do anchor text, é possível entender o que vou encontrar ao acessar o link, por que essa informação é relevante para a navegação e como ela se conecta com o conteúdo que já estou consumindo.

Tudo isso é lido pelos algoritmos do Google. Isso quer dizer que o mesmo link, colocado na mesma página de origem, poderá performar de maneiras muito diferentes a depender do tipo de anchor text escolhido. São 5 os tipos mais relevantes de anchor texts: 

  • Branded:
    O link é colocado sobre o nome de uma marca ou empresa. Exemplo: “confira no post da liveSEO”. 
  • URL: 
    Um URL completo é escolhido como anchor text e passa a ser um elemento clicável. Exemplo: https://liveseo.com.br/.
  • Genérico:
    Clique aqui”, “neste site”, “leia mais”: todos estes são exemplos de anchor texts genéricos, pouco vantajosos para as estratégias de SEO. Em si, comunicam pouco sobre o tipo de informação linkada e transferem menos autoridade.
  • Keyword:
    Posiciona-se o link sobre uma keyword relevante que se relaciona de maneira imediata com o conteúdo da página referenciada. Exemplo: “agência de SEO”, com link para “https://liveseo.com.br”. 
  • Keyword branded: 
    Este tipo valioso de anchor text combina elementos de marca com palavras-chave importantes para o contexto. Um exemplo seria “agência de SEO liveSEO”. Um link como este transfere a autoridade branded junto da relevância de uma keyword de peso. 

Estratégias relacionadas

  • Backlinks
  • Link building 
  • Link sculpting
  • Link juice

Como aplicar

Usando anchor texts em links internos

Os links internos no seu domínio realizam três papéis importantes: 1) facilitam a navegação por todos os níveis do site 2) redistribuem a autoridade entre as páginas e 3) contribuem para a rastreabilidade dos mecanismos de busca. Para que tudo isso aconteça de maneira otimizada, o bom uso dos anchor texts é fundamental.   

Escolha anchor texts claras, que conduzam o usuário por onde ele realmente deseja ir. Posicione seus links no campo “body” de sua página, e destaque a palavra clicável com uma cor ou tipografia diferentes – afinal, links existem para ser clicados!

Lembre-se de vincular o texto âncora a páginas específicas, e não à página inicial. Assim, você reforçará seu vínculo interno e melhorará a experiência do usuário.

Escolhendo anchor texts para links externos

Os backlinks – ou links para o seu site vindos de outros sites – representam grande parte do SEO Off Page. Os mecanismos de busca os utilizam como um dos muitos critérios de classificação de páginas. 

Quando o seu site é citado por outros sites, recebe um certo nível de relevância. Quanto mais relevante for a página que cita a sua página, mais importante será o seu backlink. O algoritmo que calcula a relação de relevância entre páginas é chamado PageRank, e leva em conta muito mais do que o URL de origem para gerar seus resultados!

Os anchor texts em que são colocados os backlinks são cruciais neste processo. Imagine que um portal de grande popularidade faça um backlink para um e-commerce de calçados. Utilizar o anchor text “sapatos femininos” trará muito mais relevância que optar pelo âncora genérico “clique aqui”.   

Sempre que possível, certifique-se de seus links externos exploram anchor texts branded, keywords ou keywords branded. Nesse processo, tenha bom senso: não use as mesmas palavras-chave para todo texto âncora, o que pode ser classificado como spam. 

Lembre-se: backlinks comprados, trocados ou realizados em frequência excessiva são vistos pelo Google como uma tentativa de burlar seu sistema de ranqueamento. Isso significa que seu site não está comprometido com a boa experiência do usuário, e corre o risco de penalização. A naturalidade deve vir sempre em primeiro lugar.

Para saber mais sobre a aplicação de anchor texts em backlinks, assista ao Webinar ou leia o nosso conteúdo exclusivo: “Backlinks e SEO: Como conquistar tráfego qualificado?” 

Ferramentas para avaliar anchor texts

  • Google Search Console: 
    Uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google, com usabilidade simples e intuitiva. Fornece um controle dos textos âncora pelos quais você está vinculado. É uma boa opção para verificar se há um excesso de texto âncora e, assim, evitar futuras penalidades do Google. 
  • AHRefs:
    Uma das mais completas ferramentas de SEO para análise de anchor texts e backlinks. Na seção “Nuvem âncora”, você acessa uma nuvem de palavras com os textos âncora que apontam para a sua página. Também distribui as diferentes palavras, classificando-as por domínio, página e proporção.
  • Semrush:
    O Semrush oferece uma versão Freemium limitada com a qual é possível fazer análises importantes dos anchor texts pelos quais seu site é vinculado. 
Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.