Meta keyword

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A meta keyword é uma etiqueta do HTML que era muito utilizada antigamente pelos mecanismos de busca para descobrir quais eram as palavras-chave de um determinado site. Essas meta tags ajudavam a definir como o seu site poderia ser encontrado pelos buscadores, porém, com o passar do tempo, ela passou a ser ignorada pelo Google.

Mas será que a meta keyword ainda é relevante nos dias atuais ou é algo realmente defasado nas estratégias de SEO? É sobre isso que iremos falar em nosso Dicionário SEO de hoje. Continue a leitura e confira tudo o que precisa sobre essas antigas meta tags!

O que é meta keyword?

A meta keyword é basicamente uma meta tag do HTML que era usada pelos profissionais de SEO e donos de site antigamente para mostrar aos mecanismos de busca as palavras-chave que definiam as suas páginas. Por exemplo, no caso do site da liveSEO, poderíamos utilizar: agência de SEO, empresa de SEO, agência especializada em SEO, dentre outras.

Você poderia usar diversas variações de palavras relacionadas ao seu nicho dentro dessa meta tag para ajudar os buscadores a entenderem como o usuário poderia encontrar o seu site. Só que muitos profissionais começaram a usar essas tags de forma inadequada, colocando keywords não relacionadas ao conteúdo da página apenas para ranquear.

Com o passar do tempo, o algoritmo do Google foi se tornando cada vez mais robusto e inteligente, analisando os meta titles, meta descriptions, conteúdo principal, LSI e outros pontos. Atualmente, os rastreadores do mecanismo conseguem avaliar o conteúdo das páginas sem precisar das meta keywords.

O próprio Google já disse que passou a ignorar essas meta tags e, por isso, os profissionais de SEO deixaram de utilizá-las nas suas estratégias. Porém, outros mecanismos, como Yahoo! e Bing, não se pronunciaram oficialmente sobre isso, deixando em aberto a possibilidade de elas ainda serem usadas. Resumidamente, se o seu foco é o ranqueamento no Google, não é necessário usá-las.

Para o que serve a meta keyword?

Como vimos no tópico anterior, a meta keyword servia como identificação das palavras-chave que definiam o conteúdo de uma página para os mecanismos de pesquisa. A tag <meta> serve para definir os diferentes formatos de metadados presentes no HTML de um site, sendo, nesse caso, uma etiqueta específica para as keywords dele.

Atualmente, como os rastreadores do principal mecanismo de buscas do mundo, o Google, não leem essa meta tag, ela acabou se tornando irrelevante. E por não termos informações oficiais sobre o uso dela pelos outros buscadores, é ainda mais difícil defender a utilização desse tipo de tag.

Por isso, você não precisa utilizá-la em seu site. Os algoritmos conseguem identificar as principais palavras-chave das suas páginas com a leitura de outras meta tags e do conteúdo principal.

Leia também: Todas as atualizações do algoritmo do Google!

Estratégias relacionadas

Certo, agora que entendemos que a meta keyword não possui mais uma grande relevância para o uso em nosso site, que tal conhecer algumas estratégias relacionadas a esse tópico e que realmente vão ajudar no SEO das suas páginas? Confira a seguir!

SEO semântico: como o Google lê e entende um conteúdo

Um dos fatores que mencionamos para a meta keyword acabar caindo em desuso é justamente a capacidade de o algoritmo entender o conteúdo presente na página.

Com o uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN), ontologias e relações semânticas, o buscador consegue compreender do que se trata aquele site apenas analisando as suas tags semânticas e outros conteúdos.

Para chegar nesse nível de entendimento, o mecanismo passou por diversas atualizações nos últimos anos, tornando o seu algoritmo cada vez mais inteligente e robusto para conseguir ler as informações presentes nos sites com o máximo de precisão. Assim, ele pode entregar aos usuários uma pesquisa mais eficiente e agradável.

Se você quer entender melhor como funciona o SEO semântico e como o Google lê as nossas páginas, confira o post disponível em nosso blog e saiba tudo sobre o assunto!

Como saber se as meta tags estão certas?

como saber se as meta tags estao certas

Cada meta tag possui uma função e um objetivo diferente, por isso, é importante entender para o que serve cada uma. No geral, algumas das meta tags mais importantes são:

  • Meta title;
  • Meta description;
  • Meta robots.

Você pode verificá-los pelo código-fonte da página, usando o atalho Ctrl+U, ou utilizando extensões como o SEOquake. Ainda, é possível verificar as tags por outras ferramentas e, até mesmo, pelo Google Search Console, no qual você pode verificar problemas com tags “noindex” dentro do meta robots, por exemplo.

Agora que você sabe o que é uma meta keyword e para o que ela servia antes de cair em desuso, ficou mais fácil de entender que não há necessidade de utilizá-la, não é? Se você deseja aprender ainda mais sobre o universo do SEO, aproveite para conferir outros conteúdos incríveis no blog da liveSEO.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje e que ele tenha te ajudado a entender melhor sobre essa conhecida tag HTML. Nos vemos no próximo Dicionário SEO. Até a próxima!

Referência:

O GOOGLE não usa a metatag de palavras-chave na classificação da Web. Central da Pesquisa Google, 2009. Disponível em: https://developers.google.com/search/blog/2009/09/google-does-not-use-keywords-meta-tag?hl=pt-br. Acesso em: 24 jan. 2024.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.