Domínio ou “nome de domínio” é o nome utilizado para localizar uma página na web. É como se fosse o endereço de um site, auxiliando os usuários a encontrar a página rapidamente. Basta digitar o nome do domínio no navegador.
Para escolher o nome do domínio, as pessoas geralmente utilizam o nome da empresa, da marca, siglas, entre outros. Por exemplo, o Banco do Brasil (bb.com.br), o Google (google.com) e a agência liveSEO (liveseo.com.br). Note que o domínio aparece após o “www.” nas páginas ou, ainda, nos e-mails depois do “@”.
Diferença entre domínio e URL
O domínio é o nome do site e uma das partes do URL. A sigla URL significa Uniform Resource Locator ou Localizador Universal de Recursos e é o endereço completo de uma página na web. Um URL é formado por várias partes e informações específicas.
Cada parte tem uma função diferente, porém o domínio é o mais compreensível e fácil de lembrar, sendo parte de estratégias de marketing, como o próprio branding da marca, SEO, credibilidade e autoridade.
Tipos de domínio
Existem três tipos de domínio e são amplamente utilizados pelos sites da web. A escolha de cada um deles depende da marca e da finalidade das páginas do site.
Domínio de primeiro nível – Top Level Domains (TDL)
O TDL é a extensão do domínio, ou seja, é a informação que vem após o nome, os mais comuns são: .com, .gov, .tech, .edu e mais. Ele é composto por três ou mais letras e pode ser registrado por qualquer indivíduo. Além do TLD, também existe o “ccTDL”, que representa o país e é composto por dois caracteres, como Brasil (.br), Espanha (.es) e Japão (.jp).
Existem domínios de primeiro nível que são regulados por empresas privadas e não são disponibilizados para o público, por isso, não são encontrados nos sistemas de domínio. Eles são utilizados apenas em uma rede ou DNS privado.
Domínio de segundo nível – Second Level Domains (SLD)
O SLD é o termo legível da URL. Ele se localiza na parte esquerda da extensão de domínio, por exemplo, em liveSEO.com.br, o “.com.br” é o domínio de primeiro nível, e o “liveSEO”, o domínio de segundo nível.
Domínio de terceiro nível
O domínio de terceiro nível ou subdomínio ocorre quando um site deseja criar novas páginas sem a intenção de comprar um novo domínio. Para isso, adiciona um prefixo no endereço, por exemplo, a página de suportes do Google “support.google.com”. Dessa forma, o site consegue gerenciar as páginas dentro de sua própria hierarquia.
Domínio gratuito
Ainda é possível obter o domínio grátis com os construtores de sites como o WordPress, Weebly, entre outros. Eles funcionam de forma similar ao subdomínio, porém adicionam o nome do site na URL, como “exemplo.wordpress.com”.
O domínio gratuito não é recomendado para empresas e pessoas que pretendem investir a longo prazo em um site, pois reduz a qualidade de divulgação, os recursos são limitados, além de você não ser dono do próprio site.
Estratégias relacionadas
Além do próprio branding da marca, existem outras estratégias que podem melhorar o domínio do sites, como:
- Migração de domínio: os e-commerces realizam a migração de domínio quando visam transformar a maneira como seu negócio se conecta com o público-alvo;
- URLs amigáveis: precisa ser projetado para ser compreendido facilmente pelos usuários;
- Redirecionamento de versões: serve para levar os usuários e os bots dos motores de busca de uma URL para outra. Utilize quando houver um link quebrado, deseja excluir páginas ou migrar conteúdo. Por exemplo:
- Site principal:
- https://liveseo.com.br/
- Versões que devem redirecionar para a principal:
- https://www.liveseo.com.br/
- http://www.liveseo.com.br/
- http://liveseo.com.br/
Referências
O que é um domínio. Google Support, 2024. Disponível em: https://support.google.com/a/answer/177483?hl=pt-BR. Acesso em: 14 maio 2024.