Domínio

Conteúdo

Domínio ou “nome de domínio” é o nome utilizado para localizar uma página na web. É como se fosse o endereço de um site, auxiliando os usuários a encontrar a página rapidamente. Basta digitar o nome do domínio no navegador.

Para escolher o nome do domínio, as pessoas geralmente utilizam o nome da empresa, da marca, siglas, entre outros. Por exemplo, o Banco do Brasil (bb.com.br), o Google (google.com) e a agência liveSEO (liveseo.com.br). Note que o domínio aparece após o “www.” nas páginas ou, ainda, nos e-mails depois do “@”.

Diferença entre domínio e URL

O domínio é o nome do site e uma das partes do URL. A sigla URL significa Uniform Resource Locator ou Localizador Universal de Recursos e é o endereço completo de uma página na web. Um URL é formado por várias partes e informações específicas.

Cada parte tem uma função diferente, porém o domínio é o mais compreensível e fácil de lembrar, sendo parte de estratégias de marketing, como o próprio branding da marca, SEO, credibilidade e autoridade.

Tipos de domínio

Existem três tipos de domínio e são amplamente utilizados pelos sites da web. A escolha de cada um deles depende da marca e da finalidade das páginas do site.

Domínio de primeiro nível – Top Level Domains (TDL)

O TDL é a extensão do domínio, ou seja, é a informação que vem após o nome, os mais comuns são: .com, .gov, .tech, .edu e mais. Ele é composto por três ou mais letras e pode ser registrado por qualquer indivíduo. Além do TLD, também existe o “ccTDL”, que representa o país e é composto por dois caracteres, como Brasil (.br), Espanha (.es) e Japão (.jp).

Existem domínios de primeiro nível que são regulados por empresas privadas e não são disponibilizados para o público, por isso, não são encontrados nos sistemas de domínio. Eles são utilizados apenas em uma rede ou DNS privado.

Domínio de segundo nível – Second Level Domains (SLD)

O SLD é o termo legível da URL. Ele se localiza na parte esquerda da extensão de domínio, por exemplo, em liveSEO.com.br, o “.com.br” é o domínio de primeiro nível, e o “liveSEO”, o domínio de segundo nível.

Domínio de terceiro nível

O domínio de terceiro nível ou subdomínio ocorre quando um site deseja criar novas páginas sem a intenção de comprar um novo domínio. Para isso, adiciona um prefixo no endereço, por exemplo, a página de suportes do Google “support.google.com”. Dessa forma, o site consegue gerenciar as páginas dentro de sua própria hierarquia.

Domínio gratuito

Ainda é possível obter o domínio grátis com os construtores de sites como o WordPress, Weebly, entre outros. Eles funcionam de forma similar ao subdomínio, porém adicionam o nome do site na URL, como “exemplo.wordpress.com”.

O domínio gratuito não é recomendado para empresas e pessoas que pretendem investir a longo prazo em um site, pois reduz a qualidade de divulgação, os recursos são limitados, além de você não ser dono do próprio site.

Estratégias relacionadas

Estratégias relacionadas ao domínio do site.

Além do próprio branding da marca, existem outras estratégias que podem melhorar o domínio do sites, como:

  1. Migração de domínio: os e-commerces realizam a migração de domínio quando visam transformar a maneira como seu negócio se conecta com o público-alvo;
  2. URLs amigáveis: precisa ser projetado para ser compreendido facilmente pelos usuários;
  3. Redirecionamento de versões: serve para levar os usuários e os bots dos motores de busca de uma URL para outra. Utilize quando houver um link quebrado, deseja excluir páginas ou migrar conteúdo. Por exemplo:
  • Site principal:
  • https://liveseo.com.br/
  • Versões que devem redirecionar para a principal:
  • https://www.liveseo.com.br/
  • http://www.liveseo.com.br/
  • http://liveseo.com.br/

Referências

O que é um domínio. Google Support, 2024. Disponível em: https://support.google.com/a/answer/177483?hl=pt-BR. Acesso em: 14 maio 2024.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.