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Conteúdo unicórnio: dicas para um conteúdo fantástico

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Entenda o conteúdo unicórnio e confira dicas de como produzi-lo em seu blog

Você já ouviu falar sobre conteúdo unicórnio? Sabemos que os unicórnios são criaturas místicas muito presentes em enredos fictícios. São animais fabulosos, cheios de cores, brilho, alegria e ainda conseguem se destacar esteticamente se comparados a outras criaturas, concorda?

Quando os levamos ao marketing e, consequentemente, ao SEO, o brilho dessas criaturas não deixa de existir, muito pelo contrário, esse conteúdo diz muito sobre seu site e como ele se destaca em relação aos concorrentes.

Meu nome é Andrey Ferreira, sou pilot de conteúdo aqui na liveSEO, e se você quer ficar por dentro desse assunto para produzir e conduzir seus textos da melhor forma, continue neste post, pois iremos abordar esse tema tão importante para o universo do SEO. Aperte os cintos e confira se seu capacete de oxigênio está bem posicionado, porque nossa viagem neste universo se inicia agora!

Conteúdo Unicórnio: o que é?

O conteúdo unicórnio se refere a textos e produções que fazem muito sucesso e possuem um aproveitamento real entre os usuários e suas intenções de busca no Google, o que faz com que ele seja considerado um grande destaque. Na teoria parece fácil produzir algo assim, mas eles são muito raros. Ora, quantas vezes você já viu um unicórnio circulando por aí?

No marketing e no SEO, os unicórnios são considerado como uma espécie de título ou quase como um troféu para o seu site. Esse marco precisa ter proporções tão grandes que sejam capazes de trazer o maior índice de tráfego para o seu site. Todo esse destaque faz jus à criatura mística que recebe seu nome, que também é conhecido por se destacar em seu contexto original.

Como somos astronautas aqui na liveSEO, podemos comparar esses “conteúdos mágicos” à teoria da descoberta de novas estrelas, planetas e até mesmo galáxias – ambos possuem dimensões astronômicas para o universo e para o SEO, respectivamente; e quando são encontrados, são motivo de euforia!

Larry Kim, CEO da eMobileMonkey, disse uma vez que uma grande parcela dos conteúdos produzidos em um site compõem o ordinário Donkey Content. Infelizmente, apenas uma mínima quantidade das produções de um site de e-commerce ou blog tem chances de se tornar um Unicorn Content e se definir como algo aproveitável.

É possível dizer que a principal diferença entre os dois está no fato de que tal conteúdo irá agregar um resultado real e comprovado ao tráfego de seu site, enquanto o donkey content será composto apenas de estética e decoração, não gerando resultado algum para você e seu negócio – a ideia principal aqui é sair da estagnação do “conteúdo burro”, que fica paralisado em um determinado lugar e se recusa a sair de lá e buscar por resultados, e ir em direção aos unicórnios que voam às alturas junto com seu site. Mas por que eles são tão bons e agregam tantos resultados assim, astronauta?

Os aspectos fabulosos do conteúdo unicórnio dentro do SEO

Para um conteúdo ser considerado unicórnio, é preciso que seja de qualidade. Portanto, ao prezar por textos assertivos e que atendem realmente às necessidades de seus usuários, você já se posiciona muito à frente de seus concorrentes, fazendo com que seu site tenha mais relevância.

À medida em que você tem informações que oferecem a seus usuários o que eles realmente precisam, você tem também um conteúdo que passará a ser acessado mais vezes, visto que seus visitantes passam a comentar, compartilhar e interagir mais com suas publicações.

Além disso, não basta apenas investir nos textos para ter o melhor rankeamento e alcançar o unicórnio, é importante que você se atente a seguir uma série de ações técnicas para que consiga elevar o nível de seu site. Sempre ressaltamos por aqui que o SEO On Page é definido por ações de SEO técnico e conteúdo SEO com foco na experiência que o usuário tem com a página, a famigerada UX – (User Experience).

É importante dizer também que esse conteúdo positivo possui melhores taxas de CTR – o cálculo da quantidade de cliques no site com a divisão das quantidades de impressões que a SERP recebeu. Por isso, quanto melhor forem os números de CTR de seu site, mais seu trabalho passa a ser visto com “bons olhos” pelo Google e a receber melhores posições nas SERPs. Dessa forma, ele se encaminha para ser um lindo e brilhoso unicórnio.

Se você atua na redação para seu site, deve conhecer a técnica de SEO chamada de Skyscraper – que se trata de um ótimo meio de conseguir trazer uma experiência ainda melhor a seus clientes e eleva o tráfego de seu site, é um ótimo meio de conseguir unir o útil ao agradável e fazer com que todos tenham benefícios. Confira melhor sobre a técnica de Skyscraper abaixo.

Conteúdo Unicórnio e Skyscraper: entenda a diferença

O Unicorn Content e a técnica Skyscraper não são paralelos, na verdade, o Skycraper pode ser um ótimo meio de elevar o seu conteúdo a tal patamar. Trata-se de um método que permite que você consiga produzir seus textos de acordo com o que está sendo considerado como relevante para o Google no momento.

O Skyscraper é uma estratégia de SEO que visa a criação de posts pilares com um conteúdo denso e completo. A técnica parte da análise da keyword, que é observada de acordo com o que o Google julga relevante ao usuário a partir dos artigos que estão melhores posicionados nas SERPs.

Desse modo, você entende o que é relevante ao usuário e produz seu texto com base no que foi encontrado, mas é preciso ir além! A menos que o artigo de seu concorrente seja um unicorn content sempre haverá alguma informação a ser complementada e é aí que entra sua ação: você deve realizar produções recheadas de informações, incluindo infográficos, imagens, vídeos e tudo o que for possível para que o conteúdo seja mais completo o possível.

Dessa forma, seu conteúdo será grande como um arranha-céu e logo o Google irá posicioná-lo em melhores posições nas SERPs, permitindo que você faça jus ao nome da técnica. Assim, seus textos estarão cada vez mais bem conceituados e farão com que seu site se torne apto a alcançar o tão esperado unicórnio.

Unicorn Content: dicas para alcançá-lo

Tripulante, como você viu, não é nada fácil elevar seu texto ao nível unicórnio, não é? Mas com alguns passos é possível entrar no caminho para que você atinja tal feito. Separamos abaixo algumas das principais dicas para que seu conteúdo seja melhor posicionado.

1. Seja objetivo

O conteúdo unicórnio é o que melhor atende a intenção de busca de seu usuário. Por isso, se ele está em busca de uma keyword específica, é importante que suas dúvidas sejam respondidas de forma direta e sucinta.

Logo mais, com o auxílio da técnica de escrita copywriting, você consegue atrair a atenção de seu usuário para seu texto e o convida a conhecer melhor seu negócio.

2. Seja Criativo

Ao usar uma linguagem criativa e amigável de acordo com seu buyer persona, você tem mais chances de fazer com que seu usuário fique mais interessado em seu texto e o leia por completo. Além disso, é muito importante que a sua produção seja fácil de entender para que todos os usuários tenham acesso a ela, se tornando um conteúdo mais democrático.

Portanto, uma linguagem amigável tem maiores chances de cativar a atenção de seus usuários e, assim, o Google vai entendendo a relevância de seu artigo para aquele público. Não irá demorar para que seu conteúdo consiga melhores posições nos resultados de buscas.

3. Pense além das palavras

Como mencionamos um pouco mais acima, é muito importante que o seu texto tenha diversas informações úteis para seus usuários. Logo, sinta-se à vontade para inserir informações que vão agregar mais confiabilidade e autoridade ao que for escrito.

Fotos, vídeos, infográficos e tudo o que deixar seu conteúdo mais vivo são muito bem-vindos, afinal, os unicórnios são cheios de brilho e alegria, faça suas produções assim também!

4. Use meios para engajar com seu público

Ao perceber que conseguiu criar um conteúdo verdadeiramente relevante e que você acredita que terá bons resultados de acordo com os seus usuários, é preciso que seu texto seja impulsionado e direcionado a seu público alvo, para que o processo de engajamento passe a acontecer.

Por isso, na construção dos textos é muito importante que você conte com os CTAs (Call To Action), que convidam o usuário a interagir de alguma forma com o texto que acabou de consumir, por isso, você pode convidá-lo a compartilhar o texto, deixar um comentário ou continuar a leitura em outros posts que tenham relevância similar.

Unicorn Content X Donkey Content: a batalha

Como mencionei acima, em paralelo ao Unicorn Content, existe o Donkey Content – um conteúdo estagnado e que não traz resultados para seu site. A verdade é que esse tipo de conteúdo trava batalhas incansáveis para se tornar um unicórnio, mas isso não acontece devido aos métodos equivocados que são adotados nas produções dos textos – eis aqui o planeta escondido desta galáxia: é isso que faz com que o conteúdo burro receba seu nome.

Os Donkey Contents compõem uma mínima parcela de aproveitamento do texto por seus usuários, enquanto o Unicorn Content consegue realmente captar a atenção de seus usuários a partir do engajamento que é gerado. E é um ciclo constante, em que mais engajamentos e resultados passam a ser alcançados.

Se você sente que muitas de suas produções estão estagnadas, pense que ele pode estar análogo a um teimoso burrinho que quando empaca não há nada que o tire do lugar. Será que você quer seu conteúdo assim enquanto há tanto a ser explorado por aí? A boa notícia é que um Donkey Content pode ser “transformado” em um unicórnio por meio de atualizações e ajustes que tenham o propósito principal de atender às necessidades de seus usuários.

No entanto, é preciso se atentar a mínimos detalhes de escrita, deixando o conteúdo mais completo e assertivo à palavra-chave em foco. Por isso, toda atualização é muito bem-vinda em textos que não estão gerando o resultado necessário para seu site.

Ao alcançar o nível de um conteúdo unicórnio, seus resultados passarão a ter os melhores resultados e seus usuários irão crescer consideravelmente. É um conteúdo tão forte e importante para seu site que seus resultados podem ser acompanhados assim que você o “capturar”. Ao entrar em sua órbita, é importante que você cuide dele, astronauta! Veja como, abaixo.

Capturei um unicórnio: e agora?

Mesmo que raros, os unicórnios podem ser capturados, ou melhor, alcançados. E serão como uma galinha de ovos de ouro para seu site e lhe trará inúmeros benefícios. Por isso, ao perceber que esse patamar foi atingido em seu site há muitos motivos para comemorar!

Mas isso não significa que você deve estagnar seus esforços quanto ao seu site. Há muito a ser explorado no universo e é preciso que você se empenhe a elevar todos os seus textos a unicórnio. Além disso, é importante sempre ficar atento aos concorrentes e aos seus resultados, para que ninguém retire seu posto recém-adquirido.

Se você alcançou esse feito, ele deve servir de inspiração para que todos os fatores de seu site se tornem uma referência para o usuário. Assim, o benefício desse tipo de post se torna utópico a você e a todos os usuários, respeitando uma das tríades que compõem os pilares do SEO: a User Experience.

A teoria do Conteúdo de Unicórnio é sobre usar suas produções que tenham o melhor desempenho e engajamento entre todos os seus usuários, fazendo-as subir em ranqueamento, e, quando atingir tal marco, passar a reaproveitar esse conteúdo por meio de links e atualizações, o que vai o ressignificar ao longo do tempo.

Assim, nosso objetivo com esse tipo de post é produzir um texto para seu site que irá possui as maiores taxas de tráfego e os melhores índices de CTR e, quando encontrá-lo, investir para gerar retornos para você e atender às expectativas de busca que seus clientes e usuários tinham quando iniciaram a busca por determinadas keywords.

Aproveite e confira nosso post com os tipos de keywords no SEO para blogs para entender melhor sua importância para seu site.

O que achou deste conteúdo, astronauta? Deu para entender melhor sobre o Unicorn Content? Espero ter ajudado e lhe convido a deixar seu comentário caso queira contribuir com o assunto ou trazer uma dúvida. Agora que você já sabe o que é e como produzir um conteúdo que se destaque, corra para investir em melhores produções e em SEO para seu negócio.

Temos certeza que os resultados serão muito satisfatórios! Eu agradeço por sua leitura e é nessa que eu vou! Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

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