Técnicas de SEO para E-commerce: liveSEO + Bis2Bis

Oi, eu sou a Mari aqui da Live SEO, e hoje vamos conversar um pouco mais sobre a aplicação do SEO no seu E-commerce. Esse caminho de implantação vem em parceria com os amigos da Bis2Bis.

Pensar em SEO para E-commerce de forma prática é elaborar estratégias contínuas de crescimento,  esse caminho de técnicas pode parecer confuso a princípio, mas ele construído com base em objetivos simples, que no futuro, geram resultados extraordinários para sua empresa.

Como qualquer outra vertente de conhecimento aplicado, o SEO também tem seus “mandamentos” a serem seguidos, e é a partir dele que o Google vai classificar, de diferentes formas, a qualidade e a validade de tudo que ele encontra em seu site. Esses 10 mandamentos são:

  • Não copie Conteúdo;
  • Não tenha medo dos Concorrentes;
  • Não pense em Bing ou Yahoo;
  • Não use qualquer plataforma;
  • Guarde o dia do Planejamento;
  • Não faça Black-Hat;
  • Não seja um “Colombo” (sem rumo);
  • Não fuja do UX;
  • Use review dos clientes;
  • Faça um SEO com a cabeça, não com o coração.
Os 10 Mandamentos do SEO para eCommerce:

Como o Google funciona no SEO?

Para começar a entender o SEO e como essas regras são aplicadas na prática, é importante entender como o mecanismo do Google funciona, e o primeiro passo dessa jornada é o rastreio. Nesse momento, o crawler do Google visita seu site e coleta todas as informações disponíveis, conteúdo, vídeos, css, imagens e até mesmo a performance.

O próximo passo é a indexação, onde os dados coletados são armazenados pelo buscador em uma espécie de índice de respostas, uma espécie de memória. Por exemplo, se o seu e-commerce é de tênis de corrida, ele armazena todas as suas informações na “gaveta” do tema.

Para finalizar, ocorre o rankeamento, e é aqui que o Google faz uma subdivisão primordial para o seu negócio: relevância e autoridade. Lá dentro da “gaveta”, ele busca os sites que apresentam o maior potencial entre esses dois fatores, tanto dentro como fora da página.

Como o Google Funciona modelo apresentado no webinar com a Bis2bis

Vamos colocar o SEO em prática?

Entender quais métodos o Google usa para avaliar as informações disponíveis no seu site é fundamento para iniciar a jornada de SEO no seu e-commerce. A partir desse conhecimento, você consegue dar inicio a aplicação dessas técnicas de construção de relevância e autoridade na prática!

Keywords

Para posicionar as keywords é preciso ir além do desejado, lembre-se, SEO se faz com a cabeça, e não com o coração. Existem três tipos diferentes para posicioná-las de uma forma orgânica, elas podem ser informacionais, transacionais ou navegacionais.

E como planejar essas palavras, independente do tipo? São necessárias algumas pesquisas que apresentem o volume de busca da suas palavras, qual dificuldade esse volume pode oferecer, e quais outras palavras-chave você pode utilizar para ganhar melhores posições de rankeamento.

Concorrentes

O concorrente não deve ser um inimigo, ele faz parte do seu planejamento de SEO como um dos principais objetos de pesquisas para desenvolvimento de estratégias. Esse mapeamento inclui tráfego, quantidade de palavras-chave e se elas possibilitam um GAP de oportunidade para você se posicionar.

Classificar os concorrentes também auxilia nesse processo. Concorrentes diretos e indiretos são diferentes pois possibilitam desafios específicos, e é a partir dessa diferença que você escolhe keywords que vai posicionar antes deles, que não devem entrar na briga, e as que você já saiu na frente.

Categorias/Marcas

Pensar na apresentação das suas categorias, ou marcas, é melhorar 100% a experiência do usuário dentro do seu site, além, é claro, de elevar seu poder de rankeamento dentro do Google.

Para um bom conteúdo de categoria, imagens e links internos precisam ser utilizados com sabedoria. Oferecer uma representação visual do está sendo apresentado ali melhora o UX e sua “reputação” com buscador. Já os links internos aumentam o número de páginas por sessão, outro modo de elevar o rastreio do Google.

Outros dois elementos que não podem ser deixados de lado, o title, que funciona como uma definição principal do conteúdo de cada página do e-commerece, e a meta description, que auxilia no aumento do seu CTR.

Conteúdo de Produto

Falar sobre conteúdo é falar sobre originalidade, certo? E para seus produtos, isso não pode ser diferente. Descrições prontas do distribuidor, ou pior ainda, copiada dos concorrentes devem ficar no passado. Assim como imagens muito pesadas, que devem ser substituídas para um rastreio mais eficiente.

Os vídeos também são uma escolha certeira para descrições criativas, informativas e que atraem a atenção na etapa de indexação do Google. Os links internos também entram nas estratégias da descrição dos produtos, uma vantagem pouco utilizada mas muito eficiente.

Backlinks

Os backlinks são uma prática muito comum entre e-commerces, e ele pode até  favorecer o SEO, mas quando feita da maneira correta, e é necessário estar atento para não cair em armadilhas.

Pagar por backlinks pode ser um tiro no pé, pois o Google conhece os domínios que oferecem essa possibilidade, e nesse momento o trust flow  deve ser seu melhor amigo. Utilize sua autoridade para trabalhar o link juice de forma positiva.

Rotinas internas

O SEO deve fazer parte do dia a dia do seu e-commerce, ele é uma prática contínua que é implementada para facilitar esses processos de melhora. Páginas desatualizadas prejudicam a força do seu site, assim como produtos sem imagens ou textos descritivos. Mantenha uma rotina de avaliação para que nada fuja do seu controle.

Não se esqueça das redes sociais nesse processo, apesar de algumas opiniões divergentes, elas influenciam em suas práticas de SEO e funcionam como uma aliado nesse implantação.

O SEO é um trabalho de longo prazo, investir tempo de conhecimento nesse processo vai levar seu e-commerce a lugares incríveis, onde seu concorrente jamais imaginou chegar. Dedique-se e conquiste um universo de possibilidades

Ficou com alguma dúvida? Relembre os conteúdos nos slides, ou entre em contato com a nossa órbita diretamente aqui pelo site. Venha viver o SEO com a gente!

Deixe um comentário