O texto alternativo, ou alt text, de uma imagem é uma descrição breve e objetiva sobre as informações contidas na foto, vídeo e gráficos. Ele é um atributo HTML usado para prover a informação contida na mídia anexada aos usuários que, por algum motivo, não podem acessar a imagem, seja por lento carregamento da página ou uso de leitores digitais.
Para que o alt text cumpra a sua função adequadamente, é preciso se atentar a alguns detalhes, como:
- Descrever todas as informações da imagem, caso ela contenha dados importantes, como em infográficos ou tabelas;
- Explicar para onde o atributo de anchor text <a> da imagem direciona o usuário, caso ela possua algum link;
- Usar alt= “ ” se a imagem utilizada for usada apenas para fins decorativos. O atributo vazio indicará que tanto os bots quanto os leitores de tela podem ignorar aquela mídia.
O alt text deve ser usado em imagens de capa, de contextualização de um conteúdo, gráficos, diagramas, infográficos, tabelas e até mesmo em vídeos. Ele deve apresentar todas as informações essenciais para a compreensão da mídia na página.
Por que o Alt Text é importante?
Durante o rastreio de uma página, o algoritmo do Google valoriza imagens otimizadas e com alt text por proporcionarem uma experiência completa ao usuário. Seja por utilização de tecnologias assistivas, como leitores de tela (que transformam texto em áudio), ou por lentidão no carregamento, o visitante ainda poderá realizar a “leitura” da mídia, mesmo que ela não apareça.
Ao utilizar o recurso, você fornece contexto, descrição e informações completas ao usuário, independentemente das condições em que o conteúdo aparece a ele. Dessa forma, o texto alternativo atua como uma estratégia eficiente de conteúdo SEO, focada na acessibilidade.
Além disso, o atributo também é vantajoso no auxílio do rastreio de palavras-chave, anchor texts, ao usar uma imagem como link, e melhor compreensão do contexto da mídia no seu conteúdo, impactando na visibilidade que a sua página pode receber.
Características de um bom Alt Text
Para um texto alternativo ser efetivo para os usuários e sua estratégia SEO, ele deve corresponder a algumas características:
- Ser objetivo e descritivo. Exemplo: “mulher de vestido e batom vermelho”;
- Ter até 125 caracteres;
- Utilizar textos alternativos que tenham relação direta com o contexto e conteúdo da página;
- Nomear arquivos com palavras-chave ou informações que representem a mídia, como “xicaradecafe1.jpg” ao invés de “IMG_02379.jpg” ou outros termos genéricos, como “imagem1”;
- Evitar excesso de palavras e termos pouco úteis ou redundantes para a compreensão da mídia, o que pode ser considerado spam;
- Evitar usar apenas links de imagem para a navegação no site.
Estratégias Relacionadas
Verbetes relacionados
- Crawler;
- Keyword Stuffing;
- White Hat.
Referências
Central de Pesquisa Google. Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes. Disponível em: https://developers.google.com/search/docs/fundamentals/seo-starter-guide?hl=pt-br.
Central de Pesquisa Google. Práticas recomendadas de SEO para o Imagens do Google. Disponível em: https://developers.google.com/search/docs/appearance/google-images?hl=pt-br.