E aí, pessoal! Aqui é a Camila Yuemi, tripulante conteudista da liveSEO! Vim trazer um post completo sobre – *que rufem os tambores” – conteúdo SEO! Isso mesmo, este texto é uma metalinguagem com o objetivo de proporcionar conhecimento a você, que busca posicionar seu site nas primeiras posições.
Está preparado? Então confira o que preparamos para você!
Contents
Conteúdo e SEO: qual a conexão entre os elementos?
Para compreender do que se trata o conteúdo SEO, precisamos, primeiramente, desmembrar os termos isoladamente. Nesse sentido, trago à reflexão: o que é conteúdo e onde ele entra nas otimizações de SEO?
Conteúdo é, em sua definição, “aquilo que está contido em algo, ocupando um espaço” – cujo sentido é amplo e abrange diversas possibilidades de aplicação. No marketing, o termo está relacionado à comunicação nas mídias sociais, local onde a utilização tem o propósito de atrair e oferecer informações ao leitor por meio da linguagem, tanto verbal quanto não verbal.
É por meio da linguagem, esse sistema complexo de signos com significantes e significados, que os seres pensam, se comunicam e assimilam as informações do mundo. E no universo SEO a linguagem entra como um fator essencial, afinal, é por meio das palavras – faladas ou escritas – que os usuários fazem buscas por informações e produtos no Google.
Nesse sentido, levar em consideração as palavras-chave foi a maneira que o buscador encontrou de levar ao seu público o melhor resultado possível, de acordo com sua intenção. Uma estratégia genial, concorda?
E com uma leve compreensão de como o Google funciona, a importância do conteúdo para o SEO fica ainda mais clara: ele contribui para que o crawler rastreie, indexe e classifique sua página – posicionando a partir do que acha relevante ou não ao seu usuário.
Mas… como criar conteúdos visando as Otimizações dos Motores de Busca?
Principais estratégias de conteúdo SEO
A partir do que foi dito, é hora de entender em qual atmosfera o conteúdo se aplica no universo do SEO. Por isso, separamos as principais estratégias quando se trata do assunto. Olha só:
1. Palavras-chave
Como foi possível perceber, o conteúdo gira em torno de palavras-chave. Mas isso não significa que produzir conteúdo consiste em ficar repetindo a keyword desenfreadamente! Pelo contrário, a repetição excessiva das keywords ao longo do texto é uma técnica chamada de keyword stuffing, que existe como uma herança do SEO arcaico.
Se antes essa ação era vista como uma estratégia de posicionamento, hoje é vista como uma prática black hat, justamente por não proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Essa otimização aconteceu graças a atualizações do Google, como Hummingbird e Rankbrain, que tornaram as buscas muito mais assertivas à intenção do usuário. Ou seja, com a ajuda de uma Inteligência Artificial, o buscador passou a considerar não apenas a palavra-chave em foco, mas também o campo semântico – que chamamos de LSI (Latent Semantic Indexing).
Isso significa que um bom conteúdo SEO trabalha a keyword e seu campo semântico de maneira natural, coerente e equilibrada.
2. Blogposts
Quando o assunto é conteúdo, é normal que a palavra “blog” apareça relacionada. E não é para menos: vincular um blog ao e-commerce é uma estratégia altamente eficiente para aumentar a relevância e a autoridade de um domínio.
Isso porque é no blog que podemos trabalhar de modo assertivo as keywords informacionais, que trazem consigo um caráter informativo e não necessariamente comercial.
Desse modo, você entrega materiais relevantes e de qualidade ao seu público, fortalecendo o branded. E mais: ao gerar conteúdos de qualidade, você gera engajamento, fazendo com que seu público compartilhe, comente, interaja, e navegue pelo seu site por links internos estrategicamente posicionados.
E quando o Google percebe que tem muita gente se interessando pelo seu site/blog, as chances de classificá-lo em uma boa posição na SERP são maiores, aumentando o cluster de palavras-chave para as quais o domínio posiciona.
Deu para perceber que o blog é uma estratégia valiosa de SEO, né? Além de posicionar diferentes tipos de keywords, aumenta a autoridade do domínio como um todo e, consequentemente, o número de acessos.
No webinar “Blog + SEO + e-Commerce”, você entende mais claramente a influência do blog sobre sua loja virtual – vale a pena assistir. E se você já tem um blog, é hora de rever quais estratégias são trabalhadas. Para isso, indico a leitura do post: Topic Clusters: como organizar seu blog de forma estratégica!
3. Textos para categorias e marcas
Em e-commerces, o conteúdo está presente em tudo – da categoria ao produto. Como apresentei no webinar SEO para Produtos, juntamente com nosso Master SEO Lucas Maranho, a função do conteúdo na loja virtual é acolher o usuário, oferecendo informações relevantes para sua compra e, consequentemente, aumentando as chances de conversão.
Vale lembrar que o conteúdo se encontra em diversos campos, não apenas nos títulos e descrições de produtos, mas também na parte superior do catálogo de produtos, inferior, lateral, enfim, em diferentes placeholders.
E não preciso nem dizer que são locais perfeitos para fortalecer as boas práticas de Content SEO mencionadas aqui, como links internos, uso de palavras-chave e mais.
4. Links internos
Os links internos são uma estratégia básica de conteúdo SEO. Eles permitem que o usuário navegue pelas conexões oferecidas, acessando informações valiosas para sua busca. Tudo isso resulta em uma melhor navegabilidade.
Mais do que isso, eles melhoram a fluidez do rastreio, facilitando o trabalho do crawler no momento de fazer um diagnóstico do site.
Mas, espera aí! Não é para sair fazendo links internos no seu texto aleatoriamente! Eles devem ser estratégicos, isto é, devem fazer sentido para seu usuário e conter um anchor text adequado – em keywords relevantes, evitando termos como “clique aqui”.
5. SERP – Search Engine Results Page
Como matriz do SEO, a Search Engine Result Page – ou “Página de Resultados do Motor de Busca” no bom e velho Português – é onde as conclusões das buscas realizadas pelo usuário são apresentados, em ordem de classificação.
Essa página é um enorme e eterno leilão: cada página apresenta em torno de 10 resultados lutando entre si para conquistar o cinturão do primeiro lugar do Google. E é claro que lá o conteúdo tem papel fundamental!
Ele aparece em diferentes formas:
- Meta title: este é o espaço destinado ao título do URL. Assim, deve abranger a palavra-chave em foco e conter um número específico de caracteres.
- Meta description: esse campo corresponde à descrição que aparece abaixo do meta title, como uma pequena introdução do que o leitor encontrará ao acessar o link.
Tanto o title quanto a description são elementos fundamentais para o crescimento de um site. Embora não sejam exatamente fatores de rankeamento, são elementos chave para aumentar a taxa de cliques – Click Through Rate – se estiverem adequados a nível de UX.
Para criar bons conteúdos de SERPs, devemos utilizar ferramentas especializadas, a partir das quais é possível analisar quais são as keywords mais buscadas, quais as tendências e particularidades. Somente seguindo as diretrizes é possível responder à intenção do usuário e atrair cliques de qualidade.
6. Atributo Alt
Como disse no início, a linguagem é a cerne do conteúdo, e se divide em verbal e não verbal. A verbal é a “verbalizada”, isto é, manifestada através de palavras faladas e/ou escritas. A não-verbal, por sua vez, é a “não verbalizada”, representada por meio de signos visuais.
Se no Google o conteúdo verbal é o texto, o não verbal são as imagens e gráficos. Eles complementam um ao outro e enriquecem o conteúdo como um todo.
Mas como o buscador analisa uma imagem para classificá-la?
Se você achava que o crawler, no momento do rastreio, parava em cada imagem e ficava apreciando os elementos artísticos para decidir como classificá-la, está enganado. Ele conta com a ajuda do Atributo Alt, que é o texto alternativo utilizado para descrever todos os elementos presentes na imagem.
Além de facilitar a indexação, esse texto substitui a imagem quando o elemento HTML não se renderiza. E por trás disso ainda oferece acessibilidade: é por meio do texto alt que as pessoas cegas e com necessidades específicas conseguem ter acesso ao conteúdo da imagem.
SEO técnico versus SEO de conteúdo
Visto a importância e as possibilidades de aplicação do conteúdo nas estratégias de posicionamento, entendemos que ele por si só é o suficiente para fazer o site posicionar, certo?
Errado! O conteúdo é apenas um braço do SEO On page, que caminha de mãos dadas com o SEO técnico para, juntos, trazerem resultados positivos. Mas, como amante de tal objeto de estudo, não posso deixar de enfatizar que se trata de um braço muito forte e importante para o seu domínio.
Para mergulhar mais fundo no assunto, acesse nossos posts relacionados – que serão linkados aqui abaixo – e comece já a colocar em prática as estratégias de Content SEO. E se tiver dúvidas, deixe nos comentários, nossa equipe vai adorar te responder!
Amei quando você disse que “o conteúdo é apenas um braço do SEO On page, que caminha de mãos dadas com o SEO técnico”. Concordo plenamente com isso. Parabéns pelo excelente conteúdo.