Backlinks são links de um site para outro. Eles possibilitam direcionar os visitantes a conteúdos complementares, enriquecendo a experiência do usuário. Por exemplo, se um site sobre saúde menciona um artigo do seu site e insira um link para ele, esse é um backlink.
Essa estratégia ajuda a distribuir autoridade entre URLs e domínios , fortalecendo a relevância de um site aos olhos dos mecanismos de busca.
Além disso, os backlinks são considerados votos de confiança de um site para outro. Quando um site externo insere um link para sua página, ele está essencialmente relacionado aos mecanismos de busca para que seu conteúdo seja relevante e útil. Isso pode ajudar a melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa, aumentar a visibilidade e atrair mais tráfego orgânico.
Tipos de backlinks
A utilização de links em um conteúdo para distribuir relevância e autoridade pode ser classificada em 3 principais tipos, sendo eles:
Link Follow (ou Dofollow)
A classificação “follow” indica que o link é confiável e que parte da autoridade da página original deve ser distribuída para ela.
Link Nofollow
No caso dos links Nofollow, o movimento é o contrário: os crawlers passarão pelo conteúdo e encontrarão uma sugestão de que não devem passar a autoridade para a outra página. A estratégia pode ser realizada em caso de linkagens para concorrentes, por exemplo.
Link Low Quality
Os links Low Quality se traduzem como linkagens de baixa qualidade. Eles são criados apenas visando backlinks ou spam, sem se preocupar com contexto, coerência ou atribuição de páginas com conteúdo útil. Esse tipo de prática é penalizada pelo Google, impactando o seu ranqueamento.
O que caracteriza um backlink de qualidade?
Um backlink de qualidade é aquele que contribui para o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca sem infringir diretrizes. Para ser considerado relevante, ele deverá atender a critérios como:
-
Domain Authority (DA) ou Page Authority (PA): a autoridade que a URL ou o domínio possui. DA/PA altos distribuem maior porcentagem de autoridade em seus backlinks;
-
Links Naturais: os bots do Google fazem leituras semânticas, sendo capazes de identificar links forçados e fora de contexto;
-
Palavras-chave em texto âncora: ao realizar uma linkagem, você deve indicar ao usuário e aos crawlers para onde está os levando. O uso de palavras-chave no texto âncora é uma estratégia assertiva de backlink de qualidade.
Estratégias para Construção de Backlinks
A aquisição de backlinks de qualidade deve ser feita de forma estratégica, evitando práticas artificiais ou manipulativas que resultem em penalizações pelos mecanismos de busca. Algumas estratégias eficazes incluem:
-
Guest Posts: publicação de artigos em sites relevantes do setor, incluindo links naturais para o seu site.
-
Link Building orgânico: produção de conteúdo de alta qualidade que incentive outros sites a linkarem espontaneamente.
-
Menções sem link: identificar menções à sua marca sem um link e solicitar a inclusão do backlink.
-
Parcerias estratégicas: colaboração com sites confiáveis para trocar referências relevantes.
A construção de um perfil de backlinks sólido deve focar em links provenientes de sites com alta autoridade, conteúdo relevante e boa reputação, garantindo benefícios reais para o ranqueamento e a credibilidade do site.