Imagem de capa do dicionário de SEO "Link Juice"

Link Juice

Conteúdo
Conteúdo

Em essência, o Link Juice refere-se à distribuição de valor ou autoridade concedida a cada link em uma página da web. Sua estratégia visa direcionar essa autoridade e relevância para as páginas mais importantes de um site ou e-Commerce. Ao aplicar essa técnica, você pode colher diversos benefícios aos olhos do Google.

A influência dessa técnica no SEO de um site é profunda e pode ser dividida em várias categorias: classificação, autoridade e dispersão.

  1. Classificação: Para obter uma boa classificação nos mecanismos de busca, é necessário ter uma estrutura sólida de programação em seu site.
  1. Autoridade: Para ganhar notoriedade, o conteúdo deve ser de alta qualidade, envolvente e relevante para seu público-alvo. A autoridade é construída ao criar e referenciar outros conteúdos, bem como ao ser referenciado por outros.
  1. Dispersão: A dispersão envolve tornar seu conteúdo e marca mais visíveis em páginas de terceiros e garantir que suas próprias páginas estejam bem estruturadas. Isso ajuda a obter mais autoridade nos rankings dos mecanismos de busca.

A dispersão pode ser realizada de duas maneiras: internamente e externamente. A dispersão interna refere-se à distribuição de autoridade de uma página do seu próprio site para outras URLs relevantes. Já a dispersão externa envolve a obtenção de links de outros sites para o seu.

Um dos princípios fundamentais do Link Juice é que a autoridade não é infinita. Cada página da web possui uma quantidade limitada de autoridade para distribuir por meio de links. Quando uma página vincula a outras, ela transmite parte de sua autoridade. Por exemplo, se uma página X possui 10 pontos de autoridade e possui 4 links para outras páginas, cada link receberá 2,5 pontos de autoridade.

No entanto, essa equação é mais complexa do que parece. Nem todos os links têm a mesma importância, e páginas específicas, como a página inicial, desempenham um papel crucial na distribuição de autoridade. Portanto, é importante equilibrar o número de links em suas páginas, evitando o excesso ou a falta deles.

A chave para o sucesso do Link Juice é integrar estrategicamente os links em suas páginas, garantindo que eles agreguem valor ao conteúdo. É importante lembrar que os mecanismos de busca são sofisticados e avaliam a qualidade e a relevância dos links e das páginas de origem!

Além disso, é essencial criar uma estrutura de links internos eficaz, integrando páginas relacionadas para melhorar a autoridade e a navegabilidade do site. Ao fazer isso, você pode melhorar sua classificação na SERP e aumentar a autoridade de seus links internamente, para então, ter mais “reputação” e pontos positivos no momento de ranquear no Google

Em resumo, o Link Juice é um conceito que descreve como a autoridade é transmitida por meio de links em uma página da web. É uma parte fundamental da estratégia de SEO, e entender como distribuir e utilizar efetivamente esse “suco de links” pode ser a chave. Portanto, ao criar e otimizar seu conteúdo, leve em consideração essas diretrizes e dicas para aproveitar ao máximo o potencial do Link Juice.

Leia o blogpost completo explicando mais detalhadamente dessa estratégia aqui

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.