Exact Match Domain (EMD)

Conteúdo

O conceito de Exact Match Domain (EMD), ou Domínio de Correspondência Exata, de forma simplificada, refere-se a incluir a palavra-chave exata em seu domínio. Isso pode ser exemplificado pela criação de sites como “tenisdecorrida.com.br” ou “melhorpaneladepressao.com.br”. 

Quando começou?

No início dos anos 2000, muitas empresas buscavam registrar nomes de domínio que correspondessem exatamente às palavras-chave que eram relevantes para seus negócios, na esperança de obter uma vantagem competitiva nas classificações de pesquisa. 

Os EMDs desempenharam um papel significativo em estratégias de otimização de SEO até cerca da metade da década de 2010. Durante esse período, o Google reconheceu que os EMDs às vezes estavam associados a conteúdo de baixa qualidade e práticas desonestas de SEO, também conhecidas como Black Hat“. 

No entanto, nos dias atuais, o Google não atribui mais uma importância significativa à presença de um EMD em um domínio, a menos que não haja concorrentes que ofereçam um conteúdo de melhor qualidade e autoridade na mesma área — o que é bastante raro! 

Opinião do Google sobre EMD

O Google valoriza mais a autoridade e o branding, ou seja, a reputação construída ao longo do tempo. Isso inclui a criação consistente de conteúdo relevante, bem como a implementação de uma estratégia que demonstre expertise e propósito da sua marca.

Em um FAQ, Matt Cutts aborda a importância de ter palavras-chave em um nome de domínio, mas enfatiza que, nos dias de hoje, o foco principal deve ser a melhoria do conteúdo do site, a construção da marca (branding) e a implementação de estratégias que fortaleçam a Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança (EEAT, na sigla em inglês).

Ainda, destaca que um site com uma marca consolidada ou “brandable” pode alcançar o mesmo sucesso. Por exemplo, o nome “Starbucks” não está diretamente relacionado à palavra “café”, mas a marca se tornou sinônimo de café de alta qualidade. Isso mostra que não é estritamente necessário que um domínio seja algo como comprarcaferapido.com para ser bem-sucedido na SERP.

Caso tenha interesse, clique aqui e assista às respostas do WebMaster.

E você, conhece algum site que tenha essa prática ativa? Nos conte nos comentários!

Até a próxima.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.