Capa do post "o que é link juice"

Link Juice: O que é, principais técnicas e a importância na sua estratégia de SEO

Conteúdo
Conteúdo

O termo Link Juice pode até parecer um pouco estranho dentro de um campo repleto de palavras sofisticadas e impactantes, mas a verdade é que ele é ideal para ilustrar a complexidade de sua dinâmica. Em muitos momentos, menos é mais, especialmente em um meio onde muitas das operações são mais matemáticas e de difícil abstração.

Acontece que esse conceito é chave para se ter esquematizado os diversos caminhos do SEO em sua mente, e, no fundo, todo grande conceito precisa de uma ilustração simples. O que seria de nós ao interpretar a mecânica Newtoniana na escola sem a imagem da maçã, que inspira, inclusive, uma das marcas e tecnologias mais disruptivas dos dias de hoje?

Como a técnica influencia no SEO do site?

Diga-se que podemos separar as competências das técnicas de SEO em alguns ramos diferentes: O rankeamento, a autoridade e finalmente, a dispersão.

Para estar bem posicionado, seu negócio precisa de uma frente poderosa, um webmaster capacitado que irá trabalhar a programação de sua página.

Para ter notoriedade, seu conteúdo precisa de qualidade, minúcia e tato no diálogo com os consumidores a serem prospectados, assim o conteúdo cria um nível de autoridade que se alimenta tanto construindo e referenciando outros conteúdos, como sendo referenciado.

Aí fica a ideia de sua dispersão. Porque claro, quanto mais evidente seu conteúdo e sua marca ficarem nas páginas de terceiros, e mais bem estruturadas estiverem as suas páginas, mais autoridade os buscadores darão a ela. Isso resultará em mais posicionamento como conteúdo relevante dentro dos rankings do buscador.

Falando dessa dispersão, ela pode ser feita de duas formas diferentes. Criando um “suco de links” tanto interno, quanto externo.

O interno se refere ao que uma página do próprio site pode distribuir a outras URLs, por exemplo, o que recebe de autoridade de um terceiro e a redistribui desde a home para outras páginas relevantes como as categorias.

E assim, como existe uma ilustração para explicar a teoria de Newton, o Link Juice conta com dita ilustração para tornar o conceito mais palpável, observe.

Esquema de funcionamento do Link Juice com copos de suco.Percebe como tudo está intrinsecamente conectado e, o sucesso de um, está diretamente ligado à boa execução de todos os outros?

A tática de construção de links, certamente, faz parte de um dos pilares do SEO. E, por mais que pareça simples elaborar uma vez o conteúdo, é fundamental se lembrar que os buscadores operam com uma enorme base de dados e estão sob constante evolução na capacidade de análise de seus links.

Isso porque eles buscam oferecer a melhor experiência possível aos usuários, para que páginas de spam, scam ou conteúdos mal produzidos não ganhem os buscadores simplesmente por possuírem um excesso de palavras-chave e links dispersos por páginas-robô de forma paga.

Os parâmetros do Google, por exemplo, giram em torno dos 400 para que uma página passe pelo pente fino de autoridade e confiabilidade. Então, não adianta nada simplesmente atirar uma série de links e palavras-chave de outras páginas. Na verdade, isso só irá comprometer sua página.

O Link Juice é justamente uma esquematização do fluxo de relação dos links. A inteligência artificial dos buscadores é muito sofisticada e, quando vai mensurar a autoridade de um site, analisa também a origem de suas referências, ou seja, de onde foi linkado.

Todos os URLs de uma página serão ranqueados e receberão uma espécie de “nota”. Acontece que essa “nota” é limitada. As páginas, ao referenciarem URLs, transferem autoridade, pois a IA (Inteligência Artificial ) presume que, se aquele link está ali, é por ter relevância.

Se a página X usa 4 links em sua postagem; os dos sites A, B, C e D. Supomos que ela transfira 10 pontos de autoridade. Logo, como os 4 links estão ali, cada um vai receber ¼ dessa pontuação, 2,5 para cada.

Quadro preto com esquema de distribuição de pontos com copos.

Parece uma equação simples, mas não é. Inclusive, a equação ideal a ser buscada para conseguir se beneficiar dessa mecânica com êxito é um tanto mais complexa, especialmente por alguns fatores:

  • Há, simplesmente, alguns links que não precisam de muita relevância, como aqueles do tipo “Sobre A Empresa”, “Contatos”, “Trabalhe Conosco”, inclusive porque muitos deles já estão bem evidentes na Home.
  • Eis o coração dessa relação: sua Home. Se você produziu uma boa página, robusta, navegável e atraente, muito do conteúdo já estará bastante evidente nela. Dessa forma, faz muito mais sentido ter mais direcionamentos para sua Home, que é o portão de entrada para os demais núcleos de sua página, e ao destino de grande parte dos backlinks, onde na maioria dos casos são direcionados à home do seu site, ou seja, ao domínio principal.
  • Você pode até estar pensando em somente diminuir o número de links e manter uma prioridade em sua Home. Acontece que é importante, para atingir autoridade, que sua página possua um número saudável de links, o que, acredite, dentro de todos aqueles parâmetros da Inteligência Artificial dos buscadores, faz diferença.
  • Tenha em mente que o excesso em um aspecto sempre acabará prejudicando o outro. Você precisa gerar autoridade para uma página, mas também precisa de autoridade na primeira página que irá gerar o fluxo para a segunda. E usar links é uma boa maneira para isso.
  • A principal solução é agregar vários URLs em uma página apenas. Por exemplo: As páginas de “Trabalhe Conosco”, “Lojas Físicas”, “Política de Trocas”, “Devoluções”, entre outras, podem ser integradas em apenas “Política de Compras” e “Sobre nós”.Diminuindo, então, a quantidade de links na home e transferindo autoridade aos domínios que realmente precisam se posicionar de forma orgânica.

Mais Algumas Dicas Valiosas Para Levar Consigo:

Bem, a essa altura, certamente você já está pronto para começar a remodelar seus conteúdos, e isso é vital para o SEO, já que os parâmetros dos buscadores nunca param de se sofisticar, assim temos de fazer o mesmo e, aproveitando sua inspiração, vale reforçar algumas dicas de ouro:

Quadro em formato de checklist com ações para Link Juice.
  • Faça Backlinks de qualidade: faça textos âncora curtos, concisos, naturais, relativos, agregadores de valor, chamativos, mas sem perder o foco.
  • Não faça linkagens de forma aleatória, todos devem acontecer dentro de um contexto, de forma fluída.
  • Evite aglomerar muitos links, ou ao menos selecione bem os dofollow’s e os nofollow’s.
  • Crie um esquema, um pequeno mapa para acompanhar sempre seu raciocínio (que tal de copos de suco, para ficar dentro do tema?)
  • Aproveitando essa esquematização, não deixe de colocá-la em prática e aperfeiçoá-la de forma que você consiga integrar internamente seus links, enriquecendo e agregando a sua marca como um todo de maneira inteligente e dinâmica.
  • Links externos, de propaganda, pagos e de dados pouco relevantes que podem ser facilmente encontrados em sua Home merecem menos prioridade.
  • Fique atento com os redirecionamentos 301, a maioria dos buscadores são tolerantes e não irão desqualificar sua página, mas uma boa auditada na categoria pode te poupar de perder autoridade ao manipulá-los de forma mais interessante.

O Extrato Do Conceito De Link Juice

Caso você tenha dado só aquela escaneada no conteúdo, saiba que aqui tem um compilado do que discorremos anteriormente. Então, afinal, de onde vem o Link Juice, e de onde não?

Fundo branco com tabela sobre a origem do link juice.

Link Juice vem de:

  • páginas com conteúdo relevante para seu site e conteúdo de qualidade no geral;
  • páginas com alto ranking no PageRank;
  • páginas com posição alta na SERP;
  • páginas com autoridade em outros canais de tráfego e redes sociais;

O Link Juice não vem de:

  • páginas que atribuíram a tag “NoFollow” para o URL de seu site;
  • páginas não indexadas;
  • links pagos;
  • links vindos de site sem autoridade ou posicionamento na SERP.

Quer conhecer outras estratégias para te ajudar a conquistar backlinks de qualidade? Assista nosso webinar de “Como fazer Link Building”.

Explorador, agora você já deve estar com uma série de táticas em mente. Ótimo! Dinâmica é uma das palavras-chaves do SEO, e quando ela fica no topo do seu vocabulário, é um bom sintoma de que seu engajamento tem força e, acredite, ele é contagioso!

Não se esqueça de manter um bom esquema das relações aprendidas aqui, com o tempo você irá incorporar essa dinâmica em mais atividades.

Para qualquer dúvida, dica ou elogio você pode escrever pra gente!

Ah! E aproveite para assinar nossa newsletter e ter tudo em primeira mão no seu e-mail, a liveSEO faz uma série de postagens sobre o universo do SEO para você ficar sempre atualizado e preparado.

Que tal nos encontrarmos nas redes sociais também? Assim a gente fica sempre em contato!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Avalie o post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *