O termo footprint, do inglês, significa “pegada”, é um rastro específico que indica uma atividade ou presença utilizado pelos mecanismos de busca para rastrear atividades em diversos sites. Essas pegadas podem ser utilizadas para refinar buscas e encontrar resultados mais objetivos e precisos.
Na área do SEO, o Google utiliza os footprints para unir páginas ou sites, analisando os backlinks inseridos. Esse rastro pode ser utilizado em estratégias de boas práticas ou estratégias negativas que podem ser penalizadas pelos motores de busca, como um backlink construído e não conquistado ou a utilização de palavras-chave repetidamente em vários sites vinculados a um único IP.
Tipos de footprints
Existem apenas dois tipos de footprints a serem utilizados, o positivo, que segue as boas práticas do SEO ou uso comum dos usuários, e o negativo, seguindo as práticas que podem prejudicar o site. Entenda melhor cada um a seguir:
Footprints positivos
São realizados seguindo as boas práticas dos motores de busca, construídos de forma natural utilizando as sequências de texto comuns que os mecanismos de busca reconhecem e identificam páginas semelhantes. Os especialistas em SEO com as boas práticas ajudam os usuários a encontrar determinados sites mais facilmente quando normalmente não conseguem achar.
Esses especialistas otimizam buscas para conquistar backlinks de qualidade, realizando parcerias saudáveis e confiáveis. Seguem os exemplos mais utilizados:
- Aspas para encontrar palavras exatas: quando se pretende encontrar um termo exato, coloca-se aspas antes de depois. Por exemplo, “keyword”;
- Inurl: termo utilizado em SEO. Inurl, permite rastrear todas as URLs que contêm uma palavra-chave, digite inurl:keyword, sem espaços;
- Identifique espaço para comentários em um blog: esse footprint pode ser utilizado para inserir um link. Digite palavra-chave blog list;
- Encontre entrevistas com especialistas: se procura por especialistas de determinado nicho, você pode utilizar o footprint: palavra-chave intitle:entrevista;
- Site: para ver todas as páginas/URLs indexados pelo Google, use site:o domínio que deseja. Por exemplo: “site:liveseo.com.br”.
Footprints negativos
Conhecidos também como pegadas ruins, são práticas que podem prejudicar o posicionamento dos resultados das páginas identificadas pelos motores de buscas. Práticas como link building manipulativo, o Google identifica que poucos usuários pesquisam uma palavra-chave para uma página específica, não estabelecendo uma conexão natural, ou conjunto de keywords utilizadas várias vezes em vários sites vinculados.
Estratégias relacionadas
Verbetes relacionados
Backlinks: um backlink ocorre quando outra página da web insere um link para direcionar o usuário à outra página, de modo natural e não forçado. É um dos principais componentes do SEO e auxilia o ranqueamento nos motores de busca.
Link building: é uma estratégia de marketing digital focada em conquistar backlinks de qualidade para um site, de modo que aumente a relevância e autoridade dessa página, melhorando o posicionamento nos resultados de pesquisa.