Título do lado esquerdo Vantagens e desvantagens da estratégia de Guest Post, e do lado direito imagem em vetor de uma pessoa olhando post de um blog.

Vantagens e desvantagens da estratégia de Guest Post

Sabia que existe uma forma de ter conteúdos relevantes e de autoridade em seu site sem que você seja o autor? E não, não estamos falando de IA!

Os guest posts são uma estratégia que consiste em autores convidados escreverem em um blog terceiro para falar de um assunto em comum entre os dois sites.

Esta tática serve tanto para que você seja o redator em um domínio parceiro ou também para que convide outros especialistas para seu site. A chave aqui é investir em parcerias que realmente agreguem para seu público e ofereçam conteúdos originais de alto valor.

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, a prática de guest post possui seus pontos fortes e fracos, e é isso que exploraremos no conteúdo de hoje.

Eu sou Isabela Bezerra, Especialista SEO, e vou te apresentar as vantagens e desvantagens deste método de conquista de backlink. Aperte os cintos, nossa viagem intergalática irá começar em 3,2,1… Já! ?

Quais as vantagens do guest post para as estratégias de SEO?

Conheça 8 vantagens de aplicar a estratégia de guest post:

texto na lateral a esquerda e uma ilustração a direita de uma pessoa segurando um like

1. Leva sua marca para mais usuários

Uma das principais vantagens do guest post é a possibilidade de sua empresa ser encontrada por mais pessoas. Isso se dá tanto nos casos em que você é o autor convidado em um site terceiro quanto na situação contrária.

No caso de você ser o convidado, o público do domínio em que escreveu irá se deparar com um link para sua empresa no conteúdo e será direcionado para lá. No cenário oposto, essa descoberta por novos usuários ser dá pela divulgação que o autor que escreveu em seu site fará.

Isso mostra que a parceria certa pode fazer com que sua marca suba posições na SERP do Google, além de reforçar sua reputação entre a comunidade do nicho que está inserido e impactar diretamente na sua autoridade dentro daquele segmento.

Adicionar o nome da sua marca – ou o seu próprio nome – e um link importante em um dos blogs de referência do seu nicho pode mudar o curso da sua trajetória na web.

2. Fornece conteúdo rico para seu domínio

Como já explicamos no conteúdo sobre “o que é guest post“, parte essencial da estratégia é que os textos produzidos pelo convidado sejam altamente relevantes para que tragam relevância para ambos os domínios.

Caso contrário, a autoridade de um site não será transferida para o outro, nem haverá tráfego para as páginas. Por isso, quando você realiza ações que envolvem essa troca de textos, acaba por ganhar conteúdos robustos, bem escritos e completos.

Essa característica reforça seu blog como uma fonte de informações focadas na experiência do usuário, o que contribui para a fidelização de leitores, que ficam mais propensos a um dia se tornarem clientes.

texto a esquerda com uma ilustração de uma pasta organizadaAlém disso, sites preocupados em ajudar quem o acessa também acaba sendo bem vistos pelo buscador que ranqueia os URLs a partir do alinhamento deles com as diretrizes e missão do Google.

3. Melhora seu posicionamento e o tráfego orgânico

Usar da boa reputação de um blog para melhorar a autoridade da sua marca não traz frutos apenas em relação ao nicho. Resultados reais podem ser alcançados, principalmente em relação ao posicionamento e ao tráfego orgânico do seu site. Afinal, quem trabalha no ambiente online com qualidade recebe mais visitas qualificadas, não é mesmo?

Além disso, com o trabalho de backlinks gerados pela produção de guest posts, caso estejam com as etiquetas de links adequadas, a autoridade de seu domínio é aumentada frente aos buscadores. Dessa forma, os algorítimos entenderão que seu site possui conteúdos relevantes e confiabilidade a ponto de outras páginas estarem cedendo espaço para divulgar um link seu. Isso fará com o que seu URL ganhe posições melhores na página de busca.

4. Expande seus backlinks de forma positiva

Um site com backlinks de qualidade tem maior potencial de posicionamento nos primeiros lugares da SERP, e um planejamento de guest posts bem feito pode te levar ao topo das pesquisas do Google.

Mas lembre-se: um backlink só oferece valor a sua marca quando feito de forma natural e bem constrída, links sem propósito podem inclusive causar um efeito totalmente oposto. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre off page com este conteúdo aqui do blog!

5. Beneficia também quem cede o espaço

O guest post é uma estratégia tão vantajosa que os dois lados saem ganhando. Isso acontece porque o aumento de autoridade também para quem tem sua marca mencionada em um blog parceiro.

Quem convida também oferece espaço para autoridades aprimorarem seu conteúdo sobre os principais topic clustes do domínio e alimentam sua expertise sobre o assunto. Para que esse benefício realmente aconteça, é essencial a construção de textos completos, originais e que possuam linkagens com a etiqueta DoFollow.

Assim, é possível manter ciclo virtuoso e super relevante com os guest posts!

6. Fortalece as parcerias de sua empresa

Os guest posts são uma boa forma de se aproximar de outras marcas que se assemelham da sua em valores e ideais. Com o convite para um parceiro trazer um conteúdo para seu site, cedendo parte de sua popularidade e visibilidade para que ele mostre sua expertise, você reforça laços importantes no mundo dos negócios.

O momento de negociar essas colaborações também abre portas para a discussão de outras estratégias e fortalecer seu networking. Aproveite cada chance para criar um relacionamento real com empresas que confia e acredita no propósito.

7. Aumenta o nível de confiabilidade do domínio

Essa é outra vantagem que contempla os dois participantes da estratégia! Quando um blog menciona uma marca bem falada daquele nicho, ou quando um profissional de qualidade está adicionando conteúdos ricos em informação naquele domínio, a confiança no que está sendo dito aumenta aos olhos do usuário e do Google.

Essa troca estabelece ainda mais potencial para o T de “trustworthiness” presente no famoso EEAT – experience, expertise, authoritativeness and trustworthiness – ou experiência, expertise, autoridade e confiabilidade!

8. Possibilita a busca por palavras-chave de alta relevância

Quanto mais alto o nível de busca por uma palavra-chave, maior a competitividade para conquistar as primeiras colocações nos motores de busca. Nessa disputa, ter backlinks para as páginas certas irá dar uma vantagem para seu URL — claro, se essa linkagem for acompanhada um de texto de qualidade e uma boa experiência do cliente!

Por isso, os guest posts podem ajudar a disputar keywords mais relevantes. Ao fazer seu conteúdo em um site parceiro, faça linkagem para temas relacionados ao assunto que está tratando, mas que sejam para páginas de KW difíceis de ranquear que deseja conquistar.

texto a esquerda com uma ilustração na direita de uma pessoa segurando um deslikeE as desvantagens? Existe alguma?

Aqui entramos em um assunto delicado. Objetivamente, os guest posts não trazem desvantagens diretas ao seu site caso essa tarefa seja bem executada. As desvantagens que podem existir vêm pela má execução da estratégia.

O Google muda suas métricas diariamente e, diferente do início da produção de conteúdo para a web, é preciso levar em consideração um ponto bem especifico. Preste atenção:

Se você já assistiu um de nossos webinars sabe que, apesar de o Google ser um robô, ele está constantemente tentando mimetizar o comportamento do usuário, e diferente da troca de links – que funcionava muito bem no inicio da produção de conteúdo para web, ele reorganizou as regras do jogo ao perceber que o PageRank – ou classificação de páginas – estava sendo manipulado.

Essa inteligência artificial é bem espertinha e, por isso, links que não são naturais e fogem do contexto semântico daquele blog são ignorados e, em alguns casos específicos, penalizados.

Veja agora algumas das desvantagens da má execução dessa estratégia, que pode levar o buscador a perceber de forma negativa seu esforço para conquista de backlinks:

1. Esforço alto para uma estratégia que demora a dar retorno

Para um guest post trazer resultados para o seu domínio há um esforço considerável:

  • recrutar um parceiro disposto a ceder espaço em seu domínio;

  • a construção de um conteúdo rico e com as técnicas corretas de copywriting para atrair público;

  • revisão do material;

  • publicação;

  • indexação…

Então, caso tenha urgência por resultados, essa estratégia não será a mais vantajosa para você. Aqui a desvantagem não é produzir o guest post, mas sim se utilizar dele como a única tática para construção de autoridade e conquista de novos usuários.

A demora para dar retorno é uma característica comum em estratégias de ranqueamento orgânico, pois é preciso que o buscador entenda as otimizações feitas ali (e isso leva certo tempo). No entanto, se for possível esperar, será recompensador.

2. Ser percebido pelo buscador se for usado anchor específico sempre

Uma dos pontos de relevância que os motores de busca prezam é pela naturalidade de backlinks e linkagens internas. Por isso, se forem usados sempre anchor texts extremamente estratégicos para todas as conexões entre páginas, é muito provável que o crawler entenda essas ações como uma forma de tentar manipular a SERP e puna o domínio.

Por isso, é importante variar entre os quatro tipos de anchor texts:

  • keyword: o link vai em uma palavra-chave específica que representa o conteúdo do URL linkado. Se repetirmos sempre a mesma keyword, ficará escancarado a estratégia de link building, use variações head e longtail da KW para deixar mais orgânico e natural;

  • branded: link diretamente no nome de sua empresa;

  • URL: o texto que aparece dentro do conteúdo é o próprio link de destino explicitamente;

  • keyword branded: uma palavra-chave estratégica ao lado do nome da marca.

Independente da categoria de anchor que for utilizar, é essencial que não use o mesmo em todos os guest posts que fizer. Dessa maneira, seu trabalho de linkagens não será visto negativamente pelo buscador.

3. Se for feito com alta frequência, pode ser visto como SPAM

Quando se houve falar de estratégias de link building, como é o caso dos guest posts, muitas pessoas acabam acreditando que apenas elas irão salvar a autoridade de um site, por isso investem em buscar muitos backlinks de uma vez só. No entanto, esse “bombardeio” linkagens externas de uma hora para outra pode (e muito provavelmente vai) ser estranhado pelo crawler.

Imagine só um site que recebia um ou dois backlinks por mês repentinamente ganha 40 backlinks de uma vez só. Parece suspeito, não? Pois é isso que os motores de busca irão ver se você publicar guest posts em muitos sites de uma vez. Seu trabalho irá acabar sendo visto como SPAM e diminuir a autoridade de seu domínio ao invés de ajudá-la a crescer.

Por isso, muito cuidado com a quantidade de parcerias e linkagens externas que irá buscar de uma vez.

4. O público pode não ser tão qualificado

Se houver algum equívoco ao escolher seus parceiros, o tráfego trazido para seu site pode não ser o mais assertivo. Caso escolha um site que não é tão próximo assim de seu nicho, pode ser que nem esteja falando de fato com seu público-alvo.

Ou ainda que fale com um público da mesma idade que o seu, por exemplo, há chances dessas pessoas serem de um recorte social diferente do que normalmente consumiria sua marca.

É preciso uma análise detalhada sobre quem é sua persona, seu comprador ideal, e quais empresas de fato têm conexão com essas mesmas pessoas. Dessa forma, o esforço empregado na produção de guest post não será em vão.

Afinal, vale a pena fazer Guest Posts?

Falando como especialistas em SEO, sim, vale a pena fazer guest posts. Como dissemos, essa estratégia traz inúmeras vantagens para seu posicionamento orgânico, ainda ajuda no seu networking e melhora a autoridade de seu site.

Caso tenha cuidado ao realizar essa atividade, as desvantagens que surgem apenas pelo mal desenvolvimento da estratégia serão mitigadas e bons frutos sairão desse trabalho.

A construção de autoridade não depende de inúmeros backlinks soltos e sem propósito pela web. Ela é alcançada por conteúdos que respondam as buscas do usuários com qualidade. Lembre-se disso na hora de explorar a constelação de blogs da web por seus próximos parceiros.

E aí, já começou pensar em quais parceiros irá procurar para conseguir seus guest posts? Conta para a gente aqui nos comentários se já usou essa estratégia antes ou se irá utilizar daqui em diante! Em nossos blogposts e webinars sempre trazemos excelentes dicas de táticas que vão ajudar seu site a ranquear melhor.

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Espero que você esteja aqui para nossa próxima viagem intergalática. Câmbio, desligo!

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