Páginas Órfãs

Conteúdo

Uma página órfã é aquele tipo de página que não possui linkagem com nenhum outro lugar de um site. Isso significa que esses URLs estão totalmente isolados, dificultando o rastreio pelos mecanismos de buscas e também que o usuário encontre aquela página, pois não importa quantos cliques ele faça, nunca chegará até ela.

Nesse caso, elas acabam sendo lidas apenas por meio de um sitemap ou backlinks externos. Além disso, os usuários só encontrarão elas por meio de divulgações nas redes sociais ou caso eles saibam o URL exato da página.

Como identificar uma página órfã?

É possível encontrar as páginas órfãs fazendo um rastreio do site com o Google Search Console conectado, utilizando ferramentas como o Screaming Frog para essa tarefa. Ao fazer isso, o rastreio mostrará páginas que já tiveram tráfego e continuam com status code 200, mas, por algum motivo, elas não estão linkadas em nenhum lugar.

Essas são as páginas órfãs do site, elas não possuem nenhum URL pai ou mãe, ou seja, não estão conectadas com nenhuma outra página. Assim, os rastreadores podem ter dificuldade de encontrá-la, e os usuários não irão achá-las de forma alguma, apenas sabendo o URL exato.

O que fazer com uma página órfã?

Para arrumar uma página órfã, é preciso fazer uma linkagem interna, colocando um link para a página em outro lugar do site. Porém, essa não é a única solução.

Por exemplo, caso seja encontrada uma página órfã antiga que foi substituída por uma nova, é possível fazer um redirecionamento 301. Levando o tráfego e os rastreadores da página órfã para uma página relevante.

Para os casos em que a página foi excluída de forma intencional, adicione uma tag “noindex” no código dela, evitando que seja indexada. Exemplo: <meta name=”robots” content=”noindex”>.

Estratégias relacionadas

Verbetes relacionados

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.