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Google Everflux: conheça o fenômeno e como lidar com as movimentações

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Durante uma transmissão de webmasters da Google, um usuário perguntou: “Quando vocês irão parar de fazer tantas mudanças?”. A resposta do webmaster não poderia ser outra: em uma pequena incursão, ele sinalizou a necessidade vital de que os mecanismos da Google não parem de sofrer grandes mudanças, pois as perguntas feitas no buscador são sempre mais complexas e os mecanismos de spam sempre se sofisticam.

Essa pequena consideração é um bom horizonte para explicarmos o conceito de Google Everflux. A ideia de um “fluxo permanente” (ever + flux) é uma das principais tônicas do buscador mais popular do mundo. 

A Google sempre faz questão de dizer ao mundo o quanto a experiência de seus usuários é importante – e, parte de aperfeiçoar essas experiências está, necessariamente, em atualizar e reconfigurar com frequência seus instrumentos e mecânicas. 

Compreendendo a importância desse fenômeno para o SEO, a liveSEO trouxe o primeiríssimo conteúdo em português. Acompanhe já e tire suas dúvidas!

O que é Google Everflux?

Os conteúdos da página de resultados do Google estão em constante movimento. A cada instante, resultados inéditos aparecem enquanto outros são excluídos ou perdem sua importância. Essa movimentação é um fenômeno conhecido como Everflux – um fluxo constante de resultados na SERP

Nesse fluxo, novos websites são registrados com a mesma rapidez que podem desaparecer e, após um tempo, reaparecer. Isso acontece porque, quando novos sites são criados, são identificados superficialmente pelo “Fresh Crawl” e adicionados ao diretório do Google. É somente depois de um rastreio mais completo e aprofundado – Deep Crawl – que esses domínios são incluídos completamente no índice. 

Os critérios que envolvem o Google Everflux

Manter uma flutuação regular de atualizações depende de uma série de determinações cruzadas por parte da Google. As SERPs (Páginas de Resultados de Mecanismos de Pesquisa) são o coração das táticas de SEO, pois é na página onde os resultados são mostrados para os usuários que se materializam as diversas táticas para conseguir cliques.

Mas os resultados nas SERPs mudam com uma grande regularidade, e a mecânica que garante que as atualizações constantes do Google, grandes ou pequenas, estejam sempre em dia e respeitando os critérios adotados é o Google Everflux.

A ideia de movimentação permanente é fundamental para que páginas que utilizam mecanismos de spam e ferem as políticas de bom uso caiam, e que páginas que estão sempre aumentando a qualidade de seus conteúdos subam, criando um saldo satisfatório para a experiência de seus usuários.

Dentro do período médio de um mês, os crawlers da Google (isso é, os “robôs” que analisam os parâmetros em cada página) fazem um processo completo de análise e calculam suas margens de amostragem. Nesse fluxo, dois conceitos são fundamentais para entender estes movimentos: o Fresh Crawling e o Deep Crawling.

Fresh Crawling e Deep Crawling no Google Everflux

diferenca entre flashing crawler e deep crawler

Todas as atualizações da Google são implementadas aos poucos, de forma que não causem problemas no fluxo e nas mecânicas, evitando afetar as páginas que estão sempre se otimizando em conformidade com os parâmetros da empresa – ainda que algumas atualizações promovam mudanças profundas que acabam levando algum tempo para se normalizarem.

Neste primeiro ponto entra o Fresh Crawling, um mecanismo mais superficial de análise das páginas, especialmente daquelas adicionadas recentemente, “frescas”. Isso é importante especialmente para o SEO, pois diminui relativamente o tempo de espera para que seu URL comece a figurar nos buscadores. Ele busca informações gerais superficialmente, como se guardasse em uma gaveta uma série de dados para serem analisados em seguida, pelo Deep Crawling.

O Deep Crawling tem uma gama mais complexa e determinante de ferramentas que já incorporam com mais peso as novas mudanças relativas aos updates do Google. Isto é, o Fresh Crawling promove um “levantamento” que já adianta os conteúdos e posicionamentos que posteriormente serão feitos pelo Deep Crawling, de forma que o fluxo seja constante, em vez de esperar um mês inteiro para que as mudanças implementadas – tanto pelos webmasters quanto pelas atualizações da Google – possam entrar em vigor.

Atualizações de algoritmos como o Caffeine ou o mais atual, Panda, todos títulos criados carinhosamente pela própria comunidade SEO mundial, já vigoram quase instantaneamente graças a esse mecanismo de fluxo constante, notificando e penalizando conteúdos que fogem dos termos da Google e beneficiando aqueles que se adequam às suas determinações.

Considerações sobre o Google Everflux

É importante estar sempre de olho no ranqueamento dos URLs de seu site, porém, muitas vezes, o Fresh Crawler pode fazer movimentos que geram ansiedade nos webmasters e proprietários, visto que faz uma pequena projeção que será corrigida posteriormente pelo Deep Crawler. 

Sendo isso, não se assuste caso, em meio a uma série mensal, alguns de seus URLs caiam muito (e nem celebre antecipadamente se elas subirem muito) – há um princípio de regularidade nos mecanismos Google e é mais confiável tomar decisões após o final dessa pequena série mensal. Ainda que os resultados parciais possam dar bons indícios que não devem ser ignorados, o melhor é se basear no resultado mais sólido ao final do processo.

Consultar os avisos de atualização com seu webmaster e direto da Google são os melhores guias para reconsiderar sua performance. Portanto, estar sempre ligado com esse ambiente garante mais segurança nos planejamentos.

Como saber se é um movimento normal na SERP ou um Google Update?

Com tudo que foi visto até então, entendemos que é totalmente natural que haja uma movimentação nos resultados da busca. Mas até que ponto essa oscilação é normal?

Se sua página mudou de posição inesperadamente, há possibilidade de ser consequência de um update do Google, ou seja, uma atualização do algoritmo – o que também é normal, mas deve receber um olhar mais atento. 

Já falamos sobre diversos Updates do Google aqui em nosso blog, e como eles impactam nos motores de busca. Mas para saber como agir e onde atuar exatamente para recuperar o posicionamento, é necessário identificar em qual dos contextos a variação da SERP se aplica: como consequência de atualização ou de uma oscilação natural. 

Para isso, temos diversas ferramentas que analisam a volatilidade das SERPs de apoio, como o SemRush e SERPMetric. Com elas, é possível prever quando uma grande atualização do Google está por vir ou se apenas suas posições estão sendo afetadas. 

ferramentas para medir e identificar as atualizações do Google.

na imagem contém a SERPmetrics e a SEMRush

De modo geral, o conceito de Google Everflux demonstra como é dinâmico o panorama da internet. Ainda que ocasionalmente algumas atualizações causem confusão e correria no cenário do SEO, também são um alento por democratizar algumas diretrizes e torná-las mais flexíveis e recompensadoras para quem está sempre em dia com seu conteúdo.

E falando em ficar em dia com o conteúdo, acesse nossos webinars e blogposts – temos conteúdos muito valiosos que vão te ajudar a ficar sempre no topo do Google! 

Até a próxima! 

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

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