imagem com um laptop, lupa e gráficos, com a escrita 7 ferramentas de SEO

6 Ferramentas de SEO para acompanhar alterações na SERP: confira!

As páginas de resultados do Google estão sempre se movimentando. A variação acontece de forma suave, contínua e faz com que os termos subam, desçam e, em alguns casos, desapareçam completamente.  Essa movimentação é chamada de Everflux – uma flutuação regular de resultados e posições nas SERPs.

Essas mudanças que acontecem com frequência e que são consideradas naturais podem ser maiores e bruscas em casos de updates nos algoritmos, já que o buscador está sempre apresentando melhorias que irão impactar positivamente a experiência do usuário, um de seus principais pilares. 

Para mensurar as flutuações das SERPs e suas implicações dentro do site é necessário utilizar algumas ferramentas especializadas. Ao fazer isso, torna-se possível perceber comportamentos incomuns em palavras-chaves competitivas, acompanhar o crescimento gradual ou exponencial de performance de termos importantes e até mesmo observar o desaparecimento de algum termo. 

A volatilidade na SERP pode ocorrer por inúmeros fatores. Uma atualização de conteúdo, problemas técnicos, reestruturações na página e outras diversas otimizações são razões que devem ser sempre consideradas em casos de queda ou crescimento. 

Listamos a seguir algumas das principais ferramentas que são utilizadas, entre outras funções, para mostrar as mudanças nos resultados da página de pesquisa do Google. Confira! 

Semrush sensor

O Semrush é uma ferramenta bastante comentada por aqui. Já falamos sobre sua importância para identificar palavras-chave e, agora, ressaltamos a utilidade de seu sensor de volatilidade de SERPs

Ao determinar uma data de análise no sensor, você conseguirá monitorar as flutuações diárias das palavras-chave, além de ter algumas vantagens como receber notificações por e-mail de mudanças em tempo real.  

Além disso, você ainda consegue traçar parâmetros de comparação com SERPs de concorrentes, identificar tendências que se tornaram padrão nos primeiros resultados e acompanhar com agilidade quais as atualizações que mais interferem em seu site. 

Como uma das maiores plataformas de análise de SEO do mundo, o Semrush não é gratuito, exige um pagamento mensal e possui diferentes tipos de plano. É possível realizar testes e usá-lo por um curto período de tempo gratuitamente. 

SERPmetrics 

Assim como as plataformas citadas anteriormente, o SERPmetrics possui a intenção de fornecer dados atualizados sobre a classificação da SERP de forma simples, sem complicações. O monitoramento e mensuração desses dados é realizado por meio de uma API desenvolvida exclusivamente para fins de SEO

Utilizando essa ferramenta é possível acompanhar palavras-chave em massa, o que a torna uma boa alternativa para equipes internas de empresas que precisam de rastreamento em tempo real. Aqui, você pode obter um teste gratuito por quatorze dias, assim é possível desbravar a plataforma com calma. 

Mozcast

Repleto de referências e analogias sobre o tempo, o Mozcast é uma plataforma bastante intuitiva, fácil de manusear e de entender. Seu lema é retirar a nebulosidade de sua SERP, te ajudando a enxergar o que é importante e identificar os pontos críticos do seu SEO. 

O Mozcast oferece um conjunto de várias ferramentas de SEO que podem ser úteis em diferentes áreas. Com relação à análise de SERPs, sua apresentação é bastante visual, detalhada e apresenta dados do seu site e dos concorrentes.

Nesse caso, você também terá acesso a alguns “truques de mestre” que podem te ajudar na priorização das tarefas de otimização de SERP, mostrando as oportunidades de direcionamento de tráfego mais consistentes em seu nicho.

Essa também é uma ferramenta paga! Ela oferece um período de testes de aproximadamente 30 dias, durante esse tempo, você tem acesso a conteúdos exclusivos, pode fazer perguntas e conversar com profissionais da área. 

Cognitive SEO 

O Cognitive SEO é um tracker avançado, utilizado por usuários do mundo todo. Por meio do Rank Track, é possível desenvolver análises de palavras-chave de forma precisa e rápida, o que pode ser decisivo em momentos de tomada de decisão e elaboração de estratégias. 

O rastreamento é realizado por meio de uma plataforma virtual que oferece uma visão detalhada do desempenho das palavras-chave, incluindo o volume de pesquisas e performance de acordo com a localidade e dispositivo utilizado. 

A ferramenta ainda conta com uma funcionalidade de assistência de conteúdo que promete te ajudar a adaptar a SERP de acordo com as necessidades encontradas durante a mensuração das variações. 

Você pode entrar em contato com o Cognitive SEO para entender todas as condições de pagamento para uso do Checker,  além dessa funcionalidade, eles ainda contam com meios para auxiliar na análise de backlinks, levantamento de palavras-chaves, entre outros. 

Accuranker

Segundo a própria plataforma, o Accuranker não é simplesmente um rastreador de classificação, ele vai além! Disponibiliza relatórios de fácil compreensão, é versátil e flexível na usabilidade, além de oferecer uma grande variedade de métricas. 

Seu funcionamento não difere em muita coisa das demais ferramentas apresentadas, afinal, o principal objetivo também é trackear, filtrar e apresentar dados de variação da SERP. Um dos pontos principais desse utilitário é a possibilidade de integração com outras plataformas. É muito bom ter tudo em apenas um lugar, não é mesmo? 

Para se conectar ao Accuranker também é preciso fazer um cadastro e assinar os recursos. A plataforma também disponibiliza avaliações gratuitas. 

RankRanger 

O Rank Ranger é um software que oferece a possibilidade de otimização em seus resultados orgânicos promovendo o rastreio diário, semanal ou mensal da SERP. Seu funcionamento é bem parecido com o das plataformas já citadas, sendo ideal para acompanhar as atualizações do algoritmo e identificar as possíveis melhorias On Page ou Off Page que seu site precisa receber.  

O software permite o uso gratuito apenas por um tempo de teste. Exigindo assinatura para uso diário, ele conta com pacotes distintos e ainda possui um blog com dicas sobre o funcionamento do próprio serviço e suas vantagens. 

Para entender ainda melhor sobre o assunto, continue a leitura em posts relacionados e aproveite para olhar os dados do seu site com ainda mais afinco. Caso você tenha dúvidas sobre esse conteúdo, deixe nos comentários. Nossa equipe terá prazer em responder! 

Deixe um comentário

Posts relacionados