Blog + SEO + e-Commerce

Fala, terráqueos! Tudo bem?

Eu sou a Camila, Consultora de Conteúdo da liveSEO, e vim fazer um pequeno resumo sobre o Webinar “Blog + SEO + e-Commerce”, que foi apresentado no dia 29 de janeiro de 2019 pelo nosso digníssimo CEO Lucas Maranho.

Esta é uma ótima oportunidade para você, que tem e-commerce, entender qual a relevância do blog para o SEO do seu site. Vamos lá?

Interessa ter um blog? Qual sua relevância em um e-commerce?

Levantar a questão se compensa ou não ter um blog leva, automaticamente, à discussão do “conteúdo unicórnio”. Esse termo foi criado por Larry Kim, fundador da eMobile Monkey, que definiu os conteúdos do blog em dois tipos: o “unicorn content” (conteúdo unicórnio) e o “donkey content”.

Interessa ter um blog no ecommerce-discussao do unicornio

De modo simples, o conteúdo unicórnio é aquele que gera resultado, e o outro, aquele que não gera. A pergunta é: como fugir do donkey content e como buscar o unicorn content? 

Para isso, é necessário considerar alguns pontos importantes:

1. Tipos de keywords

Existem, basicamente, três tipos de palavras-chave: navegacional, informacional e transacional. Olha só como cada uma funciona:

  • Navegacional: é aquela que leve o usuário diretamente a um domínio.
  • Informacional: é a que informa, que ajuda o usuário a resolver dúvidas ocasionais;
  • Transacional: é considerada uma busca de cunho fundo de funil, pois está direcionada à venda.

Deixamos a recomendação para assistir o Webinar sobre a “Intenção do Usuário no SEO“, onde desbravamos algumas outras informações sobre Keywords.

Tipos de Keywords que favorecem o blog de um ecommerce

São nas Keywords informacionais que precisamos focar para termos resultado no blog, afinal, são elas que informam o usuário sobre um processo ou produto. Essas keywords podem ser:

a) Sazonais: são temporais

b) Evergreen: são atemporais e ganham autoridade com o tempo.

O ideal, nesse caso, é apostar no conteúdo evergreen.

Keywords Informacionais podem ser evergreen ou sazonais

Portanto, o primeiro passo para alcançar o resultado esperado no blog é trabalhar com keywords informacionais que sejam evergreen, atemporais. Mas, aí, vem a grande questão: como criar um conteúdo atemporal de qualidade?

Como criar um conteúdo evergreen de qualidade

Desenvolver um evergreen content significa atender a todas as características que ele representa. Veja quais são elas:

  • Conteúdo permanente: como mencionamos, uma das principais características de um conteúdo evergreen é ser atemporal, ou seja, permanente. Ele precisa ser ter um tema que vai sempre interessar às pessoas.
  • Índices de qualidade: quando um conteúdo é relevante e de qualidade, o usuário vai interagir e compartilhar com outras pessoas.
  • Valor: esse conteúdo foi útil ao usuário? Houve satisfação? Sanou suas dúvidas? O evergreen precisa ter um valor agregado à vida do usuário.
Conteudo de Qualidade Evergreen Imagem que explica as caracteristicas

 2. Canibalização de keyword

O segundo tópico a ser considerado para ter resultado é a canibalização de palavra-chave. Podemos definir a canibalização como a competição entre duas URLs do mesmo site para uma mesma palavra-chave, e pode ocorrer de modo positivo ou negativo.

  • Canibalização positiva: acontece quando o Google “se confunde” entre qual é o URL que você deseja posicionar específica keyword e acaba posicionando as duas. Mas, porém, no entanto, entretanto, não cometa esse erro esperando que isso aconteça – é muito raro.
  • Canibalização negativa: quando você tenta posicionar uma palavra chave em dois URLs, o Google acaba não posicionando nenhum dos dois, como uma perda de relevância.

Na maioria dos casos, o e-commerce acaba concorrendo com o blog em algumas keywords, certo? A canibalização acontece quando o e-commerce acaba posicionando em uma keyword informacional ou o blog em uma transacional. O mais grave, de fato, é quando nenhum dos dois posiciona.

Como soluções, podemos: fazer redirects, implementar a etiqueta canonical, implementar a etiqueta no index no follow, entre outras. Existem várias medidas a serem tomadas.

Canibalizacao de Keywrds Positiva e Negativa

3. Categorias do Blog

Em relação às categorias, deve-se ter em mente:

  • Objetivo único por URL: cada categoria do blog deve ter um objetivo único por URL, caso contrário, ele pode canibalizar. Existem situações em que a categoria do blog pode concorrer até com o próprio e-commerce,  quando as duas possuem o mesmo nome.
  • Index or no index: você pode escolher por indexar ou não a categoria do seu blog. Recomendamos que ela seja indexada.
  • Conteúdo para usuários: lembre-se de que você deve otimizar todas os seus URLs e Titles para otimizar a experiência do seu usuário.
Dicas para categorias de Blog

4. Conteúdo não comercial

Por mais tentador que seja, o seu blog não deve possuir comercial. O objetivo é proporcionar um conteúdo relevante ao seu potencial cliente, como uma oportunidade de conversar com ele.

Um conteúdo com característica comercial não faz o “linkbait”, que é um backlink de qualidade para o seu site.

Recomendacao par anao ter conteudo comercial em um blog

5. Links internos

Esse ponto é bastante importante para gerar uma navegação do usuário dentro da plataforma. Os links internos são uma ótima oportunidade de o seu blog estar bem conectado com outros posts ou categorias.

6. Diretório X subdomínio

A dúvida é natural: devo optar por um “dominio/blog” ou por um “blog.dominio”? De modo geral, o diretório, ou seja, o “dominio/blog” apresenta chance maior de posicionar a curto prazo, por estar dentro do domínio principal.

Independente do caso, é importante ter o link do blog, como anchor text, no domínio principal. Tenha em mente qual é a autoridade que você está transferindo a esse subdomínio.

Subdominio ou diretorio o blog pensando em SEO

Assista ao Video do Webinar

Agora que você já viu um breve resumo sobre o Webinar “Blog + SEO + e-Commerce”, que tal assistir ao vídeo para saber mais sobre o assunto? Pause, faça suas anotações, dê replay, enfim, explore ao máximo o universo SEO com o material que proporcionamos a você!

4 comentários em “Blog + SEO + e-Commerce”

Deixe um comentário