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Content Pruning ou poda de conteúdo: o que é no SEO?

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Olá, astronautas, saudações! Aqui quem fala é Lara, tripulante da nave liveSEO, e, hoje, conduzirei vocês até uma galáxia um pouco desconhecida no mundo do conteúdo em SEO: o Content Pruning.

Se você entende um pouquinho da Língua Inglesa, já deve estar meio confuso, então reafirmo: sim, vamos falar sobre poda de conteúdo. Ao contrário do que se pensa por aí, uma boa estratégia não considera apenas o futuro de seu blog, mas toda a história dele.

É por isso que, além de gerar conteúdo de valor, muitas vezes, é preciso dar “tchau” para aqueles que não agregam em nada nas suas páginas – pelo contrário, apenas atrapalham o seu ranqueamento.

Sem mais delongas, vamos entender juntos o que é content pruning, ou poda de conteúdo, por que essa técnica é importante e como executá-la de forma adequada. Todos preparados para a decolagem? Então, vamos voar!

O que é Content Pruning: cortando o mal pela raiz

Content pruning é uma técnica que consiste em remover conteúdos sem valor de seu blog. Bem simples, não é? Isso é o que parece, mas há diversos pontos a prestarmos atenção nessa breve explicação do tema.

Primeiro, precisamos ter em mente o que é um conteúdo de valor. Para o Google, os conteúdos do seu blog devem atender às expectativas dos usuários, sendo relevantes, originais e de qualidade.

Aqui no nosso blog, temos um material bem completo sobre a intenção do usuário, além do vídeo de um dos nossos webinars, vale à pena conferir.

Dessa forma, tudo que não traz valor e utilidade ao seu domínio, ou seja, um conteúdo sem qualidade, deve ser removido da plataforma. Assim, postagens sazonais e não renováveis, como publicações datadas (Natal de 2018), ou que não estejam bem direcionadas à sua buyer persona, precisam sair de órbita.

Páginas que nunca receberam e têm baixo ou zero potencial de receber tráfego, além de páginas com conteúdo duplicado ou muito pequeno e vazio também entram na lista do que não ter no seu blog. 

Leia também: “Blog + SEO + e-Commerce” e aprenda mais sobre como criar conteúdos de qualidade.

A ideia é bem simples e fácil de entender, basta pensar no seu blog como uma árvore: os galhos secos, velhos e podres precisar sair, para que os novos, fortes e frutíferos possam se desenvolver e alcançar as alturas.

Qual a importância de remover conteúdos sem valor do seu blog?

Você pode estar se perguntando: não é melhor focar em produzir conteúdos novos e de alta qualidade ao invés de gastar tempo olhando para o que já passou? Pois é, passageiros, informo-los que não.

De fato, dirigir esforços ao desenvolvimento de materiais de qualidade é essencial, afinal, você quer que o tráfego nas suas páginas melhore e, para isso, seu conteúdo deve ser o melhor.

No entanto, ter páginas de conteúdo inútil indexadas pode ocasionar em situações prejudiciais para a sua performance, que afetarão seu tráfego, sua relevância e, consequentemente, suas taxas de conversão.

Fundo branco com esquematização de porquês da aplicação da estratégia de content pruning.

Chegamos, então, à importância da content pruning, entenda:

  • Consumo do tempo de rastreio

Quando o crawl budget rastrear o seu blog, ele levará um tempo para passar por todas  as páginas (especialmente em casos de blogs antigos e grandes). Assim, você não quer que o tempo de rastreio seja perdido em páginas que não te trarão nenhum retorno.

Podá-las otimiza o tempo de rastreio e garante que apenas conteúdos de qualidade sejam identificados e indexados pelo Google.

  • Distribuição de autoridade

Removendo páginas que não agregam valor, você garante que os links internos entre as páginas transmitam autoridade de forma completa e mais adequada, evitando transferência para páginas que não são úteis para o seu blog.

  • Performance para experiência de usuário

Imagine que você tenha um conteúdo de baixa qualidade (poucas palavras, sem originalidade, que não atende à intenção do usuário) e ele esteja ranqueando para uma palavra-chave.

Quando o usuário entrar nessa página, irá se sentir frustrado e não encontrará caminhos relevantes para permanecer em seu site e trafegar entre as páginas. Isso resultará em aumento na taxa de rejeição e quedas no tempo de permanência, número de páginas por sessão, entre outras coisas.

Removendo essas páginas, você evita que o usuário tenha acesso a um conteúdo ruim e a perda de pontos em UX, fator muito importante para o ranqueamento.

Como fazer Content Pruning: passo a passo simplificado

Agora, que tal entender melhor uma maneira de colocar a poda de conteúdo SEO em prática de maneira adequada e estratégica? Confira o nosso tutorial simplificado:

Fundo branco com framework em preto de processo com etapas da aplicação do content pruning.
  • Por meio de um rastreio, elenque todas as páginas que estão indexadas no blog;
  • Identifique as páginas com domínios de referência, keywords posicionadas e a quantidade de palavras por página usando uma ferramenta de análise;
  • Selecione páginas para atualização e páginas para remoção, considerando os itens anteriores;
  • Redirecione as páginas a serem removidas para outras páginas de conteúdo semelhante;
  • Planeje um cronograma para atualização dos posts necessários.

Seguindo esses passos para realizar uma auditoria completa dos URLs de seu blog, você conseguirá valorizar aqueles conteúdos de qualidade e alcançar o seu público-alvo com mais assertividade.

Essas ações podem ser feitas de forma manual em sites de porte menor e com uma quantidade reduzida de URLs, mas para sites grandes é interessante automatizar para otimizar o tempo. Isso pode ser feito através de planilhas — é possível encontrar templates prontos na web!

Ao aliar todos URLs aos dados, será mais fácil tomar a decisão no momento aplicar o content pruning e evitar a remoção de conteúdos importantes ou de alto potencial de seu site.

Cuidado: não corte os galhos estruturais do seu conteúdo

alvez todo esse processo tenha parecido bem simples para você, afinal, estou aqui para facilitar o seu conhecimento em SEO. Mas é preciso ter cuidado ao realizar o content pruning.

Isso porque, se realizado de forma exagerada, você pode acabar removendo conteúdos que tinham um potencial de tráfego ou que fossem úteis para o blog, além de correr o risco de usar seu tempo em cima de atualizações desnecessárias.

Então, faça esse processo com atenção e paciência, dedicando-se à análise dessas páginas a serem podadas e àquelas a serem mantidas.

Para evitar que isso aconteça, após auditar o seu site através de ferramentas como Screaming Frog ou SEMRush, é necessário fazer uma seleção de conteúdo. Veja como a seguir:

Momento de definir o destino do seu conteúdo

Para escolher o que faremos com cada um dos conteúdos, é preciso de uma automatização em sua planilha, já que agora será necessário trabalhar por ordem de prioridade. Além disso, é preciso ter em mente que muito mais do que excluir ou manter um conteúdo, podemos partir para outras ações como combinar conteúdos semelhantes ou atualizá-los.

Fundo branco com quadro destacado sobre os direcionamentos de conteúdo durante a aplicação da estratégia de content pruning.

Cruzando informações e dados da planilha, podemos escolher qual a mais adequada para seu conteúdo.

Manter

Para manter um conteúdo, analise: o conteúdo está performando bem? Possui backlinks? Caso sim, e se não houver uma queda expressiva no tráfego, você pode mantê-lo!

Atenção para a dica, explorer! Você pode manter conteúdos sazonais sim, desde que tenham potencial de tráfego ano a ano. Por exemplo, um post com “dicas de cardápio para o almoço de páscoa”. Nesse caso, é preciso dar atenção à necessidade de atualização no momento certo para fazê-lo performar.

Combinar

Os conteúdos devem ser combinados em casos em que haja dois ou mais URLs falando sobre o mesmo assunto ou que sejam bastante similares. Além de evitar canibalização de keywords ou conteúdo duplicado, ao unir todos eles, criamos um único conteúdo mais completo.

E claro, se houver casos em que você acredita que nenhum dos dois ou mais conteúdos condizem com a marca ou que não são mais relevantes para seus usuários, basta categorizá-los para exclusão.

Melhorar

Podemos dizer que é nesse espaço que mora o benefício do content pruning, já que aproveita o progresso já conquistado por um URL nos mecanismos de busca e atualiza o seu conteúdo para impulsioná-lo ainda mais.

A melhoria pode ser feita do zero — descartando todo o conteúdo antigo, escrevendo um novo e publicando-o sob o mesmo URL —, ou adicionando informações cruciais que antes não estavam presentes no texto, complementando-o — aliás, fizemos isso com esse próprio post que você está lendo! Assim, seu blog passa a atender da melhor forma possível a intenção do usuário.

Fundo branco com esquematização de pontos-chave que definem se o conteúdo deve ser atualizado.

A ação é indicada para:

  • Keywords importantes para seu site/negócio, mas que não possuem tráfego atualmente;
  • Conteúdo com muitas impressões sem cliques e tráfego – ou seja, muitas keywords em baixas posições do Google;
  • O tema do post é relevante, mas o conteúdo dele está antigo e desatualizado;
  • A keyword em foco de um tema não está bem trabalhada no post, resultando em mau posicionamento.

Excluir

Por último, mas não menos importante, temos a possibilidade de exclusão de conteúdos. Por mais que seja considerada a ação mais fácil dentre todas as opções, ainda precisa ser realizada com cautela. Afinal, seguindo a analogia que trouxemos, o jardineiro não sai cortando qualquer galho, pois assim a árvore morreria.

A exclusão é o melhor caminho se:

  • a sua página é datada (inclusive no URL) e trata de um tema antigo e ultrapassado;
  • usando ferramentas de análise, como o Google Search Console, você percebe que a página não está posicionada para nenhuma keyword relevante (donkey content), sem cliques e impressões;
  • um blog post tem conteúdo muito pequeno e sem validade para o usuário (thin content);
  • a página está canibalizando com outras que trazem mais tráfego e conversão ao blog.

Redirecione com 301 os URLs excluídos para páginas com relação semântica clara. Se não houver posts relacionados, faça o redirecionamento para a home ou categoria do blog. Mas, atenção: não realize os redirects para a home de forma massiva, ok?

Como saber se o meu site precisa de content pruning?

Essa é uma dúvida pertinente, já que geralmente o content pruning é feito em sites com um grande volume de URLs de conteúdo, como portais, mas saiba que todos os sites podem se beneficiar da estratégia.

Recentemente, surgiu uma nova atualização do Google, o chamado Helpful Content Update, que busca priorizar conteúdos úteis e que beneficiem o usuário.

Entendendo o objetivo desse uptade, podemos nos questionar: “qual a porcentagem de conteúdo relevante e útil dentro do meu site hoje?”. Se após um levantamento você identificar que há muita coisa sem relevância, é interessante considerar uma poda!

Por isso, é importante auditar e limpar seu blog para abrir espaço para conteúdos de qualidade com chance de performar corretamente.

Leia mais sobre o Update aqui: O que os criadores de conteúdo precisam saber sobre a atualização de conteúdo útil do Google

Previna-se: para evitar o Content Pruning

Para aqueles tripulantes que acham que trabalhar em cima da poda de conteúdo é um “banho de água fria” ou uma “perda de tempo”; àqueles que não querem ter que passar por esse processo de forma tão intensa em um segundo momento, fica aqui a nossa dica:

  • Invista em um planejamento e uma produção de conteúdos estratégicos de forma a prevenir conteúdos thin e donkey em seu blog;
  • Trabalhe com um propósito benéfico;
  • Utilize estratégias como Topic Clusters;
  • Mantenha os padrões de qualidade sempre.

E não se engane: o processo de poda de conteúdo é constante! Hoje, o seu blog pode estar com todos os temas atualizados e adequados, mas, em 1 ou 2 anos, muitos posts necessitarão de atualizações e, em prazos maiores, alguns podem se tornar obsoletos.

Então, use essa estratégia de forma estratégica e mantenha seu conteúdo sempre forte, relevante, atual e útil.

Chegamos ao fim da nossa expedição sobre o mundo do SEO de hoje e deixo uma pergunta a vocês: há muito conteúdo a serem podados por aí? Conte para nós nos comentários, quem sabe podemos fazer essa “jardinagem” juntos?!

Se quiser ler sobre outros temas de conteúdos e técnicas de SEO, é só nos acompanhar nas redes sociais, onde postamos dicas fresquinhas toda semana!

Até a próxima viagem, tripulantes!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
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