Olá, astronautas, saudações! Aqui quem fala é Lara, tripulante da nave liveSEO, e, hoje, conduzirei vocês até uma galáxia um pouco desconhecida no mundo do conteúdo em SEO: o Content Pruning.
Se você entende um pouquinho da Língua Inglesa, já deve estar meio confuso, então reafirmo: sim, vamos falar sobre poda de conteúdo. Ao contrário do que se pensa por aí, uma boa estratégia não considera apenas o futuro de seu blog, mas toda a história dele.
É por isso que, além de gerar conteúdo de valor, muitas vezes, é preciso dar “tchau” para aqueles que não agregam em nada nas suas páginas – pelo contrário, apenas atrapalham o seu ranqueamento.
Sem mais delongas, vamos entender juntos o que é content pruning, ou poda de conteúdo, por que essa técnica é importante e como executá-la de forma adequada. Todos preparados para a decolagem? Então, vamos voar!
Contents
- 1 O que é Content Pruning: cortando o mal pela raiz
- 2 Qual a importância de remover conteúdos sem valor do seu blog?
- 3 Remover ou atualizar: diferentes conteúdos e possibilidades
- 4 Como fazer Content Pruning: passo a passo simplificado
- 5 Cuidado: não corte os galhos estruturais do seu conteúdo
- 6 Previna-se: para evitar o Content Pruning
O que é Content Pruning: cortando o mal pela raiz
Content pruning é uma técnica que consiste em remover conteúdos sem valor de seu blog. Bem simples, não é? Isso é o que parece, mas há diversos pontos a prestarmos atenção nessa breve explicação do tema.
Primeiro, precisamos ter em mente o que é um conteúdo de valor. Para o Google, os conteúdos do seu blog devem atender às expectativas dos usuários, sendo relevantes, originais e de qualidade.
Aqui no nosso blog, temos um material bem completo sobre a intenção do usuário, além do vídeo de um dos nossos webinars, vale à pena conferir.
Dessa forma, tudo que não traz valor e utilidade ao seu domínio, ou seja, um conteúdo sem qualidade, deve ser removido da plataforma. Assim, postagens sazonais e não renováveis, como publicações datadas (Natal de 2018), ou que não estejam bem direcionadas à sua buyer persona, precisam sair de órbita.
Páginas que nunca receberam e têm baixo ou zero potencial de receber tráfego, além de páginas com conteúdo duplicado ou muito pequeno e vazio também entram na lista do que não ter no seu blog.
Leia também: “Blog + SEO + e-Commerce” e aprenda mais sobre como criar conteúdos de qualidade.
A ideia é bem simples e fácil de entender, basta pensar no seu blog como uma árvore: os galhos secos, velhos e podres precisar sair, para que os novos, fortes e frutíferos possam se desenvolver e alcançar as alturas.
Qual a importância de remover conteúdos sem valor do seu blog?
Você pode estar se perguntando: não é melhor focar em produzir conteúdos novos e de alta qualidade ao invés de gastar tempo olhando para o que já passou? Pois é, passageiros, informo-los que não.
De fato, dirigir esforços ao desenvolvimento de materiais de qualidade é essencial, afinal, você quer que o tráfego nas suas páginas melhore e, para isso, seu conteúdo deve ser o melhor.
No entanto, ter páginas de conteúdo inútil indexadas pode ocasionar em situações prejudiciais para a sua performance, que afetarão seu tráfego, sua relevância e, consequentemente, suas taxas de conversão.
Chegamos, então, à importância da content pruning, entenda:
- Consumo do tempo de rastreio
Quando o crawl budget rastrear o seu blog, ele levará um tempo para passar por todas as páginas (especialmente em casos de blogs antigos e grandes). Assim, você não quer que o tempo de rastreio seja perdido em páginas que não te trarão nenhum retorno.
Podá-las otimiza o tempo de rastreio e garante que apenas conteúdos de qualidade sejam identificados e indexados pelo Google.
- Distribuição de autoridade
Removendo páginas que não agregam valor, você garante que os links internos entre as páginas transmitam autoridade de forma completa e mais adequada, evitando transferência para páginas que não são úteis para o seu blog.
- Performance para experiência de usuário
Imagine que você tenha um conteúdo de baixa qualidade (poucas palavras, sem originalidade, que não atende à intenção do usuário) e ele esteja ranqueando para uma palavra-chave.
Quando o usuário entrar nessa página, irá se sentir frustrado e não encontrará caminhos relevantes para permanecer em seu site e trafegar entre as páginas. Isso resultará em aumento na taxa de rejeição e quedas no tempo de permanência, número de páginas por sessão, entre outras coisas.
Removendo essas páginas, você evita que o usuário tenha acesso a um conteúdo ruim e a perda de pontos em UX, fator muito importante para o ranqueamento.
Remover ou atualizar: diferentes conteúdos e possibilidades
Até aqui, deve ter ficado mais clara a necessidade de “podar” conteúdos de vez em quando, certo? Mas é importante ressaltar que essa estratégia não precisa se pautar, necessariamente, na remoção de conteúdos, mas pode trabalhar com atualizações também.
Entenda melhor as possibilidades:
- Quando remover conteúdo é a melhor opção
A sua página é datada (inclusive no URL) e trata de um tema antigo e ultrapassado? Usando ferramentas de análise, como o Google Search Console, percebeu que uma página antiga não está posicionada para nenhuma keyword relevante (donkey content), sem cliques e impressões para elas? Remova-as.
Um blog post tem conteúdo muito pequeno e sem validade para o usuário (thin content), além de não estar trazendo tráfego? A página está canibalizando com outra que traz mais tráfego e conversão ao blog? É melhor podá-las.
- Quando atualizar conteúdo é a melhor opção
Você tem um conteúdo que está ranqueado para algumas palavras-chave relevantes, mas em baixas posições? Uma página fala de um tema sazonal de alto tráfego, mas sem datá-lo (especialmente no URL)? Vamos de atualizações.
Leia mais sobre SEO para datas sazonais aqui no nosso blog!
O tema do post é relevante, mas o conteúdo dele está antigo e desatualizado? A keyword em foco de um tema não está bem trabalhada no post, resultando em mau posicionamento? Atualize-os!
Como fazer Content Pruning: passo a passo simplificado
Agora, que tal entender melhor uma maneira de colocar a poda de conteúdo SEO em prática de forma adequada e estratégica? Confira o nosso tutorial simplificado:
- Por meio de um rastreio, elencar todas as páginas que estão indexadas no blog;
- Identificar as páginas com domínios de referência, keywords posicionadas e a quantidade de palavras por página – usando uma ferramenta de análise;
- Selecionar páginas para atualização e aquelas para remoção, considerando os itens anteriores;
- Redirecionar as páginas a serem removidas para outras páginas de conteúdo semelhante;
- Planejar um cronograma para atualização dos posts necessários.
Seguindo esses passos e fazendo uma análise cuidadosa das páginas de seu blog, você conseguirá valorizar aqueles conteúdos de qualidade e alcançar o seu público-alvo com mais assertividade.
Cuidado: não corte os galhos estruturais do seu conteúdo
Talvez todo esse processo tenha parecido bem simples para você, afinal estou aqui para facilitar o seu conhecimento em SEO. Mas é preciso ter cuidado ao realizar o content pruning.
Isso porque, se realizado de forma exagerada, você pode acabar removendo conteúdos que tinham um potencial de tráfego ou que fossem úteis para o blog, além de correr o risco de usar seu tempo em cima de atualizações desnecessárias.
Então, faça esse processo com atenção e paciência, dedicando-se à análise dessas páginas a serem podadas a àquelas a serem mantidas.
Previna-se: para evitar o Content Pruning
Para aqueles tripulantes que acham que trabalhar em cima da poda de conteúdo é um “banho de água fria” ou uma “perda de tempo”; àqueles que não querem ter que passar por esse processo de forma tão intensa em um segundo momento, fica aqui a nossa dica:
Invista em um planejamento e uma produção de conteúdos estratégicos de forma a prevenir conteúdos thin e donkey em seu blog novamente.
E não se engane: o processo de poda de conteúdo é constante! Hoje, o seu blog pode estar com todos os temas atualizados e adequados, mas, em 1 ou 2 anos, muitos posts necessitarão de atualizações e, em prazos maiores, alguns podem se tornar obsoletos.
Então, use essa estratégia de forma estratégica e mantenha seu conteúdo sempre forte, relevante, atual e útil.
Chegamos ao fim da nossa expedição sobre o mundo do SEO de hoje e deixo uma pergunta a vocês: há muito conteúdo a serem podados por aí? Conte para nós nos comentários, quem sabe podemos fazer essa “jardinagem” juntos?!
Se quiser ler sobre outros temas de conteúdos e técnicas de SEO, é só nos acompanhar nas redes sociais, onde postamos dicas fresquinhas toda semana!
Até a próxima viagem, tripulantes!