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O que é BERT? O mais recente algoritmo da Google!

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Saudações intergaláticas! Quem fala aqui é Letícia Bariviera, uma das tripulantes da nave liveSEO. O post de hoje traz uma novidade para te deixar por dentro das atualizações do imenso universo do Google. Estamos nos referindo ao BERT!

Você sabe o que essa sigla de pronúncia engraçada, que nos lembra um desenho, quer dizer? A gente vai te explicar tudo! Mas, antes, segue uma dica: acompanhe o último webinar da liveSEO, em parceria com a SmartHint, que está disponível no site.

Por lá, foram apresentados 6 conceitos muito importantes relacionados a Artificial Intelligence – AI (ou, se traduzido, Inteligência Artificial).

Agora, continue a leitura para entender sobre um dos mais recentes algoritmos do maior buscador do mundo.

Google Bert? O que é isso? De onde veio?

Google BERT, ou simplesmente BERT, é a sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, que, se traduzido, tem como significado: Representações de Codificadores Bidirecionais dos Transformadores.

Ficou perdido no espaço? Tudo bem. A frase é longa, mas vamos te trazer para dentro de nossa órbita.

Bem, o BERT, de maneira geral, é uma atualização criada pelo Google para otimizar e tornar o sistema de buscas mais assertivo. É basicamente assim: o algoritmo usa a Inteligência Artificial para refinar os resultados de pesquisas e entregar as melhores respostas possíveis para seus usuários.

Nesse sentido, cada palavra e frase do que foi buscado é levada em consideração. Isso acontece porque o BERT utiliza uma tecnologia neural para aperfeiçoar a linguagem que os usuários usam no mecanismo de busca – a chamada PNL (processamento da linguagem natural).

É como se as máquinas, agora, pudessem realmente nos entender e ler nossos pensamentos. Um tanto assustador, não?

Ah! Não devemos nos esquecer de que a busca por voz também funciona com o BERT.

Tamanha evolução do buscador não poderia receber menos do que uma enorme repercussão. Inclusive, desde a mudança do RankBrain em 2015, não havia acontecido nada parecido. É daí que vem o interesse e o universo de dúvidas daqueles que trabalham com resultados online.

Para te situar, o BERT começou a ser estudado em 2018 e foi colocado em prática em 2019. Desde então, é amplamente comentado.

Não podemos dizer ainda, com completa precisão, sobre a otimização de conteúdo após sua chegada, é imprevisível. Mas o Google está seguindo um caminho que o coloca cada vez mais próximo de seus usuários.

Caracteristicas principais do BERT atualizacao do google

Mas e o RankBrain? Ele deixará de ser usado com o BERT?

A resposta é não. Muitos profissionais que lidam com áreas do marketing têm se perguntado sobre isso. Afinal, até o momento, era o RankBrain que ocupava a posição de maior inovação.

É importante que a gente entenda que um não substitui o outro. O RankBrain foi a primeira tecnologia a utilizar a Inteligência Artificial para aprimorar as buscas. Ele faz uma análise tanto das pesquisas, quanto das páginas que estão indexadas na web para encontrar o significado mais coerente para elas.

Para ficar mais simples, entenda o BERT como um plus. Um algoritmo que chegou para somar com o trabalho que já era realizado. Aliás, esse é o objetivo do Google: sanar as dúvidas das pessoas por meio de conteúdos altamente significativos.

O que muda em relação ao conteúdo após o BERT?

Tendo em vista a capacidade do buscador em ler palavras escritas incorretamente, ou com ausência de alguns termos, a partir do BERT, muitos especialistas de ramos do marketing ficaram com uma pulga atrás da orelha.

O que é que vai mudar nessa história toda?

Como dissemos, tudo ainda é um tanto imprevisível. Por isso, não vale se precipitar. A ideia do algoritmo é e sempre será entregar resultados que gerem valor e que correspondam a intenção de busca de quem o procurou.

No entanto, haverá, sim, algumas mudanças (muito positivas, por sinal). Ao analisar o termo bidirecional que está atrelado a palavra BERT, entende-se que o google levará em conta toda a sentença escrita na pesquisa. O que era unilateral, tende a acabar para dar vez a uma prática que avalia o contexto como um todo.

Isso quer dizer que a leitura feita pelo motor de busca irá além da página do site em si. A preocupação, mais do que nunca, é com o conteúdo que ela oferece. A todos os redatores, a recomendação é: escreva para humanos e não para robôs!

O trabalho dos conteudistas, nesse momento, é traçar estratégias para elaborar um bom planejamento e criar o melhor conteúdo possível.

Em relação às palavras-chave, elas continuarão sendo importantes. A diferença é que para serem bem ranqueadas e aparecerem nas buscas, precisarão estar inteiramente adequadas com o texto.

Mentiras que nos contaram sobre o BERT

As pessoas se sentem um pouco perdidas e confusas quando se deparam com algo novo. É natural. Provavelmente você já ouviu muitas versões sobre o algoritmo, como:

Desconsidera o SEO:

Novamente, não! Quem disse que o SEO passa a ser desconsiderado, mentiu. O conceito e as estratégias de SEO permanecem válidas, especialmente para a produção de conteúdo responsivo.

O RankBrain não deixou de ser essencial!

É importante que você termine de ler este artigo entendendo que o BERT não chegou para tomar o lugar do RankBrain. Ele se mantém ativo e importante, ok?

E aí, astronauta, o assunto ficou mais claro?

Esperamos que a viagem tenha valido a pena! Se quiser se aprofundar em outros temas de SEO, é só ficar ligado em nosso blog. Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
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5 respostas

  1. Parece que o BERT é bem mais abrangente, fornecendo uma interpretação mais efetiva da linguagem usada nas pesquisas.

    Engraçado dizerem que a SEO perde relevância, acontece justamente o contrário. Por ser mais preciso, o BERT vai exigir ainda mais adaptação do conteúdo de um site, ou seja, mais SEO!

  2. Antes demais passo para deixar os parabéns. Conteúdos sobre SEO tão bem escritos em PT são raros e difíceis de encontrar.

    Sublinho em especial a secção final do texto que é de grande importância para todos os que trabalham em SEO. Sim, a verdade é que o SEO não morreu com o BERT. Tal como tem acontecido, o SEO continua a evoluir e a adaptar-se às novas normas.

    Continuação de bom trabalho!

  3. Olá André!!

    Obrigado pelo feedback, realmente buscamos fazer algo além da “mesmisse” espero que o nosso conteúdo de SEO continue sempre conectando contigo e gerando valor!!

    #WeliveSEO

  4. Valeu Paulo!!

    Sim, o BERT nos deixa seguros de um SEO sem conteúdos automáticos, focados em alta qualidade…

    Obrigado por participar dos comentários!!

    Abraços!

    #WeliveSEO

  5. Na minha humilde opinião o Seo é que mantém a evolução dos mecanismos de buscas. Difícilmente ele acabará.

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