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SEO on page e SEO off page: entenda as táticas

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O significado de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca) remete à ideia da otimização de páginas para que se adequem aos mecanismos de buscas, como Google, Yahoo! e Bing.

O objetivo deste trabalho é fazer com que uma página esteja sempre bem posicionada nos motores de busca, sendo relevante para as buscas de consumidores, potenciais clientes e usuários em geral. Cada dia mais, a internet prova ser o ambiente do futuro do mercado. Estar bem inserido é vital para acompanhar e se posicionar no progresso dessas relações.

Todavia, a inteligência desses buscadores se atualiza constantemente por meio de uma série de parâmetros (e são muitos mesmo, mais de 300 fatores) para que a satisfação dos usuários seja garantida ao entregar os resultados mais consistentes e adequados às buscas.

Em constante progressão, os profissionais de SEO buscam sempre manter a qualidade e relevância de seu site ou web para oferecer um serviço que, simultaneamente, dá aos usuários um conteúdo de qualidade e ajuda a posicionar os sites no topo das buscas.

Esse trabalho tem uma série de instâncias importantes. Podemos, de forma ampla, colocá-los em duas categorias principais:

SEO on page e SEO off page

diferença SEO On Page e SEO Off Page

Em termos gerais, pode-se dizer que o SEO On Page pertence à estratégias e técnicas que estão dentro do controle do webmaster e dos produtores de conteúdo. Podem ser alterados para otimizar o rankamento dentro dos mecanismos dos buscadores.

Enquanto isso, os aspectos considerados SEO Off Page são os que fogem das deliberações da equipe que trabalha com o site, geralmente ligados à atividades de terceiros ou fatores que não podem ser mudados diretamente por meio de edições, mas que ainda sim, podem ser otimizados para atingir esses ideais.

Para pôr em termos mais claros, separamos dentro dos termos de SEO o que é cada uma dessas modalidades e seus principais parâmetros e estratégias.

Quais são os itens importantes para o SEO on page?

Sendo fatores que podem ser editados pelo webmaster e a equipe, alguns dos itens importantes para SEO on page são evidentes. Já outros merecem atenção para as possibilidades que podem oferecer.

Começamos pelo título da página, ou seja: Meta Title, o principal elemento para a otimização. Além de ser a primeira instância de chamada aos leitores que fazem suas buscas, é também a primeira instância de organização dos buscadores para trazerem os resultados.

É importante estabelecer uma relação direta com o conteúdo da postagem, usar as palavras-chave, especialmente no início, e montar um meta title que tenha entre 40 e 60 caracteres.

Meta Descrição também tem peso importante. Esse pequeno texto que aparece como subtítulo nas buscas dá uma prévia do conteúdo da postagem, além de fazer a chamada para ação dos leitores. É importante associar as palavras-chave e tudo o que for de relevância aqui.

O URL, ou seja, o endereço de acesso da página também importa – especialmente o friendly URLque te permite saber do que se trata a página antes mesmo de clicá-la. É muito melhor criar um título junto ao endereço que dê indícios claros de seu conteúdo do que um mero aglomerado de códigos alfanuméricos. Isso dá mais credibilidade e torna o link mais amigável para cliques externos.

Veja o exemplo de SERP, de um de nossos cases:

meta title meta description URL realizadas pela liveSEO

As imagens certamente jogam outra regra fundamental em SEO on Page. É muito mais atraente ter uma postagem com imagens que ilustram seus conteúdos, pois elas dão indícios da progressão de conteúdo e tornam a postagem mais amigável para os leitores.

E vale se atentar para alguns pontos interessantes: sempre adicionar texto alternativo (Tag Alt Text) para as imagens, tendo em vista a maior acessibilidade que isso provoca, e sem esquecer do título da imagem (Tag Title). Além disso, é importante ter o cuidado de utilizar imagens otimizadas para a web, com dimensões adequadas, resolução de 72 dpi’s e sempre comprimidas por ferramentas de otimização de imagens. Tudo isso pensando na experiência de usuário (performance da página) e otimização de crawl budget.

Headings e SubHeadings marcam os Titulos e Subtítulos que, quando bem incorporados pelo webmaster, passam pela análise dos buscadores e também aumentam as chances de rankamento.

No texto, os headings devem ser formatados em níveis hierárquicos de importância e inseridos ao contexto do conteúdo. Essas formatações são as heading tags e existem em uma escala de 1 a 6, ou seja: H1, H2, H3, H4, H5 e H6. Devemos enfatizar, aqui, a importância de se ter apenas um H1 por página.

como aplicar H1 H2 H3

Os links internos contam muito, melhoram a navegação do usuário no site, possibilitando-o ir de uma página para outra e também são rastreadas pelo buscador. Uma página completa, com referências externas inspira muito mais credibilidade na profundidade da pesquisa do autor.

O texto, que é o coração da conteúdo, também pode ganhar preponderância na medida que segue algumas premissas importantes: a simplicidade e objetividade, a adição sutil de palavras-chave e o bom senso.

“Tudo isso torna a leitura fluida, agradável e gera interesse do leitor. Ser criativo, relevante e atender a expectativa criada no título é o maior diferencial de todos!”

Como deve acontecer a otimização SEO on Page e off Page?

Conhecendo os fatores SEO On Page, fica mais fácil imaginar quais seriam as Técnicas de SEO off page e, como dito antes, eles são muitos e não param de se atualizar. Para falar de alguns dos mais relevantes, vale começar por aqueles fatores que obviamente não se pode deliberar, apenas se articular para melhorar as circunstâncias:

permanência dos usuários em sua página, por mais que seja monitorada pela Google, é resultado direto das ações de SEO on page e performance técnica (velocidade de carregamento). Afinal, se um usuário, além de permanecer em seu resultado para a busca, não retorna ao buscador por outros resultados (pogo Sticking e Dwell time), ele entende que a necessidade do usuário foi sanada e há ali uma satisfação. A relação entre busca e permanência é, então, muito importante.

Tal tempo de permanência está diretamente ligado ao UX – user experience, ou experiência do usuário. Um site bem construído, que priorize a navegação rápida e intuitiva faz com que os usuários permaneçam mais tempo na página, encontrando a solução para o problema que motivou a visita.

representação isométrica de back link

É por isso que sites que trazem uma experiência de navegação bem sucedida, além de oferecer conteúdo rico, conseguem reter melhor o usuário (diminuindo a taxa de rejeição) convertendo o tempo de permanência em relevância e, consequentemente, garantindo uma melhor posição no Google.

Além do UX, há também o link building, outra importante tática de SEO off page. A quantidade de URLs que façam referência para o seu site amplifica a autoridade da sua página – desde que esses URLs também sejam relevantes e verdadeiros. Uma estratégia de link interno bem feita é aquela que consegue distribuir a autoridade do seu site em páginas com relevância.

O compartilhamento da página em redes sociais também pode te ajudar com o link building. Isso porque o social media atesta o engajamento e a autoridade da sua postagem, em um ambiente onde outros usuários que produzem ou compartilham conteúdo colocam sua credibilidade. É um ótimo indício para a qualidade do seu conteúdo.

Importância do SEO On Page e Off Page

Qual é o peso de cada um para o posicionamento do site?

Estar rankeado na primeira página dos buscadores é uma questão vital para quem tem um interesse genuíno em engajar um conteúdo na internet. Pense no seu próprio comportamento: ao buscar uma palavra-chave, você dificilmente vai além da primeira página de resultados, não é mesmo?

Esse é um comportamento comum entre 75% dos usuários da Google, segundo a agência americana imFORZA. Por isso, o ideal é perseguir constantemente os melhores resultados, pois o ranking dos motores de busca é vivo e pode mudar a qualquer momento.

Mas, se você não está na primeira página ainda, não é motivo para se desesperar. Há uma concorrência enorme em muitos dos nichos e é natural que algumas tomem a dianteira, mesmo que não seja pelo bom projeto, mas pelo tempo em que estão no ar ou sua notoriedade.

Um bom trabalho de SEO é o principal motor para posicionar sua página sem precisar apelar aos Ads da Google e de outros sites, que acabam sendo caros e podem não surtir o mesmo efeito que um bom trabalho de SEO.

Vale a pena ter esse cuidado com cada aspecto. Ele inspira a diligência e credibilidade com a qual cada página trata seu conteúdo e aquilo que será exibido aos clientes gratuitamente. Essa é uma das melhores formas para prospectar leitores e clientes, que podem, mesmo que não comprando seu produto de início, assinar a newsletter de sua página e compartilhá-la.

São boas práticas que aumentam aos poucos sua visibilidade de forma orgânica. É assim que uma boa relação de publicidade se estabelece: sem uma quantidade absurda e ostensiva de recursos, mas com atenção, preparação e inteligência.

A liveSEO é especialista em SEO e tem todo o preparo para encarar a concorrência dos motores de busca com a sua empresa. Lembre-se de que o trabalho de SEO é um grande conjunto de ações, e as otimizações on e off page são apenas uma parte disso.

Aliar essas táticas a um planejamento de conteúdo consistente, estratégia de backlinks (link), segurança do site, entre outras técnicas, certamente vão garantir um trabalho estruturado e com resultados a curto, médio e longo prazo. E é isso que você precisa, não é mesmo? Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

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