O que é Dwell time? Implica no Rankeamento?

Oi! Aqui quem fala é a Nath Brandt da liveSEO. Preparados para saber mais sobre as estratégias de SEO? Estou aqui para falar sobre O que é Dwell Time. 

Dwell Time é um indicador que está muito ligado à experiência do usuário, então, se trata de um medidor de qualidade da sua página.

Você que é dono de e-commerce, tem site e blog ficou interessado? Vamos entender mais sobre isso, então?  

Dwell time ou Tempo de permanência na página: o que é?

Dwell time é o tempo de permanência do usuário por sessão. Melhor dizendo, é a quantidade de tempo que um pesquisador do Google (usuário) gasta em uma página a partir dos resultados de pesquisa antes de retornar às SERPs.

Para o SEO o Dwell Time é um importante sinal de classificação no Google

Entenda: um usuário pesquisa no Google “Relógios vermelhos” e aparecem vários resultados e o primeiro parece estar respondendo o que ele busca.

Mas quando o usuário visualiza a página, o site é difícil de usar, além de possuir um visual não muito agradável. 

Vendo isso, o usuário sai em 5 segundos  e volta para a página de buscas. 

Conclusão: o tempo de permanência desse usuário na página foi de 5 segundos, ou seja, uma breve visita que o Google vai entender que o usuário não ficou satisfeito com esse resultado. 

Depois que o usuário voltou para a página de buscas, fazendo um Pogo Sticking ele vai clicar no segundo resultado da sua pesquisa que, dessa vez, tem o conteúdo incrível, a página é super pensando na experiência do usuário, resultando na permanência de 5 minutos na página. 

Conclusão: Esse período que o usuário ficou na página informa ao Google que o usuário obteve muito valor desse resultado. 

exemplo de dwell time

E isso acontecendo mais vezes, ou seja, se outras pessoas também permanecerem esse tempo nessa página o Google supostamente vai enteder que a relevância é maior, consequentemente aumentará o ranking dela. 

Cabe, portanto, sabermos o que fazer para que o nosso conteúdo seja como a segunda pesquisa do exemplo acima. E é o que vamos aprender nas próximas linhas.

Por que é importante a métrica Dwell Time? 

Já deu pra entender um pouco sobre o conceito de Dwell Time? Então, deu para perceber que essa técnica é importante.

E isso porque Dwell Time tem mostrado muitos resultados, principalmente na disputa pelas primeiras posições.

Deixando claro que isso não é dito com a intenção de excluir as outras técnicas e estratégias de SEO, pois todas são fundamentais.

Mas vamos entender porque essa técnica tem dado tanto resultado nas disputas de principais localizações.

O Dwell Time é diferente da Taxa de rejeição ou Bounce Rate, ou seja, um é a contabilização do tempo do usuário que veio do Google, o outro é a quantidade de usuários que abandonaram determinado site ou que não interagiram com outras páginas.

Além disso, aplicando a técnica de Dwell Time, como já dito aqui várias vezes, é melhorado o rankeamento do site no Google.

Saber o tempo de permanência é um medidor de validação de qualidade dos conteúdos. Então, se os usuários estiverem consumindo por mais tempo os conteúdos do site significa que ele é relevante para os usuários. A experiência do usuário está sendo agradável.

Com isso, será gerado para o site conversões.Você deve estar se perguntando: Mas como isso vai acontecer?

E eu te respondo: Quanto mais tempo o usuário permanecer no site, e este site for composto por caixa de assinatura de newsletter, uma landing page com um material interessantíssimo ou mesmo um CTA com link que encaminha o usuário para o e-commerce, o site terá mais chances de conversão

Como otimizar o Dwell Time

Para melhorar o tempo de permanência do usuário no site é fundamental acelerar o tempo de carregamento da página

E isso deve ser feito, porque para o Google a velocidade de carregamento é levado muito a sério, uma vez que ter um site mais rápido impacta diretamente no SEO, gerando melhores posições no Google. 

Também, para alcançar melhor rankeamento a página deve ser responsiva, ou seja, fazer que usuários em diversos dispositivos naveguem da melhor forma possível.

Melhor dizendo, é necessário usar essa técnica de responsividade de design na web, que faz um site ter a capacidade de adaptar-se a diferentes tamanhos de telas por meio da reorganização de conteúdo, imagens e simplificação do menu. 

Para encerrar esse tópico e esse post, mencionarei mais uma estratégia para Dwell time: é fundamental que o site dê ao usuário conteúdos que engajem. Então, devemos pensar muito mais em conteúdos que sejam úteis para o usuário. 

E como fazer isso? Otimizando esses conteúdos tanto para o SEO quanto para a leitura. 

Temos um webinar que fala sobre SEO, e-commerce e blog que ajudará você a entender mais sobre conteúdos que engajam. Não deixe de dar uma olhada! 

Há mais técnicas para conseguir que aumente a permanência do usuário em seu site e para conhecê-las dê uma olhada em nossos webinars e posts, eles falam muito sobre técnicas SEO que complementam o Dwell Time! 

Vamos juntos alcançar melhores resultados! 

Deixe um comentário