Reproduzir vídeo

Gestão de resultados em SEO, como analisar?

Conteúdo
Conteúdo

Você, que é dono ou gerente de e-commerce, chegou ao lugar certo!

A nave da liveSEO lançou mais um webinar repleto de informações relacionadas ao universo do SEO e e-commerce. E eu, Letícia, uma das tripulantes, estou aqui para te adiantar um pouco dessa conversa, que teve como tema: Gestão de resultados em SEO!

A apresentação foi conduzida pelo especialista em SEO, Lucas Maranho, em parceria com a Ablec. Ficou curioso? Continue a leitura e se liga no vídeo que está disponível logo abaixo!

Tópicos abordados durante o webinar:

  • Identificação do cenário atual SEO;
  • Metodologia de Fayol no SEO;
  • Ferramentas essenciais;
  • Organização de recursos para o projeto;
  • Ações e estratégias a serem tomadas;
  • A evolução de um projeto SEO.

Antes de iniciarmos, é importante que você compreenda que, embora tenhamos topicalizado o assunto, todos esses fatores estão completamente conectados e são fundamentais para que possamos atingir bons resultados com o SEO.

Vamos lá!

Identificação do cenário atual SEO

Ao chegar ao webinar, você vai se deparar com duas associações bem interessantes: SEO no país das Maravilhas e SEO como Cristóvão Colombo.

Mas que história é essa?

Essas referências nada mais são do que formas de identificar a situação atual do SEO para muitos e-commerces que não sabem como proceder com o serviço.

O primeiro, no país das Maravilhas, refere-se aqueles que não sabem exatamente qual é o caminho correto para seguir. É como se tudo fosse válido: tráfego orgânico, pago, social, e-mail marketing.

Podemos dizer que não há um foco delimitado e, justamente por isso, é muito comum que ocorram as famosas – e negativas – técnicas de Black Hat. (Inclusive, se quiser saber mais, temos um post completo sobre Black Hat x White Hat).

O SEO como Cristóvão Colombo se mostra ainda mais perdido e sem rumo. É como caminhar no escuro e, de repente, encontrar uma luz.

Ok, você provavelmente está se perguntando o que deve fazer. Para começar a sanar parte das suas dúvidas, vale a pena entendermos as reações do Google diante disso tudo.

Vejamos:

O que o Google diz?

Guarde estes termos: otimização técnica, de conteúdo e popularidade (ou autoridade);

Como ele funciona?

O buscador segue, basicamente, três passos principais: rastreio, indexação e rankeamento

Como nós, agências de SEO e e-commerce, devemos trabalhar?

gerenciando os resultados de SEO precisamos entender o que o google diz como funciona e como devemos trabalhar

É fundamental levarmos em conta 3 pilares do SEO: o SEO on page, que está relacionado ao que existe em uma página e pode ser alterado; SEO off page, que diz respeito à autoridade e ao rankeamento; e a UX, que lida com a experiência de usuário como ele se comporta, como reage de acordo com os resultados que o Google oferece e o usuário clica.

Metodologia de Fayol no SEO

É muito provável que você já conheça Henry Fayol, pai da administração, ou tenha ouvido falar sobre a sua metodologia do PODC.

No decorrer do webinar, especialmente nesse tópico, o enfatizamos bastante, pois ele está inteiramente ligado à organização. E nós sabemos que esse é um dos aspectos primordiais para qualquer e-commerce.

Se ficou perdido no espaço, não tem problema, vamos te explicar o que isso significa.

O que quer dizer o método PODC?

  • P – prever/planejar: todo gestor deve fazer uma previsão da situação do projeto e criar um planejamento.
  • O – organizar: o gestor também é responsável por organizar os recursos materiais e sociais dentro de uma empresa e/ou no projeto.
  • D – dirigir/executar: ele precisa dirigir e orientar os recursos de determinado projeto.
  • C – controlar: por fim, é essencial estar atento aos parâmetros e resultados do projeto.

Para concluir a metodologia e deixá-la mais clara, cabe dizer que: tais materiais se referem aos recursos humanos, tecnológicos e financeiros, porque lidam com pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e estrutura.

Planejamento inteligente em gestao de SEO em um ecommerce

As ferramentas necessárias para a gestão dos resultados

Podemos classificar as ferramentas em duas partes. As que são utilizadas para otimização técnica e de conteúdo e as que são usadas para fazer a análise dos resultados.

  • Para as melhorias técnicas e de conteúdo: temos o Screaming Froog, Sem Rush e WebSite Auditor.
  • Para a avaliação dos resultados: elencamos o Google Analytics, Google Search Console e DataStudio;

Vamos a um exemplo de análise para que você possa compreender com mais facilidade (lembrando que, no webinar, serão apresentadas imagens com dados bem explicativos):

1. O primeiro passo se dá com a análise do canal orgânico

É aqui, com a ajuda do analytics, que percebemos se o resultado está ou não acontecendo. Nesse momento, conseguimos verificar a taxa de rejeição, o comportamento dos usuários, a quantidade de usuário novos, as sessões, a receita e a taxa de conversão.

2. Páginas de destinos

É através desse segundo ponto que visualizamos quais páginas apresentam maior taxa de rejeição.

Não podemos nos esquecer que a performance e velocidade de uma página influenciam e muito nessa análise. 

3. Páginas de saídas

Nas páginas de saída devemos olhar se há links internos, se o carregamento está lento, se o texto está legível;

4. Fluxo de comportamento

Por meio do fluxo de comportamento detectamos as páginas que precisam de otimização e observamos a porcentagem de desistência dos usuários;

5.  Mantenha os concorrentes no radar

Em relação a esse último passo, a sugestão é: tenha benchmarking e não seja um Cristóvão colombo!

Agora, para finalizar, deixamos aqui uma frase de inspiração…

“Administrar significa olhar à frente”,Henry Fayol.  

Esperamos que curta o webinar, astronauta. Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Especialistas participantes:

Lucas Maranho

CEO / Founder

Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.