Retenção de clientes e SEO para E-commerce

Olá, astronautas! Aqui quem fala é Lara Zanesco, tripulante da nave liveSEO. No webinar de hoje, Rodrigo Schiavini, fundador e CEO da Smart Hint , junto com nosso CEO Lucas Maranho, discute sobre um assunto essencial: Retenção de clientes e SEO para E-Commerce.

Vamos navegar pelos principais pontos desse webinar juntos? Ao final dessa viagem, você estará pronto para aplicar tudo aí e otimizar ainda mais o seu E-Commerce. Partiu?!

Inteligência Artificial otimizando experiência do usuário e conversões

Para começar o webinar, Rodrigo faz um breve histórico sobre a relação entre o homem e a Inteligência Artificial (IA). O termo antigo, que surgiu oficialmente em 1956, é marcado por incertezas e esperanças.

Apesar das expectativas grandes entendedores da tecnologia, o CEO explica que apenas em 1997 a IA chegou ao nível de inteligência do homem, quando o então campeão mundial de xadrez Match Garry Kasparov foi derrotado pelo Deep Blue.

Com o passar dos anos, os robôs foram sendo cada vez mais desenvolvidos e hoje a Inteligência Artificial não é mais uma idealização futura, mas uma realidade presente.

IA no dia a dia

O fundador da Smart Hint mostrou como o nosso contato com IAs está cada vez mais naturalizado. Diversas  plataformas que acessamos rotineiramente usam dessa tecnologia para colher dados dos usuários e otimizar a nossa experiência.

Isso acontece muito em E-Commerces. Quando entramos no site de uma loja por meio das buscas, os algoritmos da Inteligência Artificial já estão aprendendo nossos interesses. Em uma segunda visita ou busca, você já consegue encontrar recomendações de produtos, né? – isso é obra da IA!

Personalização na compra com a IA

Como os interesses de cada consumidor é diferente, é importante que seu site entregue conteúdo adequado e personalizado de acordo com cada cliente. É isso que, com explica Rodrigo, a Inteligência Artificial faz nesse momento.

Personalização e Recomendação

Personalização de Compra com Inteligência Artificial.

O CEO conta também que, ao entregar recomendações de produtos personalizadas, a IA garante que o cliente permaneça mais tempo no site, navegue por mais páginas e finalize mais compras.

Tudo isso, como já sabemos, ajudam em um melhor rankeamento para sua página nas buscas orgânicas – junto com o SEO On Page e Off Page, e uma boa Experiência de Usuário, pode deixar sua página cada vez mais perto da primeira posição nas buscas Google.

Experiência de compra

Ao melhorar a experiência de compra do seu usuário, Schiavini mostra que você garante que ele volte ao seu site, recomende para outras pessoas, finaliza as compras. Assim suas conversões e resultados são otimizados.

IA aprendendo a personalizar

No webinar, Rodrigo explica que diversas ações dos clientes na sua página fornecem dados para a Inteligência Artificial personalizar a experiência de compra e recomendar os produtos certos para as pessoas certas.

O perfil de consumo é formado pelos itens mais vendidos, páginas visualizadas, pesquisas feitas, links e categorias clicados e os grupos de produtos escolhidos. O algoritmo aprende esses dados e transforma-os em vitrines de recomendação.

Quanto mais o seu site propiciar uma experiência de qualidade ao usuário, melhores serão os seus resultados.

Vitrines de Recomendação

As vitrines de recomendação são exclusiva de cada cliente e fazem com que ele se aprofunde cada vez mais no site.

Uma vez que o Google entende a intenção do usuário, a interação com o site e a apresentação de conteúdos relevantes, sua taxa de rejeição cai.

Pop ups de retenção

Para evitar que os clientes abandonem o seu site sem interagir ou finalizar a compra, Rodrigo aconselha que vale a pena testar o uso de pop-ups – aquelas abas que aparecem quando vamos sair de uma página ou abrir outra.

Oferecer um desconto exclusivo ou incluir um contador regressivo no pop-up “prende” seu usuário na página e é ótimo para fazer com que ele finalize a compra mais rápido.

Teste o recurso para saber se ele é adequado ao seu E-Commerce, se traz mais lucro do que custo, para então aplicá-lo ou não – essa é a recomendação do nosso especialista.

Os resultados obtidos na Experiência do Usuário

Resultados da Inteligência Artificial no E-Commerce

Os resultados proporcionados pelo uso de Inteligência Artificial são diversos e aumentam tanto em níveis de experiência quanto de conversão.

  • Experiência

Em um resultado real, Rodrigo mostra que uma página com IA teve aumento no número de páginas visitadas pelo usuário por sessão, no tempo de permanência no site e uma queda brusca na taxa de rejeição.

  • Conversão

Em termos de conversão, nesse mesmo caso real, a taxa de conversão aumenta junto com as transações – mais resultado, mais lucro – como consequência de uma boa experiência de compra.

Alto Valor Agregado com Baixo Investimento

Como as novas tecnologias de otimização de sites e vendas estão cada vez mais difundidas, Rodrigo explica como você pode investir baixo em estratégias com alta conversão.

Viu só como a Inteligência Artificial é um ótimo mecanismo para retenção de clientes na sua página? Junto com um processo de otimização SEO, as chances de atrair um cliente, oferecer uma boa experiência e gerar conversões são gigantes!

Chegou a hora de aprender tudinho sobre esse tema no webinar, com várias dicas e aprofundamentos. Sem falar que Lucas e Rodrigo tiraram várias dúvidas dos participantes durante a conversa.

Bom webinar e boa aprendizagem!

Deixe um comentário