CTR

Conteúdo

Clicks Through Rate, ou simplesmente CTR, é a métrica utilizada para analisar a frequência com que os usuários clicam em um link em relação ao número de vezes em que este link foi exibido aos usuários. Frequentemente traduzida como “taxa de cliques”, é aplicada no contexto da busca orgânica, Ads, redes sociais e até mesmo no e-mail marketing.

Ela serve como um indicativo do quão atrativo está o conteúdo que acompanha o link para fazer com que as pessoas se interessem por ele. A proporção é utilizada para avaliar o desempenho de uma página e observar como os usuários interagem com um site.

Apesar de não ser um critério de ranqueamento, o CTR é um indicador da qualidade da sua página em relação à intenção do usuário. Para os buscadores, um CTR alto é um sinal forte de que sua página responde com clareza a dúvida do usuário. Em contrapartida, um CTR baixo pode influenciar na perda de posições orgânicas.

Como calcular o CTR?

O valor apresentado pelo CTR é o resultado da divisão do número de cliques pela quantidade de vezes que a sua página foi visualizada, ou seja, a quantidade de impressões da página. Em resumo, o cálculo é o seguinte:

CTR = Cliques / Impressões

Por exemplo: se a sua página recebeu 480 exibições e 50 cliques, o CTR da URL é 9,6% (50/480 = 9,6%). Existem muitas ferramentas, como o Google Search Console, que apresentam a métrica calculada com base na análise de desempenho de uma página ou de um domínio.

Qual é a importância do CTR?

A taxa de cliques pode ser usada para observar o desempenho das suas páginas para keywords importantes, e é decisiva ao traçar estratégias relacionadas à melhora da exibição dos resultados de busca.

O CTR é indicativo que informações como title, description e até mesmo dados estruturados devem ser otimizados para apresentar um resultado mais interessante e útil ao usuário. Por isso, uma das estratégias que podem contribuir com a melhora da taxa é elaborar meta tags otimizadas para os mecanismos de busca e aliadas às intenções dos usuários.

Em um projeto de SEO, essa métrica passa a se tornar relevante a partir do momento em que o seu domínio começa a posicionar para algumas keywords relevantes para os seus objetivos. No início de um site, antes de conquistar alguma autoridade, ela não trará insights para a sua estratégia, sendo mais vantajoso avaliar dados de posição média, impressões e cliques, para atingir resultados mais assertivos.

Como saber se o CTR está bom?

O que pode ser considerado um bom CTR vai depender de alguns fatores relacionados ao posicionamento da URL e o tipo de SERP que está sendo apresentada para a intenção de busca do termo. Uma análise detalhada com mais de 800 milhões de keywords realizada pelo SISTRIX¹, constatou que as páginas que ocupam a 1ª posição no Google possuem uma média de CTR de 28,5%, enquanto a 2ª conta com um pouco mais de 15% e a 3ª, chega aos 11%.

Isso se dá por diversos motivos, como o layout que apresenta vídeos, imagens, People Also Asked, entre outros rich snippets, vão impactar o desempenho do CTR das demais URL na página de resultados. Em outras situações, um domínio com alta autoridade, com conteúdo de qualidade, ranqueado em 1º pode suprir as dúvidas do usuário, diminuindo a sua passagem do visitante por outras páginas.

Dessa maneira, a resposta a essa pergunta, como quase tudo no SEO é: depende. É preciso compreender a intenção do termo que se deseja ranquear, a autoridade e relevância, os concorrentes do seu site e a qualidade dos conteúdos apresentados.

Estratégias relacionadas

Verbetes relacionados

Referências

[1] SISTRIX. Why (almost) everything you knew about Google CTR is no longer valid. Disponível em: https://www.sistrix.com/blog/why-almost-everything-you-knew-about-google-ctr-is-no-longer-valid/.

Ajuda do Google Ads. Taxa de cliques (CTR): definição. Disponível em: https://support.google.com/google-ads/answer/2615875?hl=pt-BR.

Ajuda do Google AdSense. CTR da página. Disponível em: https://support.google.com/adsense/answer/112026?hl=pt-BR.

SISTRIX. These are the CTR’s For Various Types of Google Search Result. Disponível em: https://www.sistrix.com/ask-sistrix/data-studies/these-are-the-ctrs-for-various-types-of-google-search-result/.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.