Capa do post conteúdo evergreen ou sazonal?

Conteúdo evergreen ou sazonal? Veja o melhor para seu blog!

Conteúdo
Conteúdo

O conteúdo evergreen é caracterizado por temas perenes e com vida útil longa, enquanto o sazonal está relacionado a temporalidade e a datas comemorativas.

Digamos que você queira presentear uma criança, mas não faz ideia do que comprar. Provavelmente você terá que recorrer ao Google e fazer uma pesquisa, não é mesmo?

Nesse caso, você vai pesquisar algo como “o que dar de presente para criança”. Contrapartida, se você desejar um presente de natal ou de dia das crianças, fará uma busca com termos que remetem a essas datas, como “melhores presentes de dias das crianças” ou “o que dar de presente de natal para criança”.

No primeiro caso temos uma busca evergreen, com um tema marcado no tempo, enquanto na segunda a pesquisa estará condicionada a um período específico.

Por mais que você tenha chegado até aqui sem entender muito sobre conteúdo evergreen e temporal, provavelmente já encontrou diversos textos como esses por aí. Um ótimo exemplo disso é esse post – e, como os demais aqui no blog, ele se enquadra em uma dessas categorias.

Esse é o principal ponto entre os dois tipos de conteúdo! Enquanto o evergreen tem caráter atemporal e perene, o temporal tem muita relação com a sazonalidade das buscas. Até aí tudo bem, mas e quando precisamos aplicar algum deles, como analisar a melhor abordagem? É esse desafio que eu, tripulante da nave liveSEO, te proponho hoje! Que tal entender de verdade o que é conteúdo evergreen e temporal e como aplicá-los de forma estratégica no seu blog? Vamos decolar juntos, astronauta?

O que é conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen, também conhecido como “sempre verde”, se mantém atuais durante muito tempo. Assim, o texto evergreen aborda temáticas atemporais e possui um volume de buscas perene. Por isso, estão sempre no radar dos usuários que fazem pesquisas nos motores de busca – ou seja? Gente como eu e você!

Por exemplo, quando abordamos aqui no blog sobre o triângulo dourado do SEO, estamos proporcionando um conteúdo que, mesmo atual, possui orientações consolidadas na comunidade. Isso faz dele um texto evergreen!

Agora, digamos que você queira saber sobre as novas atualizações do Google ou novidades do universo SEO, certamente vai se deparar com textos noticiosos e temporais quando for pesquisar. Por quê? Bem, como essas temáticas tendenciam a temporalidade, o texto também herdará esse teor.

O mesmo ocorre com pautas levantadas para temas como natal, páscoa, dia das crianças, black friday e muitas outras.

Como se mantêm atuais durante muito tempo, representados por keywords perenes, acabam atendendo um maior volume de buscas. É assim, a palavra-chave “blusas femininas”, por exemplo, não remete a uma tendência de buscas marcada pela sazonalidade, diferente de “blusas femininas para natal”.

Quais são as características de um conteúdo evergreen?

Destacamos algumas características essenciais em um conteúdo evergreen. São elas:

  • possuem relação com temáticas atemporais;
  • precisam ser atualizados de tempos em tempos;
  • tem potencial de abrigar diversos links;
  • atendem as intenções de busca perenes.

Banner branco com imagem vetorial e características do tipo de conteúdo.

Quando escrever um conteúdo evergreen?

Os textos evergreen são aposta certa nos casos que desejamos manter um fluxo periódico de acessos em um blog! Isso, pois eles garantem que todo e qualquer usuário consiga se aprofundar em determinado assunto e não são movidos por uma tendência sazonal marcada no tempo.

Isso quer dizer que são ótimos conteúdos para educar o nosso leitor e fazer com que ele tenha mais interesse em aprofundar conhecimentos. No SEO, é ótimo para estratégias textuais na jornada de compras até a conversão!

Como são perenes, tem a vantagem de não ter prazo de validade. Contudo, mesmo em conteúdos evergreen, é importante garantir atualizações periódicas para manter as informações cada vez mais autênticas e relevantes.

Além disso, os conteúdos evergreen são excelentes para quem deseja reforçar a autoridade de uma marca e potencializar ganhos. Afinal, o público “sente” que empresas que demonstram conhecimento sobre o assunto são muito mais confiáveis – já que os usuários se sentem mais seguros ao adquirir de quem conhece e confia!

Outro ponto legal dos textos evergreen é que eles podem abrigar diversos links, e isso é interessante por diversos fatores. O primeiro deles tem a ver com a distribuição de autoridade, já que textos atemporais proporcionam relação com outros temas dentro de um mesmo campo semântico, garantindo que o link juice seja feito de forma positiva.

O segundo, está atrelado ao fato de que um texto evergreen, ao abrigar links coerentes com o conteúdo, garante a permanência do usuário por mais tempo no blog.

O resultado é a redução da taxa de rejeição e uma condução eficiente do usuário que está no blog para o site.

Os conteúdos evergreen também são promissores para segmentar nosso público em usuários de qualidade. Como assim?

Por serem mais focados em temas do nicho, esse tipo de texto atrai pessoas que realmente têm interesse em entender sobre o assunto e não somente curiosos que acessam o blog vez ou outra.

Lembre-se, usuários de qualidade geram ganhos reais!

Os motivos para trabalhar com conteúdos evergreen são inúmeros, mas podemos resumir em:

  • Possuem alto potencial de ganhar links e assegurar a jornada do usuário;
  • Ajudam a segmentar usuários em usuários de qualidade e garantem maior tempo de permanência;
  • Reforçam a autoridade da marca e garantem mais usuários vindos dos motores de busca.

Banner branco com tópicos de benefícios sobre o conteúdo.

Como elaborar um conteúdo evergreen?

A produção de um conteúdo evergreen deve ser bem planejada e seguir alguns critérios. Por isso, separamos algumas dicas pertinentes que vão te ajudar a estruturá-lo.

Seja prático e didático!

Ao utilizar uma linguagem muito técnica, o seu conteúdo pode ficar voltado para um público seleto, o que vai um pouco contra o objetivo que queremos alcançar aqui, que é manter um tráfego ativo — o que só é possível com um volume considerável de usuários.

Dito isso, opte por conteúdos pilares que se assemelham a uma intenção de busca global. Por exemplo, conceitos já pré-definidos e que raramente sofrerão grandes mutações: “O que é Marketing Digital?” ou “Como fazer bolo de cenoura”. A receita desse bolo está pronta, as chances de mudar são mínimas!

Evite utilizar datas e tendências

O usuário sempre busca o novo, o recente e o confiável, por isso, o uso de datas pode não ser a melhor aposta para um conteúdo que deseja vida longa na internet.

Eu, por exemplo, ao pesquisar determinados assuntos faço questão de filtrar as buscas para “mais recentes” e, por mais que o conteúdo seja completo, incrível e bem escrito, se ele for de uma data antiga, provavelmente não será minha primeira opção.

A primeira percepção que temos é que o conteúdo não é tão relevante. Por isso é recomendável evitar o uso de tendências, gírias e frases do momento. Por mais que elas sejam criativas e super fresh, podem ficar sem contexto para grande parte dos leitores de seu blog em um futuro.

Além da percepção de uma atualização no conteúdo, está muito relacionada com marcações de datas no próprio texto e principalmente, na URL.

Realize um planejamento de links internos

Já que o mais indicado é criar um conteúdo mais abrangente, você pode aproveitar essa oportunidade para criar pautas seguindo um formato de funil e clusterizar as mesmas para discorrer cada uma delas e distribuir a autoridade do seu site.

Essa estratégia de linkagens internas permitirá que toda a autoridade de distribua nas diferentes páginas de forma equitativa e perene através do tempo.

Caso queira entender como trabalhar com essa estratégia de clusters, leia esse conteúdo: Topic Clusters: o que é? Conheça a estratégia e seu impacto no SEO!

Utilize CTA’s estratégicas

As call to actions são essenciais dentro de um conteúdo, elas podem ser usadas de forma direta ou indireta, e tem um papel importantíssimo na condução do usuário dentro do funil de vendas. Por isso, este tópico e o anterior se relacionam, já que é necessário ter uma estratégia de conteúdos e links internos alinhadas, para que juntas sejam fortes e efetivas.

Além de que, outros formatos podem ser utilizados, exemplo; criar reviews dos principais produtos através de vídeos e tutoriais para anexar ao seu blog!

O que é conteúdo sazonal?

Ao contrário do conteúdo evergreen, o conteúdo temporal contém um prazo de validade. Ele está pautado na temporalidade e trata de temas tendência, que podem ou não ser marcados por datas especiais, como natal, páscoa, ano novo, black friday, dentre outros.

Geralmente, esses conteúdos são utilizados em portais de notícias, feeds e redes sociais, já que a quantidade de informações que circulam tendem a ser consumidas por um período curto de tempo.

O intuito do conteúdo sazonal é informar ao usuário em tempo real de um acontecimento recente. Por esse motivo, precisa entregar todas as informações essenciais de uma vez só, de preferência já no início do texto.

Além de informações expressas, o conteúdo temporal pode ser um conteúdo que só é consumido em X época do ano. Por exemplo, buscas como “como surgiu o natal” tendem a ter um maior volume nos meses de novembro e dezembro.

O conteúdo sazonal tem alguns objetivos e características como:

  • é o conteúdo ideal para utilizar em promoções e datas sazonais — a curto prazo;
  • gera autoridade para sites noticiosos;
  • aumenta a quantidade de leitores momentâneamente.

Imagem de fundo branco com descritivo sobre conteúdo sazonal

Como escrever um conteúdo temporal?

Para que você possa escrever um conteúdo sazonal, que atraia seus usuários, é necessário utilizar todas as ferramentas dispostas no momento e garantir que suas informações sejam verídicas.

Você pode utilizar essas dicas para estruturar seu conteúdo sazonal:

Utilize o Google Trends

A ferramenta pode te auxiliar no momento de encontrar as potenciais keywords para utilizar em seu conteúdo, guiar-se pelo que as pessoas mais estão buscando e “seguir o fluxo”.

Aproveite as datas sazonais para criar listas, pesquisas, comparativos e guias.

Usuários amam listas e conteúdos que o conduzem de forma rápida ao que precisam e acreditam ter valor, por isso, aposte em conteúdos sintetizados e bastante objetivos!

Traga valor ao conteúdo já no início

A estrutura do seu texto precisa estar de acordo ao contexto geral, sendo assim, em conteúdos temporais é importante entregar a ideia principal ao usuário rapidamente.

Escolha o tamanho do seu conteúdo de acordo com seus objetivos.

Conteúdos sazonais, na maioria de suas vezes tendem a ser mais enxutos e segmentados. Mas dependendo dos tipos de keywords que desejamos posicionar, é necessário repensar isso, já que podemos escolher entre as keywords head ou long tail, transitando entre conteúdos mais informacionais e transacionais.

Não é mais trend! — O que fazer com o meu conteúdo sazonal?

Mas como tudo que é bom, dura pouco, é preciso pensar em outras possibilidades para seu conteúdo temporal, já que em certo momento ele estará desatualizado e não contribuirá mais como fonte de informações para os usuários.

Dito isso, uma das possibilidades é manter o mesmo URL e remover o conteúdo antigo sazonal substituindo-o por um novo, como um URL que possui um conteúdo sobre “Pesquisa sobre os produtos mais vendidos na Black Friday 2022” por “Decorações Natalinas de 2022”. Assim, a autoridade do link é mantida e usada para um mesmo fim.

Evergreen x Sazonal: Qual a melhor opção para seu site?

Ambos tipos de conteúdos podem ser explorados e ser benéficos para o blog. Geralmente, temos o costume de colocar pontos na balança para escolher entre um,  mas tudo depende do objetivo que você deseja atingir no momento com ele.

Imagem com fundo branco de comparativo entre os dois tipos de conteúdo.

Lembrando que, um não é melhor que o outro, ambos podem funcionar muito bem, se planejados e executados de forma correta na sua estratégia de SEO.

Agora que você já aprendeu mais um pouco sobre uma das formas de aplicação do conteúdo em SEO e diferentes vertentes do marketing digital, nos conte, como vai aplicar ele?

Bom explorer, por hoje é só! Espero encontrar você por aqui em nossa próxima aventura.

Câmbio, desligo.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Avalie o post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *