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Golden SEO Triangle: fatores que te levam ao primeiro lugar do Google!

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Bem-vindo, astronauta, a mais uma viagem pelo vasto universo do SEO! Eu sou Leonardo, pilot de conteúdo da agência liveSEO, e hoje serei seu guia em mais uma jornada por nossa órbita, em que visitaremos uma constelação de três estrelas tão importante para nosso universo: o Golden SEO Triangle!

Se você foi tripulante em algum outro voo por aqui, já sabe que, quando o assunto é SEO, inúmeros fatores entram em cena para impulsionar ou até mesmo enfraquecer seus resultados nas páginas de busca Google. 

Sem um bom acompanhamento das estratégias de otimização de uma página da web, você pode se deparar com uma queda repentina de cliques em seu site que, na verdade, não tem nada de repentina. Amadores podem culpar o Google e mais um de seus tanto updates pela queda mas, se investigarmos bem, diferentes motivos podem aparecer. 

No mercado do comércio eletrônico, antigos conceitos dão as caras de uma forma diferente do que estamos acostumados. Pense bem: se o comportamento dos usuários (demanda) muda, você e seus competidores (oferta) deverão se adaptar. Isso, por sua vez, fará com que o Google (mercado) também reaja para levar ao usuário o que ele precisa.

comportamento do usuário, google e concorrentes

São esses três fatores que você já conhece – ou deveria conhecer – que formam o chamado Golden SEO Triangle (ou o Triângulo Dourado de SEO, se preferir). 

Vem comigo e entenda melhor:

O que é o Golden SEO Triangle

O Golden SEO Triangle é uma representação criada pelos profissionais de otimização para os mecanismos de busca que deixa em evidência os principais fatores de sucesso em um projeto de SEO. 

No centro dele, temos você e o seu site. À sua volta, três grandes agentes que podem te ajudar ou te atrapalhar na busca pelo topo da página de resultados do Google: os usuários, seus concorrentes e o próprio Google.

triangulo dourado do seo, ou golden seo triangle

Se deixarmos algum desses fatores de fora da estratégia ou focar somente em um deles, o insucesso é certo. Portanto, é imprescindível buscar o equilíbrio nas ações que toma para otimizar seu site e, assim, alcançar o tão sonhado topo da página de pesquisa. 

No primeiro momento, quem ouve falar sobre tantos fatores pela primeira vez pode se sentir como um aspirante a piloto em sua primeira lição de voo: apavorado com tantos botões e indicadores para ter controle. No entanto, conhecendo bem cada um desses conceitos, você logo se sente como um piloto experiente com o completo controle da situação. 

Para te ajudar com isso, a agência liveSEO te guia por cada um deles! Vamos lá? 

Como o Google pode afetar seus resultados de SEO

Hoje em dia, cerca de 40 mil pesquisas são feitas por segundo utilizando o buscador do Google. (Internet Live Stats). Nada nos impede de traçar estratégias de SEO que visem alavancar o posicionamento de um site em outros buscadores como o Bing ou o Yahoo!, mas pergunte para qualquer especialista em SEO e a preferência sempre será pelo maior buscador do mundo.

quantidade de pesquisas feitas mensalmente no google

Se definimos que nosso principal objetivo é melhorar o ranqueamento de nossas páginas nos resultados do Google, não é difícil entender o porquê dessa empresa ser um fator importante de nossa estratégia: é ela quem dita as regras do jogo

Na prática, isso pode ser exemplificado por um dos muitos updates que o Google faz em seu algoritmo. Aqui em nosso blog, inclusive, temos um post dedicado especialmente ao BERT, que é uma das atualizações mais recentes do mecanismo, que você pode conferir e entender um pouco mais sobre ele. 

Essas atualizações podem ser as responsáveis se, de um dia para o outro, você ver seus resultados despencarem. Isso pode significar que seu site não entrega mais ao algoritmo do Google o que ele valoriza. Coisas como: 

  • Conteúdo de Qualidade: que atenda aos princípios de EAT do Google (conteúdos feitos por quem tem Especialidade, Autoridade e Confiabilidade) e que sejam relevantes e originais;
  • Palavras-Chave bem trabalhadas no On Page: Keyword em foco no Meta Title e Meta Description, H1, H2 e ao longo do texto da página, de forma natural e que faça sentido, evitando o keyword stuffing; (Veja mais sobre “Tipos de Keywords)
  • Certificação SSL de segurança: sites seguros utilizam a criptografia HTTPS para estabelecer conexões seguras entre seus usuários e seu servidos, protegendo seus dados importantes como sua senha e o número de seu cartão de crédito; 
  • Carregamento rápido e otimizado: o algoritmo do Google preza por sites que tomam o menor tempo possível para carregar todos os elementos de suas páginas, sendo cerca de 2 segundos o tempo aceitável para os e-commerces;
  • Facilidade de rastreio: que pode ser otimizada com a inclusão de um robots.txt no diretório de seu site, tornando mais fácil o “caminho” que os bots de rastreio e indexação deverão percorrer dentro de seu domínio; (Veja mais em “Como o Google Funciona)
  • e muitos outros fatores! 

Cada um desses elementos, que chamamos de “fatores de ranqueamento” no universo de SEO, podem ser alterados com uma atualização de algoritmo do Google. Por esse motivo, é importante estar sempre atento aos padrões de qualidade do buscador. 

Como os concorrentes podem afetar seus resultados de SEO

Aqui na liveSEO costumamos dizer que a SERP – a página de resultados do Google – é um eterno leilão. Ali, a disputa pelos lugares de topo é constante. Isso quer dizer que o primeiro lugar da página de resultados nunca é eterno. Se o seu concorrente der ao Google  e aos usuários o que eles pedem, logo ele poderá tomar a frente nessa corrida.

Por conta disso, nossos projetos de SEO sempre precisam ter um olhar especial para os concorrentes de seu negócio. Se eles fazem um conteúdo completo, precisamos fazer um conteúdo ainda melhor! Se eles melhoram a experiência dos usuários, precisamos fazer algo que bata de frente e deixe os visitantes de seu site satisfeitos também! 

Dessa forma, garantimos um site que está sempre buscando ser a sua melhor versão, saindo na frente de seus concorrentes na conquista de novos clientes. 

Como os usuários podem afetar seus resultados de SEO

O último fator que completa nosso Golden SEO Triangle são os usuários que navegam – ou não! – por seu site. 

De nada adianta fazer otimizações focando somente no que os concorrentes fazem e no que o Google espera se elas não fizerem sentido para seus clientes. Sem eles, não haverá audiência que navegue por seu site, faça compras e movimente os motores de seu negócios. 

Se alguém, por exemplo, faz uma busca por “canecas personalizadas” no Google, encontra seu site no primeiro resultado, acessa a loja mas não gosta do layout e logo volta para a página de resultados do Google, isso será interpretado pelo buscador como algo parecido com “então quer dizer que o primeiro resultado não dá aos usuários o que eles precisam?!? Ele precisa ser substituído!

Você pode conferir nosso post que fala sobre o que é Pogo Sticking e como ele implica em seu ranqueamento e entender mais como essa dinâmica funciona!

Com isso em mente, vamos colocar sempre a intenção do usuário e a sua experiência como prioridade de nossas otimizações também, ok?

O que fazer para dominar o Golden SEO Triangle?

Agora que já entendemos cada um dos fatores que completam o nosso triângulo dourado do SEO, fica a pergunta: o que fazer com tudo isso que aprendi? 

Se você, assim como nós, tem ambição para batalhar pelo primeiro lugar da página de resultados, precisa ter algo claro em sua mente: para dominar o Golden SEO Triangle é preciso se conectar com cada um de seus três fatores determinantes

Lembre-se de que no centro do triângulo está o seu site, que será o protagonista dessa mudança! Isso significa que está em suas mãos a responsabilidade de tomar ações que alavanquem seus resultados. Se precisar de ajuda, podemo dizer que o checklist do sucesso é:

  1. Fazer o que o Google espera;
  2. Ser melhor que os seus concorrentes;
  3. Proporcionar uma ótima experiência para seus usuários.
os três passos para dominar o golden seo triangle

Claro que cada um desses passos se abrirá em diferentes tarefas para serem cumpridas, afinal, nada é tão simples assim. Mas, como já disse mais acima neste texto, estudar sobre SEO pode te ajudar a se colocar como um piloto experiente, que entende cada um dos botões e indicadores em seu painel de controle e usa todos eles com maestria para operar seus voos nesta vasta galáxia. 

Quando precisar de lições de voo, pode contar sempre com o blog da liveSEO. Aqui, você aprende com os melhores pilotos que essa galáxia já viu. ???? Ah! E se tiver alguma dúvida, é só deixá-la no espaço de comentários aqui embaixo que logo a nossa equipe responde para você.

Até a próxima!

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

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