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Latent Semantic Indexing (LSI) Keyword: Google e o Campo Semântico

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E aí, pessoal! Tudo bem? Mais uma vez, aqui quem fala é a Lorena, redatora da órbita liveSEO. Hoje, vamos falar de um conceito importantíssimo, polêmico e um tanto mal-compreendido: o LSI, ou Latent Semantic Indexing.

Quem entende o LSI consegue sintonizar seus conteúdos à frequência do usuário – exatamente aquilo que desejamos atingir com o SEO: ser encontrado com facilidade para falar com quem pesquisa, respondendo suas dúvidas de maneira clara e informando com qualidade.

Agora, portanto, entenda as nuances desse conceito complexo, saiba como o Google o utiliza no rankeamento e aprenda a ativá-lo em suas estratégias de SEO. Animado? Prepare o papel e a caneta e vem com a gente!

O que é LSI – Latent Semantic Indexing

Em tradução literal, Latent Semantic Indexing significa Indexação Semântica Latente. Ao contrário do que se espera, não é uma tecnologia nova: é mais antiga que a Web! Sua patente foi escrita em 1989 e publicada em 1992, enquanto o sistema World Wide Web iniciou seu funcionamento em agosto de 1991.

De maneira prática, LSI é a indexação – ou organização criterizada – de termos semelhantes ou relacionados dentro de um conteúdo. A partir dessa análise e de diversos outros critérios, o mecanismo de busca mostra páginas ranqueadas para uma determinada keyword.

Nada claro, né? Para te ajudar a entender, vamos dar uma olhada bem didática nos termos que compõem a sigla:

  • Indexação (I)

Significa organização guiada por critérios, uma listagem ou categorização baseada em determinadas características. No caso de nosso conceito específico, significa a relação e organização de termos de mesmo campo semântico: um “território” de sentido ocupado por diversas palavras ou expressões que rodeiam a palavra-chave, compartilhando de seu significado ao mesmo tempo em que abrange outros sentidos cada vez mais distantes.

  • Semântica (S)

O termo semântica é mais familiar. Refere-se ao braço da linguística que estuda o componente de sentido – ou significado – nos signos da linguagem verbal. Isso inclui a compreensão do sentido de palavras e frases em diversos contextos.

  • Latente (L)

Por sua vez, informa que esses sentidos estão ocultos, não manifestos, disfarçados ou subentendidos. O termo é usado na sigla para indicar a análise de sentidos ou palavras diferentes da única e específica keyword procurada pelo usuário.

Exemplo de Campo Semantico entendendo o LSI

LSI em ação: o que faz a Indexação Semântica Latente?

O LSI é responsável por evitar o keyword stuffing e demais ações conhecidas do Black Hat: sem qualquer análise semântica latente, um página que exibe keywords desnecessárias em situações aleatórias e frequentes, sem entregar qualquer valor ao usuário, conseguiria se posicionar com facilidade na pesquisa gerada.

De certa maneira, a tecnologia identifica bots e outras formas artificiais de criação de conteúdo, pois entende os padrões naturais de linguagem humana.

Susan Dumais – a codesenvolvedora do Latent Semantic Indexing e gerente adjunta da Microsoft – explica os propósitos pelos quais o sistema foi desenvolvido.

De acordo com a cientista, “o uso humano da linguagem é caracterizado por intensas relações de sinonímia e polissemia, por isso os esquemas muito diretos de combinação de termos apresentam graves deficiências. Neles, o material relevante é perdido, porque as pessoas descrevem os mesmos tópicos usando palavras diferentes; por outro lado, porque as mesmas palavras também significam coisas diferentes, conteúdo irrelevante pode ser mostrado”.

A problemática, portanto, resume-se ao fato de que as pessoas desejam encontrar conteúdos com base em significado, mas as palavras utilizadas para a pesquisa não necessariamente carregam o valor semântico necessário. Adequar sistemas de indexação para que compreendam a multiplicidade da linguagem humana pode ser uma tarefa quase impossível. Quase…

Como aplicar o conceito às suas práticas de SEO

O sistema de Indexação Semântica Latente atuante no Google – que foi atualizado e sofisticado pelo BERT – oferece a oportunidade de posicionamento para variações da keyword em foco.

Dessa maneira, um conteúdo de qualidade pode ser reconhecido e ranqueado por exibir as palavras esperadas do campo semântico em questão. Ao usuário, o sistema entrega conteúdos relevantes, mesmo que sua pesquisa não seja exatamente aquela que se espera. O resultado: melhorias na experiência do usuário com a maior humanização da pesquisa.

Para que seu conteúdo esteja em sintonia com os sistemas de LSI do Google, um pilar único – porém extenso e importantíssimo – deve ser observado: a qualidade do conteúdo. Confira as estratégias específicas de linguagem e escrita para produzir com eficiência:Z

Diga absolutamente tudo o que for necessário – e nada mais!

Conteúdos completos, ricos em informação e de leitura confortável abrangem naturalmente as diferentes palavras de um mesmo campo semântico; por isso, procure produzir conteúdos de maneira honesta, direta, exaurindo os assuntos e respondendo todas as perguntas. Sobretudo, saiba quando parar: o mecanismo localiza as situações em que o discurso deixa de ser útil.

Pense em seu leitor

Entenda seu público e antecipe as variações semânticas que ele poderá acionar. Um usuário que procura por jardinagem, por exemplo, pode usar as palavras terra, adubo, sementes, jardineiro… De qualquer maneira, tenha cuidado e aja com naturalidade: não tente abranger todos os sinônimos e termos relacionados de forma artificial. Lembre-se que o LSI penaliza informações vazias.

E aí, já está por dentro do conceito? Continue acompanhando nossos posts especializados e sofistique seu conhecimento SEO! Pra fechar, acompanhe nossos Webinars. Todo mês tem um novo esperando por você.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.

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