E aí, astronauta! Está pronto para decolar mais uma vez a nossa órbita de SEO?
Nessa viagem, vamos conversar sobre a tão falada e temida Taxa de Rejeição – ou Bounce Rate, você decide.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe, nós vamos te explicar detalhadamente o que é a Bounce Rate, se ela influencia ou não no rankeamento da sua página e, principalmente, como reduzi-la para melhorar a experiência do usuário.
Em primeiro lugar, é importante que você tenha o conceito bem definido em mente. A taxa de rejeição, como o próprio nome sugere, é uma métrica que mostra a quantidade de usuários que abandonaram determinado site ou que não interagiram com outras páginas que continham nele, ou seja, que o rejeitaram. Ficou confuso? Calma aí, astronauta. Deixaremos mais claro.
Você, dono de um e-commerce, que tem seu site, blog, e produz conteúdos… Imagine que o usuário chega até o seu blog, navega rapidamente em apenas uma página, mas não encontra nada que desperta seu interesse. O que ele faz? Simplesmente dá as costas ao seu site e ao seu conteúdo.
O que foi promovido ali não pareceu atraente, não atendeu às expectativas dele. Cada vez que o usuário acessa o site e não interage com outras páginas, é contabilizada uma taxa de rejeição de 100%. Deu para compreender agora?
É quase impossível que não haja uma porcentagem mínima de taxa de rejeição em qualquer site. Afinal, é difícil agradar a todos. O cuidado, em relação a isso, é não permitir que essa taxa cresça, porque aí sim teremos um problema.
A Bounce Rate, em resumo,é uma métrica que não combina muito com os parâmetros do Google para rankear uma página. Mas não se desespere! Há algumas formas para diminuir essa porcentagem negativa.
“A taxa de rejeição, como o próprio nome sugere, é uma métrica que mostra a quantidade de usuários que abandonaram determinado site ou que não interagiram com outras páginas, ou seja, rejeitaram o site. “
A Taxa de Rejeição tem influência no rankeamento de uma página?
Essa é a grande dúvida que paira pelo espaço =D
Se a Taxa de Rejeição é uma métrica negativa, que não combina com os parâmetros do Google para posicionar uma página, é óbvio, então, que ela irá influenciar no rankeamento, não é?
Exato! Saiba que a classificação nas SERPs é influenciada por 3 fatores, conhecidos por Golden Triangle SEO, tal como foi explicado no Webinar de SEO “Tendências para 2019” – nesse caso, em um dos “ângulos” do triângulo se encontra a o fator Experiência do Usuário.
Pense comigo: Será que o Google vai continuar posicionando um resultado em que todas as métricas relacionadas com o usuário são negativas?
E, aqui, devemos considerar:
- CTR baixo;
- Taxa de Rejeição alta;
- Páginas por Sessão baixa e
- Tempo de Permanência quase zero.
Bem, com todos esses pontos já fica claro que o usuário influencia, sim, no rankeamento de uma página!
É complicado tentarmos definir a Taxa de Rejeição, o efeito rebote, somente por meio de dados. Você já parou para pensar que, talvez, a pessoa não tenha interagido mais por ter conseguido encontrar a resposta que procurava na primeira página? Pois é, isso também é comum.
Outro aspecto que precisamos levar em conta, é que a porcentagem da Bounce Rate é analisada por meio de páginas que possuem o código do Google Analytics. E é por isso que você precisar ter o Analytics bem configurado!
Abaixo, segue uma tabela oferecida pelo próprio Google que indica alguns fatores da Experiência do Usuário relacionada com a velocidade de um site. Veja que, com toda a certeza, isso pode justificar parte dos problemas da Taxa de Rejeição.
Como medir a Bounce Rate ou Taxa de Rejeição?
Ainda que tenhamos acesso à porcentagem de visitantes que deixaram a página sem interagir com outras, essa métrica não demonstra exatamente onde está o problema. Por essa razão, devemos aplicar estratégias específicas que ajudem a melhorá-la.
Para você saber, a Taxa de Rejeição pode ser identificada diretamente no Google Analytics. Mas, o que dá para fazer para diminui-la?
Vamos te contar agora mesmo!
Estratégias para diminuir a Taxa de Rejeição…
Nós já falamos sobre a Influência da Taxa de Rejeição na classificação de uma página e sobre como mensurar essa métrica. Partindo disso, algumas estratégias de SEO podem ser usadas para amenizar essa taxa. Vamos conferir:
- Disponibilize Conteúdo Relevante: todo o conteúdo de uma página (textos, descrições, imagens e vídeos) deve ser elaborado de maneira que responda a intenção do usuário. Não direcione seu projeto de conteúdo apenas focado em keywords de alto volume (altas buscas no mês), busque keywords que sejam respondidas com a sua página.
- Promova uma leitura fluida: não basta um conteúdo apenas com palavras-chave. É importante que os textos da página do site e do blog sejam claros e não cansem.
- Use subtítulos para segmentar o conteúdo: um texto enorme, corrido, que não deixa o usuário respirar e se encontrar, com certeza não causará uma experiência positiva;
- Crie links internos que tenham ligação com o conteúdo apresentado na página. Isso vai permitir um número maior de páginas por sessão, diminuindo o Percentual da Taxa de Rejeição.
- Aposte em imagens, vídeos e infográficos: Esses recursos, além de criar uma experiência melhor, vai oferecer possibilidades de aumentar o tempo de permanência do usuário, consequentemente poderá navegar por outras páginas.
- Crie CTAs (Call To Action): atrativas para outras páginas, categorias e produtos. Lembre-se, o objetivo é aumentar o número de páginas por sessão.
- Melhore a velocidade de carregamento: a imagem acima mostra uma mudança radical na Taxa de Rejeição. A página tinha um tempo de 4 segundos de carregamento, isso fazia com que a maioria dos usuários saísse ainda na primeira página. (Aqui, apostamos por troca de servidor, otimização de códigos CSS, JS e HTML e do peso das imagens).
- Implementação de Https: já falamos sobre a influência do https no SEO em um post anterior. A falta de segurança em um site é justamente um fator que aumenta a Taxa de Rejeição em um site. O usuário que não se sente seguro provavelmente irá abandoná-lo logo na primeira página.
Diminuir a Taxa de Rejeição não é um bicho de sete cabeças. É possível, sim, fazer com que o usuário tenha uma experiência positiva dentro do seu e-commerce e do seu blog. Mas, se alguma dúvida ficou perdida no espaço da Bounce Rate, não se preocupe, a liveSEO está aqui para te ajudar e fazer o seu e-commerce decolar!
Uma resposta
Excelente artigo!