Salve, astronauta! Eu sou a Amanda, tripulante e consultora de conteúdo da liveSEO. Hoje eu falo diretamente com você, que tem um e-commerce e sabe que um blog é fundamental para o sucesso do seu negócio – mas não se trata, apenas, de escrever posts.
Aprender mais sobre as técnicas de SEO para e-commerce é essencial para aprimorar a produção do conteúdo. Ter uma página de qualidade, que ofereça conteúdos relevantes para o seu usuário, é o recurso mais eficiente para atingir resultados no ambiente on-line.
Atenção: ter um blog não é o suficiente!
É preciso ter conhecimentos aprofundados sobre as técnicas. Afinal, quando se fala de Marketing Digital, também falamos de estratégias, principalmente no que se refere à escolha de palavras-chave.
Não fique perdido no espaço! Entenda mais sobre quais são os tipos de keywords e como o funcionamento delas no blog pode favorecer o seu e-commerce!
Ei, se você ainda tem dúvidas sobre como esse canal de comunicação, de fato, alavanca o seu negócio, precisa conferir o webinar Blog + SEO + E-commerce em que o nosso CEO e consultor de SEO, Lucas Maranho, responde a questões, como: compensa ter um blog?
Tipos de keywords
O dono de um e-commerce, que queira ter as vantagens de um site bem posicionado, deve contar com uma escolha de palavras-chave minuciosa. Afinal, as keywords são o apoio usado pelos sites de buscas na hora de devolver uma resposta ao usuário.
No mundo digital, as palavras-chave formam um elo entre empresa e clientes.
O Google, por exemplo, examina as palavras-chave dos conteúdos, dos títulos, das meta descrições e até do URL, a fim de oferecer o resultado mais relevante para quem faz uma pesquisa.
Partindo da intenção de busca do usuário, ou seja, as formas como ele se comporta ao procurar algo na internet, podemos dividir as palavras-chave em três categorias gerais:
Keyword Navegacional
As keywords navegacionais são as que envolvem palavras específicas, quando o usuário já sabe o que quer. São buscas que têm um destino certo, como “WhatsApp web”, ou “segunda guerra mundial wikipedia”, que mostra informações em um domínio específico.
As marcas que são referência em seu nicho, com trabalho de branding muito forte, acabam se beneficiando nessas buscas em que uma palavra é associada diretamente com a ideia de uma marca, assim como acontece com o WhatsApp, por exemplo.
Keyword Transacional
Neste caso, o usuário também já sabe o que quer: está focado em um processo de compra. Nesse tipo de keyword, há grandes chances de conversão por parte do usuário.
Um exemplo de busca com palavras-chave transacionais seria: “moldura para quadros A3”, combinada com outras de nível comercial, como: “desconto”, “preço”, “valor”, “comprar”.
Keyword Informacional
As keywords informacionais são utilizadas com a intenção de adquirir informação e relacionadas às buscas que são marcadas com expressões, como: “de que forma”, “para que”, “como”, “o que”, “onde encontrar”, entre outras.
Esses termos indicam a necessidade do usuário em encontrar conteúdos que ensinem algo, que resolvam problemas, que tirem dúvidas – para além da intenção de compra.
Sim, astronauta, é esse tipo de palavra-chave que nos interessa: a informacional! Vamos entender mais a fundo o seu funcionamento no próximo tópico.
Como trabalhar as keywords informacionais?
As palavras-chave relacionadas à busca de informação podem ser usadas de duas formas na elaboração de conteúdo para blogs:
Conteúdos Temporais
Também chamado de “conteúdo noticioso” ou “conteúdo sazonal”, está relacionado exatamente com o momento em que foi publicado. Esse tipo de texto tem como objetivo informar o leitor sobre algo que está ocorrendo em um tempo específico.
Assim como uma boa notícia atrai o público com informações “quentinhas” e imediatas, um conteúdo temporal tem seu fôlego no efêmero: o que está acontecendo agora que todos querem saber?
São as chamadas tendências: inclinações sobre certos assuntos que passeiam por todos os universos temáticos! Sobre turismo, moda, empreendedorismo e mundo animal, as pessoas podem querer saber, por exemplo:
- Qual é o destino mais procurado para o verão europeu em 2020?
- Terremoto em lugar X.
- Tendência de moda para 2020
Você percebe que todos os nichos do mercado trabalham com informações que têm uma temporalidade marcada? É para atingir esses leitores que existe o conteúdo sazonal.
Esse conteúdo pode também interessar: (SEO para Black Friday e datas Sazonais).
Conteúdos Evergreen /atemporais
O conteúdo “sempre fresco” é atemporal. Por ser o avesso do “conteúdo noticioso”, a relevância do Evergreen Content independe do momento em que será lido. São informações que sempre permanecem úteis.
Esse tipo de conteúdo tem como objetivo educar o leitor sobre um determinado assunto, solucionando a sua dúvida, os seus problemas que podem ir e vir, sem depender de um recorte de tempo específico.
O Evergreen pode ser remodelado para que, com o passar do tempo, sua autoridade cresça, aumentando a sua importância continuamente.
Como as keywords certas favorecem o seu negócio?
Não se perca na órbita do SEO!
Como vimos, é a partir das keywords informacionais que chegamos a conteúdos permanentes, com informações perenes, como: regras, práticas, técnicas e manuais que permanecem relevantes e usáveis, mesmo com o passar do tempo.
Confira alguns retornos positivos dessa técnica:
- Autoridade: o usuário irá sempre revisitar uma página que oferece conhecimento sem limite de validade.
- Índices de qualidade: esse usuário pode comentar em seu blog, compartilhar nas redes sociais e/ou com a rede de amigos.
- Valor: o blog passa a ter mais valor, pois o conteúdo serviu para algo ou alguém, supriu uma necessidade, resolveu uma problemática.
- Link Bait: um conteúdo comentado, compartilhado e com autoridade é facilmente referenciado por outros blogs.
- Pode circular em diferentes canais: e-mail marketing e redes sociais acabam sendo alvo de um Blog Post Evergreen de sucesso, afinal, é um conteúdo que sempre se mantém atual.
Quer saber mais sobre a relação das keywords com o sucesso do seu blog?
Continue acompanhando nosso conteúdo para saber mais sobre como as palavras-chave são responsáveis pela explosão do seu blog e, consequentemente, do seu e-commerce! Você sabe, por exemplo, como evitar a canibalização de keywords? Falaremos sobre isso no próximo post!
Além das keywords, diversos outros fatores influenciam o sucesso do seu negócio on-line, como a velocidade do site, a taxa de rejeição e muito mais. Assista nossos webinars de SEO para adquirir conhecimentos atualizados e impulsionar seus resultados!
Uma resposta
Não sei como mas cheguei aqui, achei muito interressante, quero fica por dentro, aprender mais, mas com dialogo concreto.