Conhecer bem o seu público e explorar as possibilidades de diversos canais de comunicação para aproximar a marca do consumidor é uma das premissas do Omnichannel. Um dos desafios de blogs e lojas virtuais é aproveitar as oportunidades de aumento de autoridade e conversão fora do domínio.
No webinar de hoje, o bate-papo é com os especialistas em SEO, Aline do Rosário e Lucas Maranho. Para entender melhor o que é Omnichannel e como criar estratégias assertivas para o seu site, continue a leitura!
O que é Omnichannel?
O Omnichannel é um conceito familiar a muitos profissionais de marketing e empresas de grande porte. Ele consiste em adotar estratégias em diversos canais para atingir o maior número de usuários e engajar o seu público.
No mercado digital, existem várias maneiras de vender um mesmo produto em diferentes canais, sendo possível classificá-las em três principais:
- Single-channel: é utilizado um único mecanismo de venda, como quando uma marca ou fabricante só tem um meio de distribuição de itens, seja no marketplace, nas redes sociais ou no próprio site;
- Multichannel: são adotados vários canais de vendas atuando para uma mesma marca, trabalhando com personas diferentes entre eles e colocando a operação do negócio como o centro da comunicação;
- Omnichannel: todos os canais são integrados, colocando o consumidor como centro das estratégias, sendo uma das formas mais eficazes de retenção e fidelização.
Com o Omnichannel, a gente permite ao consumidor transitar entre os diferentes canais sem sentir a diferença na marca. Dessa maneira, ele tem as mesmas oportunidades de comprar um produto ou adquirir um serviço, já que o foco da estratégia é o próprio cliente.
Enquanto no Single e Multichannel a intenção principal é vender o produto, no Omnichannel há o esforço em trazer o consumidor para perto da empresa. A ideia é criar um amaranhado de estratégias para fazer com que o cliente não sinta necessidade de reiniciar a sua jornada de compra.
A importância da persona no omnichannel
Se o consumidor é o centro das estratégias de Omnichannel, é ideal pensar na definição de persona. Diferentemente de métricas de público-alvo, como dados demográficos, idade, gênero e localização, a persona se define por aspectos comportamentais do perfil ideal para a marca.
Todas as estratégias, desde conteúdo a técnicas, são desenvolvidas a partir disso. Para dar o primeiro passo, é preciso fazer algumas perguntas para mapear os dados, veja um exemplo de onde começar:
Ao reunir essas informações, a marca tem uma compreensão melhor da jornada do consumidor e se torna capaz de planejar estratégias de marketing mais efetivas em diferentes canais.
Como utilizar o funil de vendas na estratégia SEO Omnichannel?
Raramente um usuário toma a decisão final de aquisição de um bem ou serviço sem antes fazer uma pesquisa sobre a marca, preço, fornecedor ou até mesmo outras empresas que vendem produtos semelhantes com oportunidades diferentes. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, cerca de 73% dos usuários utilizam mais de um canal durante a jornada de compra.
Isso quer dizer que, para além da pesquisa orgânica em mecanismos de busca, como o Google, o usuário pode buscar por mais informações sobre o produto ou serviço em redes sociais e marketplaces. É só a partir desse amontoado de fontes que ele decide se a compra é vantajosa ou não.
Como os usuários podem vir de diferentes canais, ele também pode estar em diferentes momentos do funil. Para determinar as melhores estratégias para captar o consumidor da sua marca, é preciso relembrar as etapas da jornada de compra:
A partir de uma persona definida e criando uma mensagem para cada etapa da jornada, é possível desenvolver estratégias que atendam a cada necessidade, sem comprometer o fluxo do usuário ou acabar deixando ele sem opção na condução do funil. Com o Omnichannel, você constrói uma comunicação mais fluida e consistente, proporcionando uma melhor experiência.
Estratégias para alavancar os resultados do seu negócio
Após toda essa contextualização, como aplicar estratégias práticas de Omnichannel, aliado ao SEO, para impulsionar os resultados de uma marca? Acompanhe as aplicações trazidas pela especialista Aline:
1. SEO x Omnichannel para as Redes Sociais
O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de busca. Para o consumidor contemporâneo, o conceito de mecanismo não se limita mais ao Google, Bing, Opera e outros. Hoje em dia, os usuários pesquisam o que têm interesse nas redes sociais, como Instagram, TikTok, YouTube, e os seus conteúdos vão muito além dos aplicativos, mas também no posicionamento com estratégia SEO na SERP.
A lógica para a criação de conteúdos otimizados para as redes sociais é a mesma que fundamenta o SEO para blogs e sites: responder às intenções de busca dos usuários a partir da sua etapa na jornada. Para isso, é preciso seguir as seguintes práticas:
- Faça uma pesquisa de palavras-chave: encontre keywords que auxiliem a construir um perfil com potencial de ranqueamento orgânico e com um conteúdo que seja encontrado pelo usuário.
- Adicione links e inclua CTAs: direcione o usuário para o seu blog ou site;
- Aproveite o conteúdo do seu blog: torne os conteúdos do site mais compartilháveis, em outros formatos, dentro do seu perfil.
O tempo de permanência nas redes sociais é muito curto, além de ser um ambiente onde o usuário terá contato com uma enxurrada de conteúdos similares. Então, a melhor estratégia para educar o seu cliente e convencê-lo a realizar uma conversão é levá-lo a conteúdos mais aprofundados, formulário ou direto para um e-commerce.
2. SEO x Google My Business
É comum que os clientes pesquisem produtos online, optem por visitar uma loja física para experimentá-los ou testá-los e finalizar a compra no canal que ofereça o melhor custo-benefício. Com o Google My Business, é possível mapear e coletar dados dos usuários, entender melhor as preferências dos consumidores e oferecer experiências que atendam com mais assertividade às expectativas do consumidor.
Leia também — SEO Local: um guia para aplicar essa técnica em seu site!
Com um estudo mais analítico do comportamento do usuário, a gente consegue trazer mais palavras-chave que sinalizem com o que a marca trabalha, proporcionar descrições mais completas e sinalizar eventos e promoções. O Google Merch possibilita aumentar os canais de venda com integração com o site por meio de adição de links para manter o fluxo de navegação.
3. SEO x Marketplace
Para quem trabalha com vendas online, os Marketplaces são canais de muita importância e com um extenso catálogo. Nessas plataformas, dificilmente o usuário se mantém navegando entre as categorias de diferentes lojas para encontrar o que ele deseja.
Por isso, uma das estratégias para integrar SEO e práticas de Omnichannel é reforçar palavras-chave relevantes para o produto em descrições otimizadas, claras e detalhadas para evitar perder esse potencial cliente. Aqui, vale se atentar para não copiar a descrição do site, mas adaptar à linguagem e jornada no Marketplace, para evitar duplicidade de conteúdo.
Outras práticas que serão muito vantajosas para a sua estratégia:
- Garantir uma comunicação consistente da marca com o cliente e entre os diferentes canais;
- Integrar promoções e eventos do site;
- Estimular avaliações de produtos e serviços.
Assista ao nosso webinar sobre SEO para produtos: como criar um cadastro orientado ao SEO.
4. SEO x Tráfego Pago
O tráfego pago é um recurso utilizado por muitas marcas que desejam aumentar a sua visibilidade na SERP e que também pode ter seus resultados potencializados com a aplicação de práticas de SEO e Omnichannel. Aqui, vai um ponto de atenção para o uso estratégico de palavras-chave que fazem sentido para o domínio e investir em termos mais difíceis de ranquear no orgânico.
Com isso em mente, você diminui os riscos de canibalizar e prejudicar as estratégias adotadas pelo blog ou site. É preciso que as informações trazidas no anúncio sejam as mesmas da página e manter uma comunicação coerente entre os outros canais.
Seja em Google Ads, Meta Ads e outros canais de anúncios pagos, você pode aplicar algumas outras estratégias, como:
- Otimizar Landing Pages;
- Otimizar anúncio para SEO;
- Investir em remarketing.
Você pode se interessar também pelo webinar: Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: qual é o melhor?
5. SEO x E-mail Marketing (B2B)
Para esse tipo de estratégia, deve-se considerar que o cliente já teve algum tipo de contato com a sua marca em outros canais, então é necessário captar informações e mapear o perfil do usuário. Por isso, muitas empresas já contam com CRM, que distribui esses dados de forma clara para que as equipes de marketing possam trabalhar com os leads.
Com a classificação e segmentação das características, é possível traçar estratégias de e-mail marketing mais tangíveis para alcançar resultados satisfatórios. Você pode distribuir a autoridade para o seu blog com as seguintes táticas:
- Otimizar o conteúdo para as boas práticas de SEO;
- Adicionar links e CTAs para o seu site;
- Integrar a sua estratégia de e-mail marketing com campanhas de outros canais;
- Analisar o desempenho da sua estratégia.
Agora que você descobriu como é vantajoso investir no relacionamento personalizado com os seus consumidores, confira o nosso webinar: SEO e CRM: como atrair e converter mais clientes? Nele, você aprenderá como unir as duas técnicas e explorar ainda mais todas as etapas do funil de vendas.