Reproduzir vídeo

Entenda como analisar o SEO do seu concorrente e traçar estratégias

Conteúdo
Conteúdo

Seja para fazer SEO, abrir um e-commerce ou e-business, analisar os seus concorrentes é importante para direcionar a inteligência e também as estratégias. Dessa forma, você consegue extrair o máximo do seu investimento em tráfego orgânico. No entanto, para isso, além de ter dados, é preciso saber como utilizá-los e traçar planos certeiros para alcançar o melhor desempenho e presença online.

No webinar de hoje, o bate-papo será com os especialistas SEO, aqui da LiveSEO, Henrique Zampronio e Hugo Shigueo. Para entender as formas de análise dos seus concorrentes e saber como trazer tráfego orgânico para o seu site, confira nosso conteúdo enriquecedor sobre o assunto.

Como fazer uma análise competitiva em SEO?

Para fazer uma análise competitiva de SEO, focaremos em três etapas. Na primeira, vamos entender o mercado — caso não tenha acesso a ferramentas pagas e, às vezes, caras de análise de SEO, vamos te explicar como fazer o estudo da página de resultado do Google e também como analisar o SEO do seu concorrente.

grafico com tres circulos escritos nesta ordem, entendimento de mercado, traçar metas estrategicas, tomar decisões baseadas em dados

Depois disso, com base nesse entendimento do mercado, você vai compreender como traçar metas e também estratégias focadas em ter um bom desempenho. Com todas essas informações, você vai saber como tomar decisões analisando todos os dados e montar uma oportunidade de trabalhar no seu site para e-commerce ou e-business.

Confira também: Conteúdo SEO: uma estratégia fundamental para alcançar o topo do Google

1. Entendimento do mercado

A primeira etapa é identificar os concorrentes orgânicos e entender o mercado. Se você tem um e-commerce que está começando agora ou um site pequeno, provavelmente vai encontrar marketplaces muito grandes como concorrentes. Para o início, alcançar o tráfego dessas empresas é muito difícil, por isso, é preciso pensar na sua keyword em foco e analisar as marcas mais próximas.

Titulo etapa um, identifique os concorrentes orgânicos

Saber quem são seus competidores no online é um dos pontos principais para fazer uma estratégia eficiente. O mesmo vale para quem está passando pela transformação digital, as lojas físicas nem sempre serão seus concorrentes de tráfego orgânico, já que pode ser que não tenham site ou ainda um site pouco otimizado. Conheça 19 ferramentas de pesquisa de palavras-chave para o seu site.

Você precisa analisar quem compete, de fato, com a mesma keyword. Por exemplo, um parceiro da LiveSEO, a Amobeleza é um e-commerce de produtos de beleza e cosméticos. Eles estão em primeiro lugar nos resultados de busca do Google para a palavra-chave “máscara de hidratação” no tráfego orgânico. Inclusive, passando outros concorrentes com total de tráfego orgânico maior, pois está otimizado de todas as formas possíveis.

pagina de pesquisa dos buscadores

Ferramentas de análise

Além do resultado de busca do Google, existem outras ferramentas, pagas e gratuitas, que você pode utilizar para saber quem são os seus concorrentes — ou seja, aqueles que estão competindo pelo tráfego orgânico.

  • Similar web: na versão gratuita, basta colocar o domínio do seu cliente para saber quem são os seus concorrentes de visibilidade orgânica;
  • Ahrefs ou SEMrush: são ferramentas poderosas em termos de competitividade orgânica. Assim, você sabe quem são os grandes players conseguindo realizar comparações sólidas. Entenda mais sobre o Ahrefs e como utilizar a ferramenta.

Onde os concorrentes performam bem?

Os resultados da SERP, ou seja, a página de resultados de busca do Google, alteram sempre os resultados. Por isso, nem sempre é possível saber quem são os seus concorrentes, nesse caso, utilizar as ferramentas de análise pode ser bastante valioso para suas estratégias.

Sabendo quem são seus competidores próximos, você consegue verificar alguns pontos, como a qualidade do conteúdo, velocidade do site, intenção do usuário, entre outros. Com esses dados, faça análises:

gráficos de concorrentes mostrando os resultados das visitas

Além disso, entender quais são as palavras-chave que seu competidor tem indexadas e você não, é uma das formas de direcionar suas estratégias e conquistar mais tráfego orgânico para o seu site.

2. Traçar metas estratégicas

Para saber como analisar o SEO do seu concorrente e traçar metas estratégicas, é preciso considerar a relevância, a estrutura e a reputação do seu site. Melhorando todos esses fatores no seu domínio, certamente alcançará seus objetivos para suas páginas. Confira, em detalhes, cada um dos termos abaixo.

etapa 2, trace as estratégias

Relevância

Para ter relevância, o Google precisa rastrear, indexar e ranquear o seu conteúdo. Além disso, o seu site deve ter uma URL amigável, considerando todas as palavras-chave. A relevância é tudo o que entregamos em termos de qualidade e otimização na nossa página para atender à expectativa de busca do usuário. Por isso, é preciso otimizar titles, descriptions, textos de categorias, textos para blogs e mais.

tres círculos escrito aumentar o traffic share, relevância para intenção de busca, otimizar cwv

Estrutura

A estrutura do site, fluida e coerente, ajuda o usuário a encontrar o conteúdo que procura. Além disso, a estrutura é importante para o mecanismo de buscas rastrear e indexar todas as páginas do domínio, além de espalhar autoridade a partir de estratégias de link, como o Link Juice.

circulos com frases dentro, traffic share, estrutura fluida, rever a estrutura de categoria

Reputação

A reputação é a percepção que os mecanismos de busca possuem com relação ao seu negócio, é algo fora do seu site. Baseando-se em comentários, avaliações, opiniões dos consumidores sobre a sua marca. Além disso, a qualidade dos backlinks conquistados de forma orgânica contribuem para formar a sua autoridade.

3. Tomar decisões baseadas em dados

Definir metas metrificáveis e objetivas é o primeiro passo para entender o que deve ser otimizado. Dessa forma, você sabe onde quer chegar e como acompanhar o resultado das estratégias. Uma árvore de oportunidades pode auxiliar na visualização dos seus objetivos.

etapa três tome decisões baseadas em dados

Depois disso, é preciso entender o que seus concorrentes fazem que você não está colocando em prática, assim você saberá o que deve ajustar e melhorar para alcançar resultados mais assertivos. Por exemplo, se a sua meta é ter uma boa reputação, é preciso melhorar sua URL e conquistar backlinks relevantes de maneira orgânica.

Agora que você já sabe como analisar o SEO do seu concorrente, confira também o webinar: como analisar indicadores para cada etapa de um projeto SEO, com informações importantes sobre etapas de um projeto, como medir as métricas, ferramentas e exemplos de cases de sucesso para te inspirar. Até lá!

infografico mostrando como conquistar um traffic share de 10% por KW

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
Especialistas participantes:

Henrique Zampronio

Sócio & Head de SEO Técnico

Com mais de 6 anos de experiência, sou Head de SEO e Sócio na liveSEO, maior agência do segmento no Brasil. Atualmente, lidero uma equipe multidisciplinar de 32 profissionais alocados em nossa operação, com a missão de garantir que o nosso time tenha uma rotina eficaz e consiga entregar cada vez mais sites otimizados

Hugo Shigueo

Coordenador de Conteúdo SEO

Formado em Física, mas descobriu no SEO de conteúdo um mundo novo e deslumbrante. Já traçou a estratégia e garantiu o crescimento orgânico de e-commerces de diversos tamanhos, nichos e públicos-alvo. Atualmente é coordenador de conteúdo na liveSEO.