As páginas de resultados do Google estão sempre se movimentando. A variação acontece de forma suave, contínua e faz com que os termos subam, desçam e, em alguns casos, desapareçam completamente. Essa movimentação é chamada de Everflux – uma flutuação regular de resultados e posições nas SERPs.
Essas mudanças que acontecem com frequência e que são consideradas naturais podem ser maiores e bruscas em casos de updates nos algoritmos, já que o buscador está sempre apresentando melhorias que irão impactar positivamente a experiência do usuário, um de seus principais pilares.
Para mensurar as flutuações das SERPs e suas implicações dentro do site é necessário utilizar algumas ferramentas especializadas. Ao fazer isso, torna-se possível perceber comportamentos incomuns em palavras-chaves competitivas, acompanhar o crescimento gradual ou exponencial de performance de termos importantes e até mesmo observar o desaparecimento de algum termo.
A volatilidade na SERP pode ocorrer por inúmeros fatores. Uma atualização de conteúdo, problemas técnicos, reestruturações na página e outras diversas otimizações são razões que devem ser sempre consideradas em casos de queda ou crescimento.
Listamos a seguir algumas das principais ferramentas que são utilizadas, entre outras funções, para mostrar as mudanças nos resultados da página de pesquisa do Google. Confira!
Semrush sensor
O Semrush é uma ferramenta bastante comentada por aqui. Já falamos sobre sua importância para identificar palavras-chave e, agora, ressaltamos a utilidade de seu sensor de volatilidade de SERPs.
Ao determinar uma data de análise no sensor, você conseguirá monitorar as flutuações diárias das palavras-chave, além de ter algumas vantagens como receber notificações por e-mail de mudanças em tempo real.
Além disso, você ainda consegue traçar parâmetros de comparação com SERPs de concorrentes, identificar tendências que se tornaram padrão nos primeiros resultados e acompanhar com agilidade quais as atualizações que mais interferem em seu site.
Como uma das maiores plataformas de análise de SEO do mundo, o Semrush não é gratuito, exige um pagamento mensal e possui diferentes tipos de plano. É possível realizar testes e usá-lo por um curto período de tempo gratuitamente.
SERPmetrics
Assim como as plataformas citadas anteriormente, o SERPmetrics possui a intenção de fornecer dados atualizados sobre a classificação da SERP de forma simples, sem complicações. O monitoramento e mensuração desses dados é realizado por meio de uma API desenvolvida exclusivamente para fins de SEO.
Utilizando essa ferramenta é possível acompanhar palavras-chave em massa, o que a torna uma boa alternativa para equipes internas de empresas que precisam de rastreamento em tempo real. Aqui, você pode obter um teste gratuito por quatorze dias, assim é possível desbravar a plataforma com calma.
Mozcast
Repleto de referências e analogias sobre o tempo, o Mozcast é uma plataforma bastante intuitiva, fácil de manusear e de entender. Seu lema é retirar a nebulosidade de sua SERP, te ajudando a enxergar o que é importante e identificar os pontos críticos do seu SEO.
O Mozcast oferece um conjunto de várias ferramentas de SEO que podem ser úteis em diferentes áreas. Com relação à análise de SERPs, sua apresentação é bastante visual, detalhada e apresenta dados do seu site e dos concorrentes.
Nesse caso, você também terá acesso a alguns “truques de mestre” que podem te ajudar na priorização das tarefas de otimização de SERP, mostrando as oportunidades de direcionamento de tráfego mais consistentes em seu nicho.
Essa também é uma ferramenta paga! Ela oferece um período de testes de aproximadamente 30 dias, durante esse tempo, você tem acesso a conteúdos exclusivos, pode fazer perguntas e conversar com profissionais da área.
Cognitive SEO
O Cognitive SEO é um tracker avançado, utilizado por usuários do mundo todo. Por meio do Rank Track, é possível desenvolver análises de palavras-chave de forma precisa e rápida, o que pode ser decisivo em momentos de tomada de decisão e elaboração de estratégias.
O rastreamento é realizado por meio de uma plataforma virtual que oferece uma visão detalhada do desempenho das palavras-chave, incluindo o volume de pesquisas e performance de acordo com a localidade e dispositivo utilizado.
A ferramenta ainda conta com uma funcionalidade de assistência de conteúdo que promete te ajudar a adaptar a SERP de acordo com as necessidades encontradas durante a mensuração das variações.
Você pode entrar em contato com o Cognitive SEO para entender todas as condições de pagamento para uso do Checker, além dessa funcionalidade, eles ainda contam com meios para auxiliar na análise de backlinks, levantamento de palavras-chaves, entre outros.
Accuranker
Segundo a própria plataforma, o Accuranker não é simplesmente um rastreador de classificação, ele vai além! Disponibiliza relatórios de fácil compreensão, é versátil e flexível na usabilidade, além de oferecer uma grande variedade de métricas.
Seu funcionamento não difere em muita coisa das demais ferramentas apresentadas, afinal, o principal objetivo também é trackear, filtrar e apresentar dados de variação da SERP. Um dos pontos principais desse utilitário é a possibilidade de integração com outras plataformas. É muito bom ter tudo em apenas um lugar, não é mesmo?
Para se conectar ao Accuranker também é preciso fazer um cadastro e assinar os recursos. A plataforma também disponibiliza avaliações gratuitas.
RankRanger
O Rank Ranger é um software que oferece a possibilidade de otimização em seus resultados orgânicos promovendo o rastreio diário, semanal ou mensal da SERP. Seu funcionamento é bem parecido com o das plataformas já citadas, sendo ideal para acompanhar as atualizações do algoritmo e identificar as possíveis melhorias On Page ou Off Page que seu site precisa receber.
O software permite o uso gratuito apenas por um tempo de teste. Exigindo assinatura para uso diário, ele conta com pacotes distintos e ainda possui um blog com dicas sobre o funcionamento do próprio serviço e suas vantagens.
Para entender ainda melhor sobre o assunto, continue a leitura em posts relacionados e aproveite para olhar os dados do seu site com ainda mais afinco. Caso você tenha dúvidas sobre esse conteúdo, deixe nos comentários. Nossa equipe terá prazer em responder!