Em tempos de avanço tecnológico e de crescimento de tudo o que tange o digital, conhecer ferramentas de SEO é essencial para que seu site se destaque nos buscadores! Falando especificamente do conteúdo, não basta simplesmente buscar e aplicar palavras-chaves, é preciso entender esse processo como uma estratégia poderosa de marketing de conteúdo.
O Google é um dos maiores outdoors digitais para marcas que buscam se aprofundar no estudo das keywords mais pertinentes ao seu nicho e que fazem isso de forma constante e escalável. No entanto, para fazer uma pesquisa avançada de keywords, é preciso entender alguns aspectos básicos, como:
- Existem diferentes tipos de keywords e cada um deles corresponde a uma intenção de busca específica;
- Para traçar uma estratégia de conteúdo assertiva é necessário ter um público alvo claro;
- Encontrar as palavras-chave é o primeiro passo do desenvolvimento de um cronograma de postagens que também exige planejamento e constância;
- Usar as ferramentas SEO corretas pode te fornecer insights para a criação de conteúdo em vídeo, posts, categorias e até mídias sociais. Aproveite essas ideias!
Pensando em tudo isso, selecionamos 10 entre as principais ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdo SEO. Na nossa lista você irá encontrar algumas opções pagas e outras gratuitas. Esperamos que – de acordo com o orçamento do seu negócio – possamos te ajudar a encontrar o mecanismo que mais faça sentido à sua realidade.
Antes de começar, lembre-se: o SEO é uma estratégia extensa e complexa, que funciona a médio e longo prazo… Os resultados virão a partir de estratégias técnicas e de conteúdo executadas simultaneamente. Nesse sentido, essas duas partes são dependentes uma da outra!
Com isso em mente, vamos começar!
1. Ahrefs
O Ahrefs é uma das principais ferramentas SEO do mundo! Ele foi criado em 2011 e, no início, era utilizado quase exclusivamente para o desenvolvimento de estratégias de criação e acompanhamento de backlinks.
Porém, com o passar dos anos, os recursos da ferramenta foram sendo desenvolvidos, chegando ao ponto de oferecer ao usuário uma plataforma precisa, que pode ser utilizada com facilidade na construção de qualquer método de conteúdo.
E seus benefícios vão muito além! O Ahrefs disponibiliza dados importantes para o traqueamento de métricas de link building, bem como recursos essenciais para fortalecer o benchmark. Pensando especificamente em conteúdo, essas são as principais funções que a plataforma oferece:
Keywords Explorer
Explorar palavras-chave com o Ahrefs é muito fácil, rápido e prático. Basta inserir a palavra desejada no campo de pesquisa para ter acesso a todas as possibilidades que a envolvem. Você irá encontrar o volume de buscas do termo, o nível de dificuldade de posicionamento, os sites que estão performando bem para aquela palavra, além de ter acesso aos termos e questões relacionadas ao tema.
Muito simples, não é mesmo? Grande parte dessas informações são exemplificadas em gráficos e demonstrativos visuais, o que pode facilitar bastante o trabalho de construção de uma estratégia de conteúdo bem fundamentada.
Content Explorer
Se a intenção é consolidar um bom benchmark de conteúdo, o content explorer é o recurso ideal. Com ele, é possível realizar o mapeamento dos termos que são do seu interesse e descobrir quais são os conteúdos que estão tendo destaque no assunto.
Esses dados são definidos de acordo com critérios como: número de acessos, compartilhamentos, likes e engajamento. Pesquisar apenas termos em português pode conceder a precisão necessária para inspirar seu planejamento de keywords e conteúdos estratégicos.
Análise de concorrência
Ter acesso às métricas de SERP de centenas de domínios de uma vez parece bom demais para ser verdade? Com o Ahrefs é possível! Você vai conseguir analisar a concorrência ao acessar os campos “Batch Analysis” e “Competition Analysis”, por exemplo.
Rank Tracker
Esse recurso é ótimo para analisar o desempenho das keywords. Você pode filtrá-las de acordo com a localidade que precisa e, então, basta observar qual posição elas ocupam.
Análise da SERP
É possível estudar as SERPs bem posicionadas e estudar formas de otimizar as páginas do seu site de acordo com os exemplos depreendidos. Nesse campo você também terá acesso a um número estimado de tráfego para cada palavra-chave indexada.
Content Gap
Sabe aquele momento em que o bloqueio criativo invade toda possibilidade de criação? O Content Gap pode te ajudar! Com ele é possível encontrar as keywords posicionadas pela concorrência, o que pode te dar insights para escrever sobre temas que irão competir com eles.
O Ahrefs é uma ferramenta premium – para ter acesso a ele, é preciso pagar em dólar. Por isso, assim como na execução de qualquer investimento, é preciso estudar a utilidade e rentabilidade do recurso antes de contratá-lo.
2. SEMrush
Considerado uma das melhores ferramentas do ramo, o SEMrush é bastante preciso, super intuitivo e fácil de usar. É ideal para quem procura ter a concorrência em suas mãos para desenvolver planos estratégicos eficientes no conteúdo.
Além de encontrar dados relevantes sobre as palavras-chave de seu interesse, o SEMrush também oferece relatórios que demonstram os investimentos em Ads de seus concorrentes e qual é o retorno pago e orgânico do site deles.
Já deu para perceber por que essa ferramenta pode facilitar seu trabalho, não é mesmo? Os benefícios ainda envolvem a demonstração dos backlinks, comparativos e gráficos que ajudam a acompanhar o ganho de palavras-chave ao longo do tempo.
Essa também é uma ferramenta paga, para usá-la é necessário investir mensalmente. Agora, que tal conhecermos uma opção grátis? Vamos lá!
3. Google trends
Você tem interesse em descobrir as métricas dos tópicos mais buscados no mundo recentemente? Então, o Google Trends pode ser tudo o que você precisa! Por meio dele, você terá acesso aos assuntos mais pesquisados por internautas do mundo todo.
Tudo o que você precisa fazer é acessar a página e inserir o termo a ser pesquisado. Em segundos você terá em mãos um mapeamento dos níveis de interesse do usuário naquela palavra-chave ao longo dos dias.
Ainda na mesma página, a ferramenta mapeia alguns termos relacionados à keyword pesquisada, mostra o nível de interesse em cada região do país e sugere outras buscas que possam te interessar. Tudo isso gratuitamente, legal, não?
4. Answer the public
“Encontre o que as pessoas estão buscando”. É assim que o Answer the public se define. Na prática, funciona exatamente dessa forma: você irá encontrar perguntas populares para a palavra-chave que buscar, além de comparações entre termos opostos, proposições pertinentes à keyword e sugestões de pesquisas relacionadas.
Inicialmente, a enxurrada de informações pode nos confundir um pouco, mas a plataforma é bem dividida, dando uma ideia prática de como utilizar cada campo. Nesse caso, não temos a análise histórica dos termos pesquisados nem a auditoria dos sites correntes, no entanto, trata-se de uma ferramenta simples e gratuita, o que pode ser ideal para estratégias básicas.
5. Keyword Tool
Ao pesquisar por uma palavra-chave no Keyword Tool, você pode ter acesso a mais de 750 sugestões de termos relacionados. A ferramenta é totalmente voltada para a produção de conteúdo, assim, disponibiliza número de buscas, questões sobre o tema e até preposições.
Por lá, você também consegue segmentar sua busca por meio dos buscadores. Ou seja, é possível escolher entre visualizar os resultados do Google, Bing, Youtube, Instagram, entre outros. Apesar de ser uma alternativa gratuita, para aproveitar todos os recursos da ferramenta é preciso fazer o upgrade para um versão paga.
6. Google Keyword planner
Durante muito tempo o Google Keyword Planner foi considerado um grande método para a pesquisa de palavras-chave e aumento de tráfego. No entanto, desde que ele parou de apontar exatamente o volume das keywords e passou a oferecer intervalos bem relativos, muitos profissionais deixaram de usá-la.
Porém, utilizando as técnicas corretas, é possível aproveitar tudo o que essa ferramenta tem de melhor – e de maneira gratuita! O potencial do Google Keyword Planner (GKP) ainda é o mesmo, tanto na exibição de expectativas de tráfego quanto nos dados numéricos de cada termo.
Para entender como acessar a ferramenta e aproveitar suas principais funções de forma gratuita, acesse o Guia Prático sobre GKP elaborado pelo Ahrefs Group!
7. Ubersuggest
O Ubersuggest foi desenvolvido para a pesquisa de palavras-chave. Marcas que precisam traçar planos de ação sobre um nicho específico podem utilizar essa ferramenta gratuita sem medo de errar!
Com ela, também é possível encontrar trends essenciais do mercado, analisar o volume de buscas dos termos, entender o keyword difficulty e observar os URL indexados, tudo isso gratuitamente. Está precisando de ideias de conteúdo? Confira essa opção!
8. SERProbot
Essa é uma ferramenta SEO pouco conhecida pelo público brasileiro, no entanto, pode ser muito útil para a verificação da posição do seu site no ranking da SERP. Além de tudo, ela é bastante rápida e precisa, ideal para projetos menores, que exigem agilidade durante as análises.
Para utilizar o SERProbot é preciso fazer um cadastro no site. Feito isso, você terá acesso a diversos dados relacionados à SERP. Com eles, fica muito mais fácil traçar estratégias para atuar frente aos domínios concorrentes.
Nesse caso, os resultados exibidos são coletados em tempo real, com dados totalmente transparentes.
9. Also Asked
Manter um conteúdo constante, bem estruturado e relevante exige mais que simplesmente entender aspectos técnicos de táticas on-page e off-page, é preciso se dedicar em todos os níveis.
O Also Asked, ferramenta gratuita de SEO, te ajuda a chegar mais perto da intenção de busca dos usuários, fator importante para um bom posicionamento. Seu foco também está em responder às perguntas dos usuários, algo essencial para a produção de um conteúdo que agregue valor!
10. WordStream
Por fim, temos a WordStream, um dos mais populares mecanismos gratuitos de análise e pesquisa de palavras-chave. Todo esse sucesso está fortemente atrelado ao fato de que essa ferramenta oferece long tails super diversificadas, mais específicas que as opções fornecidas por outras plataformas gratuitas.
A WordStream é bastante útil para a pesquisa de palavras-chave, porém pode oferecer alguns problemas para o planejamento de conteúdo, já que não fornece dados essenciais, como o volume e a concorrência de cada keyword. Para ter acesso a essas métricas, é preciso pagar.
E então, gostou deste post? Esperamos que agora fique mais simples encontrar a ferramenta ideal para te ajudar a fortalecer o tráfego do seu site!
Para continuar crescendo e aprendendo sobre esse universo, conheça também os 10 erros mais comuns de SEO!