Bem-vindos de volta, astronautas! Eu sou o Gabriel, redator e tripulante da liveSEO encarregado de levá-los a explorar os mistérios do SEO off page. Prontos? Então, vamos lá!
Bem sabemos que o Google possui um sistema de gestão inteligente capaz de rastrear, indexar e classificar um determinado site. Consoante a isso, a mobilização de técnicas de SEO on page são extremamente relevantes para o bom ranqueamento de uma página.
No entanto, o que muitos não sabem é que há formas outras de melhorar o posicionamento de um determinado site, para além dos limites do SEO on page, formas essas constitutivas do SEO off page.
Para melhor otimizar o posicionamento de um site nas páginas dos mecanismos de buscas técnicas de SEO off page são constantemente requeridas, afinal, nunca se sabe quando um guest post ou um engajamento nas redes sociais serão a propulsão que faltava para aumentar a autoridade e relevância de seu site.
As ações mais conhecidas e efetivas de SEO “fora da página” são a construção de backlinks, compartilhamento nas redes sociais e incentivo a pesquisas orgânicas da marca.
Percebemos assim que o SEO off page nada mais é do que todas aquelas ações movidas fora de seu site para a melhor classificação e reconhecimento do Google de sua página como uma fonte de credibilidade e autenticidade.
Qual a importância do SEO off page para um site?
Definido o que seja o SEO off page, você provavelmente já conseguiu vislumbrar o quão importante é mobilizar ações fora do seu site, certo? Mas se não está convencido de que esta modalidade de SEO é capaz de te fazer conquistar tráfego qualificado, deixe-nos te apresentar um motivo sólido.
Ações fora da página, inclusive os backlinks, são consideradas a base da classificação dos mecanismos de busca. Mas os links externos não são tudo, tampouco são capazes de definir o que é o SEO off page.
Por exemplo, sabemos que pesquisas de reputação de um site influem consideravelmente na classificação do mesmo com um domínio relevante (ou não), segundo as diretrizes do avaliador de qualidade do Google.
E tais pesquisas de reputação incluem muito mais do que a construção de links, diz respeito, sobretudo, à recomendação do site por especialistas de alta reputação, menções em sites noticiosos de grande autoridade e até mesmo as análises online dos serviços e produtos entregues pelo site, os famigerados “Reclame Aqui”.
Isso já nos é suficiente para enunciar e constatar que o SEO off page envolve um conjunto de ações externas, a saber:
- Engajamento do usuário nas redes sociais;
- Construção de backlinks;
- Otimização do EAT;
- Criação de press release;
- Melhoria dos sinais de mídias sociais.
Vejamos alguns deles!
Backlinks: o ponto arquimediano do SEO off page
Para uma otimização do seu site nos mecanismos de busca, os backlinks são essenciais. Se você realmente pretende que a sua construção de links apareça melhor ranqueada nas SERPs, não tem jeito, é preciso de links externos em sites bem relacionados.
Mas como conquistar tráfego qualificado por intermédio dos backlinks? Uma ação funcional de SEO off page é a criação dos guest posts, aquelas publicações de convidados, no qual você angaria um backlink com a publicação em blogs de terceiros.
A importância de um guest post nem sempre é vislumbrada de forma clara. Permita-nos a apresentação: a começar pelo fato de os “convidados” serem capazes de apresentar o seu produto ou serviço a um público diverso do seu, embora semelhante, o que pode aumentar os sinais de pesquisa da marca.
Em seguida, e talvez o mais importante, adicionamos o fato de que um guest post pode te gerar um backlink de grande valor, o que ajuda e muito na classificação de seu site pelos mecanismos de busca.
Uma outra forma de conquistar o seu tão valioso backlink é angariar sites que citam o seu domínio, mas não fazem o link para o seu site, principalmente em se tratando de domínios com alta relevância e com um nicho próximo ao seu.
Afinal, quanto mais domínios populares apontando para o seu site, maior será a sua autoridade perante o Google.
Otimize os seus sinais de mídias sociais e ganhe os usuários
Um autor que se mantém ativo nas redes sociais produzindo um conteúdo que agregue valor com certeza está abrindo espaço para que o seu site seja melhor posicionado, gerando um maior engajamento com seu público por meio de uma relação dialógica de identificação.
Você não precisa ser um youtuber ou um grande influenciador digital. Quando falamos de redes sociais, estamos tratando de espaços com alto potencial de engajamento, sobre os quais você terá mais sucesso se manter um caráter ativo e responsivo, mas autêntico.
Você pode utilizar da força dos meios sociais para compartilhar os seus conteúdos e serviços, promovendo assim o seu site. Conteúdos interativos, por exemplo, são perfeitos para chamar a atenção do público e fortalecer os seus laços com os seus clientes.
Seja o Facebook, Linkedin, Pinterest ou Instagram a rede social escolhida, busque promover de forma clara o seu site para um maior número de pessoas a partir de conteúdos objetivos e solucionadores.
A propósito, falando em Instagram, temos uma dica incrível para você: por ser uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, o Instagram aparece como uma plataforma de grandes possibilidades comerciais, principalmente quando o preenchemos com conteúdos dinâmicos e interativos.
É indiscutível! A psicologia do consumidor nos ensina que para se ter uma maior conversão de vendas é preciso, antes de qualquer coisa, criar laços de identificação com o cliente. Afinal, quanto mais o cliente se identificar com a marca, maior será o seu desejo de consumi-la.
Portanto, focar na produção de conteúdos interativos, como as enquetes nos stories do instagram, é uma forma altamente eficaz de diminuir a distância entre a marca e o consumidor e, principalmente, de conhecer por meio de perguntas rápidas as principais dores de seus seguidores – as quais os seus produtos podem entrar como soluções possíveis. Só não se esqueça de linkar seu site ;).
Impulsione os sinais de pesquisa de sua marca
As pesquisas de marca dizem respeito à mensuração da quantidade de pessoas que buscam a sua marca nos mecanismos de busca. Esta pesquisa pode ser feita pela especificação do nome de sua marca [liveSEO] ou ainda pelo nome da marca mais a adição de uma palavra chave [agência liveSEO].
As informações mais relevantes você consegue levantar a partir dos relatórios de desempenhos concedidos pelo Google Search Console, considerando um lapso de tempo para a avaliação das impressões de busca.
Nesse sentido, para aumentar o número de buscas no Google é necessário mover estratégias para aumentar as taxas de impressões e uma forma de fazer isso é publicando conteúdos apoiados em estudos e pesquisas que possam ajudar o off page por meio do acúmulo de backlinks e compartilhamentos sociais advindos de domínios diferentes.
Aumento do EAT: a reputação de seu site em jogo
Quando falamos de off page, é impossível não trazer à memória a estratégia de EAT (Expertise, Authoritativeness and Trust) e possíveis ações concernentes para deslanchar o ranqueamento de seu site. Isso porque o EAT envolve muito mais do que adicionar uma série bibliográfica de autores relevantes dentro de sua página.
Aliás, a mensura do Google do EAT diz mais respeito ao que você faz Off Page do que On Page, logo, precisamos ser estratégicos e aproveitar as oportunidades de aumento de tráfego.
Uma forma rápida e eficiente de aumentar o EAT de um site é por meio das menções vinculadas em domínios de destaque. No entanto, o Google ainda utiliza o famoso e velho PageRank, logo, uma outra forma de propulsionar a autoridade de seu site é através dos “sites sementes”.
Ora, conseguir um link da Vogue Brasil é altamente relevante, mas angariar links de sites que contém links da Vogue Brasil também pode ajudar em seu posicionamento. E assim, de estrela em estrela, o universo forma uma constelação – não é esse o ditado ou algo assim?
Outro ponto importante do EAT são as avaliações online, visto que são muito relevantes para as diretrizes do avaliador de qualidade do Google. Entenda de uma vez por todas, se os usuários odeiam a sua empresa, o Google não tem motivos para recomendá-la. Faz sentido, não acha?
Se a sua empresa é local, certamente, você compreende que para o SEO local as avaliações de seu site são importantes. Nessa mesma linha, as avaliações dos usuários também contribuem para o sucesso (ou fracasso) de seu EAT perante as métricas do Google.
O que especialistas de renome dizem sobre a sua marca é relevante, mas o que os usuários apontam, após usufruírem de seus serviços e prestação de serviços, tanto quanto.
Então, se nos cabe um conselho, sabe aquela avaliação negativa do “reclame aqui” que a sua empresa recebeu e você negligenciou?! Sugerimos que encontre uma solução rápida e efetiva para o bem próprio de seu EAT, mas, sobretudo, porque o sucesso de uma ação de SEO jamais pode vir sem o comprometimento e responsabilidade ética para com o seu público.
E assim, melhores posições de ranqueamento são alcançadas de maneira limpa e funcional, assegurando a saúde de seu site. E se quer uma mãozinha para alcançar o tão sonhado tráfego qualificado, a liveSEO está a sua disposição.
Então, navegue pelo nosso blog e conheça as nossas dicas sobre SEO e permita que o seu site decole em voos sublimes!