Migração de Plataforma: SEO e Tecnologia

Saudações, astronautas! Novamente, aqui quem fala é Lorena Martins, tripulante liveSEO. No webinar de hoje, Lucas Maranho convoca Galleger Ilhe, o CCO da Bis2Bis, para discutir um momento crucial e rodeado de dúvidas: a Migração de Plataforma.

Vou te acompanhar pelos principais tópicos dessa discussão. Preparado para aplicar as orientações ao seu e-commerce? Bora! 

Tipos de Migração que podem ocorrer

como migrar de plataforma webinar 02

Escolheu trocar de plataforma ou quer aderir à uma nova tecnologia? Primeiro, devemos entender quais desses eventos podem afetar o SEO, analisá-los com cuidado e realizar um extensivo planejamento.

Neste webinar, Lucas e Galleger tratam essencialmente da migração de plataforma, mas existem quatro tipos diferentes. Veja:

  • Domínio: significa mudança de marca, reposicionamento. 
  • Layout: mantém o mesmo URL com redesenho do layout. É a migração de plataforma que não mude a estrutura. Qual a expectativa do usuário que visita o site? Isso deve ser levado em consideração. 
  • Plataforma: preserva o mesmo domínio, mas modifica os URLs. Promove alterações na tecnologia, layout, estrutura e arquitetura web. Em toda migração de plataforma, ocorre também uma migração de layout. Sobre isso, em específico, veremos adiante:

Os Diferentes tipos de Migração:

Migração de Layout

como migrar de plataforma webinar 03

Não custa nada enfatizar: toda mudança de plataforma exige um novo layout. Mesmo que haja um redesenho idêntico ao layout anterior, a estrutura por trás será diferente (com mudanças de HTML, CSS, JS, arquitetura web, etc.). Não exageramos ao dizer que não faz sentido manter o mesmo layout.

Galleger pontua que nenhuma migração deve ser desassistida ou pouco planejada. Os gaps de funcionamento devem ser muito bem identificados para que sejam corrigidos na nova plataforma.

Nos atentemos ao fato de que a migração é um processo comercial e deve gerar vendas: trata-se de uma nova forma de comunicação – ou conversão.

O ideal é mudar tudo o que deva ser trocado.  

Testes de UX e performance são fundamentais: os resultados de performance e UX afetarão diretamente o resultado orgânico e, consequentemente, trarão maior taxa de conversão. Passemos por esses pontos com maior atenção:

como migrar de plataforma webinar 04
  • Performance: não troque seis por meia dúzia! Faça avaliações constantes da performance e garanta que seja superior à performance anterior.
  • UX: de nada adianta o tráfego se não houver conversão. Garanta que seu layout ofereça uma experiência boa o suficiente para que haja vendas.
  • Acessibilidade: Seu site deve ser usável, compreensível e bem adaptado.
  • Rastreio: simule os rastreios Google para entender e otimizar a maneira com que seu site é concebido pelo mecanismo de busca. 

Outro aspecto imprescindível é a estrutura dos links: a estrutura do layout é essencial para garantir a qualidade do Link Juice e a forma com que o Google vai enxergar a prioridade do seu conteúdo.

como migrar de plataforma 05
  • Antes vs. Depois: a ordem de posicionamento dos links faz toda a diferença! Devemos manter em mente que o Google distribui a relevância dos primeiros aos últimos. Posicione, sempre, dos mais aos menos vendidos. 
  • A prioridade deve ser direcionada aos produtos e categorias principais.

A Estrutura Web e o Crawl Depth são pontos muito relevantes ao SEO, porém pouco discutidos. É necessário garantir uma estrutura web adequada para garantir que o usuário tenha uma melhor experiência, permitindo, ainda, que o Google rastreie os conteúdos por completo.

como migrar de plataforma webinar 06

Concentre-se na estrutura de exposição de produtos: marcas, categorias e vitrines.

O link juice não pode ser ignorado. É um cálculo ou conceito dentro do Page Rank – que, por sua vez, é o critério para que a página apareça nos resultados de pesquisa. Conheça os critérios de Page Rank para distribuir a autoridade necessária em cada link. Aqui, entram conceitos como Link Juice, Link Equity e Link Sculpting.

como migrar de plataforma webinar 07

Migração de Plataforma

como migrar de plataforma webinar 09

Entenda os requisitos de SEO na mudança de tecnologia: adequar uma estratégia à plataforma atual pode ser imprescindível para a qualidade e crescimento do seu negócio. 

como migrar de plataforma webinar 10

Quanto aos redirects – ponto importante – existe a famosa planilha De X Para. Infelizmente, ela não é suficiente se não identificar quais são os URLs que trazem backlinks e tráfego.

como migrar de plataforma webinar 11

Uma estratégia possível: use suas 20 URLs com mais tráfego e fazer conexões com todo o site. Componha links internos para passar autoridade a mais links. 

O google não posiciona um único URL, mas um grupo de URLs bem estruturados. A isso, chamamos tráfego cluster. No momento da migração de plataforma, trabalhar a recategorização é importante. Devemos mostrar ao Google melhorias na organização e clusterização das informações. Para isso, deve ocorrer adequação por buscas. Conceitos relevantes são:

como migrar de plataforma webinar 12
  • Recategorização: adição de subcategorias e agrupamentos.
  • Cluster de tráfego: posicionamento de um grupo de URLs
  • Adequação por buscas: entenda o que o cliente quer encontrar, e como.  (veja o Webinar sobre Intenção do Usuário)

A pirâmide de migração: 

como migrar de plataforma webinar 14

1. Tecnologia, a Base de Tudo: ao escolher a tecnologia adequada, será a base para a consolidação de sua marca e adequações de SEO para o Google.

2. Recursos de Operação (Integrações): a sua plataforma deve conter os recursos necessários para realizar a operação do e-commerce, desde as integrações, como possibilidade de otimização.

3. Cluster de Produtos: realizar a adequação de todas as categorias, respeitando o padrão estabelecido pela nova plataforma.

4. Conteúdo em Novas Páginas: surpreenda o Google com um conteúdo fresco e atualizado, para que o primeiro rastreio pós migração seja um sucesso. (leia sobre as Keywords)

5. Trabalhe Duro Pela Performance: um dos requisitos para a qualidade da migração é a performance do site, velocidade de carregamento do servidor e página.

6. UX que converte: não fuja das reuniões com Especialistas em Layout, lutar para que seja com uma ótima Experiência é o fundamento de uma alta conversão. 

Resultados Vencedores de uma Migração:

como migrar de plataforma webinar 15

Resultados vencedores vem de estratégias inteligentes e adequadas. Não permitir erros é fundamental para o sucesso da migração. Deixamos recomendações que podem ser tratadas como fundamentais:

como migrar de plataforma webinar 16

Adequação GSC e GA:

Negligenciado porém essencial. envolve sitemap novo, monitorar erros, códigos incorporados, anotações no GA.

Conteúdo nas novas categorias:

Atualizar o site com recursos novos e relevantes pode aumentar o seu score diante do Google: textos; vídeos e imagens; links internos.

Anchor Text Interno:

Trabalhar anchors long tail é fundamental para trabalho interno de link sculpting: menu principal, links internos, footer.

Tecnologia e migração

Galleger pontua que toda loja virtual é única, mesmo lojas de mesmo segmento. Na hora de escolher sua plataforma, portanto, respeite essas particularidades!

Entenda, também, que as tecnologias e plataformas existem para que aconteça melhor comunicação com o cliente: quanto melhor a comunicação, mais vendas.

Para selecionar sua plataforma, portanto, saiba qual delas tem os recursos de que seu e-commerce específico realmente precisa. Isso envolve conhecer o cliente!

Informado? Fique de olho nos próximos Webinars. Preparamos materiais novos mensalmente para que você permaneça super equipado das melhores ferramentas de SEO. Nos vemos na próxima, astronauta! 

como migrar de plataforma webinar 17

Deixe um comentário