Keyword Stuffing

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Keyword stuffing é a prática de utilizar repetidamente uma mesma palavra-chave ou suas variações em um conteúdo de site. No início dos mecanismos de busca, essa técnica era comum para forçar o ranqueamento de uma página em termos específicos.

O termo “keyword stuffing” vem do inglês, onde keyword significa “palavra-chave” e stuffing, “enchimento”. Isso se refere ao ato de encher o texto com palavras-chave, geralmente fora de contexto, para tentar manipular o sistema e aumentar o tráfego. Com a evolução dos algoritmos e a melhoria do Page Rank, essa prática se tornou obsoleta, sendo penalizada por mecanismos de busca, como o Google.

Hoje, o keyword stuffing é considerado uma técnica Black Hat e classificado como spam. O Google penaliza páginas e domínios que utilizam essa estratégia, pois ela vai contra as diretrizes de boas práticas de SEO.

Tipos de keyword stuffing

  • Title e description: repetição de termos semelhantes nos títulos e descrições exibidos na SERP, sem agregar informações relevantes sobre o conteúdo da página.
  • URL: uso de palavras redundantes na URL, tornando-a confusa e difícil de interpretar.
  • Anchor text: repetição de palavras-chave no texto âncora de links.
  • Alt text: utilização excessiva de palavras-chave nos textos alternativos das imagens para manipular o ranqueamento, escondendo-as do usuário, mas visíveis ao algoritmo.
  • Keyword stuffing oculto: inserção de palavras-chave ocultas, como trechos redundantes com a mesma cor do fundo da página ou em locais escondidos no código.

Como a prática afeta o SEO?

O keyword stuffing viola as políticas de spam do Google. Quando identificado pelos crawlers, pode resultar em penalizações severas, como a perda de posição no ranqueamento ou até mesmo a remoção da página da SERP.

Além disso, o conteúdo é classificado como de baixa qualidade por não oferecer informações úteis e relevantes ao usuário, impactando negativamente a experiência. A prática também afeta a credibilidade do domínio e a percepção da marca, prejudicando a relação com o cliente.

Como identificar?

A avaliação da densidade de palavras-chave em um conteúdo é uma forma de identificar o keyword stuffing. A densidade pode ser calculada com a fórmula:

Densidade de palavra-chave = (Número de ocorrências da palavra-chave / Total de palavras no texto) x 100.

O ideal é que a densidade não ultrapasse 3%. Ferramentas como Semrush podem ajudar a identificar keyword stuffing de forma automatizada.

Como evitar o keyword stuffing?

Para evitar o Black Hat ao produzir um conteúdo, uma leitura em voz alta pode sinalizar a repetição de termos. Também é importante se atentar para:

  • Utilizar a palavra-chave e as suas variações em pontos de destaque do conteúdo (headings, meta descrições etc.);
  • Escrever frases naturais, incluindo sinônimos e construções coesas;
  • Utilizar palavras de apoio que expandem o campo semântico e lexical da keyword em foco, diminuindo a necessidade de repetição;

Criar conteúdos para os usuários e não para algoritmos.

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Referência

CENTRAL DE PESQUISA DO GOOGLE. Políticas de spam para a Pesquisa Google na Web. Disponível em: https://developers.google.com/search/docs/essentials/spam-policies.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.