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Densidade de palavra-chave? Não caia no keyword stuffing!

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Keyword Density: quanto vale a palavra-chave na estratégia de SEO

O excesso de palavras-chave é a prática de preencher uma página da Web com palavras-chave ou números para manipular a classificação nos resultados da Pesquisa Google.

Developers – Política de spam para o uso em excessivo de palavras-chaves no texto

A época em que o SEO era sobre repetir palavras-chave em uma página acabou! Hoje, o conteúdo e a maneira como ele é entregue ao usuário importa muito mais, mas será mesmo a keyword caiu em desuso nas estratégias para motores de busca?

Bem, tenho uma notícia para você que está começando e um alerta se já está há algum tempo na jornada de ranqueamento na SERP: SEO ainda é sobre palavra-chave!

Claro, depois de inúmeras mudanças no algoritmo, com o Bert e mais recentemente com o Helpful Content, e em tempos de ChatGPT, o contexto textual ficou muito mais importante. A sacada está em como usar a keyword para passar um sinal relevante durante o rastreio. Mas como?

Aperte os cintos e vem comigo mergulhar no Keyword Density Universe, entender a importância da métrica e como garantir que a palavra-chave seja usada de maneira adequada na sua estratégia SEO — tudo sem configurar keyword stuffing!

O que é densidade de palavra-chave?

A densidade de palavra-chave é uma métrica usada no contexto de otimização de mecanismos de busca (SEO) para avaliar a relevância de uma palavra-chave em um determinado texto ou página da web. Refere-se à frequência com que uma palavra-chave específica aparece em relação ao número total de palavras no texto.

No passado, havia uma ênfase excessiva na densidade de palavra-chave como um fator de classificação nos mecanismos de busca (o famosinho keyword stuffing — que vamos esclarecer mais a frente). No entanto, os algoritmos de busca modernos são mais sofisticados e levam em consideração uma variedade de fatores para determinar a relevância de uma página.

Portanto, é importante equilibrar a densidade de palavra-chave com outros aspectos do SEO, como a qualidade do conteúdo, a experiência do usuário e a otimização técnica.

Por que a densidade de palavra-chave é importante?

A densidade de keywords já foi considerada uma métrica essencial para a otimização de mecanismos de busca (SEO) porque os algoritmos de busca costumavam atribuir um peso significativo à presença e à frequência de palavras-chave em uma página. No entanto, com o avanço dos algoritmos de busca, a importância da densidade de palavra-chave diminuiu.

Então, a palavra-chave perdeu a importância no SEO? Não é bem assim! Apesar de o contexto ser o foco nas últimas atualizações, a densidade de palavra-chave ainda impacta a estratégia para motores de busca — embora seja apenas um dos vários fatores considerados pelos algoritmos de busca!

Aqui estão algumas razões:

Relevância do conteúdo

A densidade de palavra-chave pode ajudar a determinar a relevância de uma página em relação a uma determinada consulta de pesquisa. Quando uma palavra-chave aparece com certa frequência em um texto, isso pode indicar que o conteúdo está relacionado ao tema ou ao tópico pesquisado. Pense nisso!

Experiência do usuário

O uso adequado de palavras-chave relevantes pode melhorar a experiência do usuário ao fornecer um conteúdo que atenda às expectativas dos visitantes. Se uma palavra-chave for usada de forma natural e estiver relacionada ao contexto do texto, isso pode ajudar os leitores a entenderem melhor o conteúdo e a encontrarem as informações que estão procurando.

Indicação de relevância para os mecanismos de busca

Embora os algoritmos de busca tenham evoluído para considerar uma ampla gama de fatores, incluindo qualidade do conteúdo, links externos, sinais sociais, dentre outros, a densidade de palavra-chave ainda pode ser um sinal para os mecanismos de busca sobre a relevância de uma página em relação a uma palavra-chave específica.

Então nada de deixar a keyword em foco e o cluster de palavras-chave em segundo plano, viu?

Aproveite para ler também: A Intenção do Usuário no Search Quality Raters Guidelines!

Como saber qual é a densidade de palavra-chave ideal?

Determinar a densidade de palavra-chave ideal pode ser um desafio, pois não existe uma fórmula exata que funcione para todos os casos. Além disso, os algoritmos de busca são complexos e levam em consideração uma variedade de fatores além da densidade de palavra-chave.

Mas podemos considerar a seguinte fórmula para ter um uma base de quantas vezes a palavra-chave deve aparecer no texto:

Cálculo para encontrar a densidade da palavra-chave no texto

Qual porcentagem da densidade de palavras-chave é muito alta?

Não há uma porcentagem específica que possa ser considerada como “muito alta” para a densidade de palavras-chave. Entretanto, existe um número que pode ser um alerta na sua estratégia de Content SEO: 2%. Se ficar acima disso, vale a pena revisar o texto e trocar algumas menções à keyword principal por um sinônimo correspondente.

A importância da densidade de palavra-chave diminuiu nos algoritmos de busca modernos, e os mecanismos de busca agora se concentram em uma variedade de fatores para determinar a relevância e a classificação de uma página.

O mais importante é evitar o chamado “keyword stuffing” (excesso de palavras-chave) no seu conteúdo. Em vez de se preocupar com uma porcentagem específica, concentre-se em criar um conteúdo natural, relevante e de alta qualidade para os usuários.

O que é TF-IDF e qual importância para o SEO?

TF-IDF (Term Frequency-Inverse Document Frequency) é uma medida estatística amplamente utilizada para avaliar a importância de uma palavra-chave em relação a um documento em um conjunto de documentos ou corpus. Essa técnica é muito usada em processamento de linguagem natural, recuperação de informações e tarefas de mineração de texto.

Infográfico sobre explicação do que é TF-IDF

A fórmula geral para calcular o TF-IDF de uma palavra-chave em um documento específico é:

TF-IDF = TF * IDF

O cálculo específico do TF e IDF pode variar, mas uma abordagem comum para o TF é usar a contagem bruta das ocorrências da palavra-chave em um documento, enquanto para o IDF, é comum usar o expoente do inverso da proporção da ocorrência da palavra-chave em todos os documentos do corpus.

Isso significa que, se uma palavra-chave aparece em muitos documentos diferentes, seu IDF será menor, pois é considerada menos relevante ou distintiva. Por outro lado, se a palavra-chave é encontrada em poucos documentos, seu IDF será maior, indicando que é mais importante e característica única.

O TF-IDF é importante para o SEO porque ajuda a determinar a relevância das palavras-chave em relação ao conteúdo de uma página. Isso melhora a classificação nos mecanismos de busca, especialmente ao segmentar palavras-chave de cauda longa. Além disso, promove a criação de conteúdo de qualidade e identifica oportunidades de otimização em relação à concorrência.

Ou seja, trabalhar a frequência da palavra-chave ainda é importante para sua estratégia SEO!

Leia também: O que é canibalização de keyword? Aprenda como evitar!

Como evitar o keyword stuffing e considerar as métricas do TF-IDF?

Para evitar o keyword stuffing e considerar as métricas do TF-IDF em sua estratégia de SEO, você deve considerar:

Pesquise palavras-chave relevantes

Realize uma pesquisa adequada de palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Identifique as palavras-chave que são relevantes para o seu público-alvo e que têm um bom equilíbrio entre volume de busca e concorrência.

Escreva para os usuários, não para os mecanismos de busca

Concentre-se em criar conteúdo de qualidade e útil para os usuários. Foque em atender às necessidades do seu público-alvo, fornecendo informações relevantes e valiosas.

Use palavras-chave de forma natural

Ao escrever seu conteúdo, inclua palavras-chave de forma orgânica e relevante. Evite repetições excessivas da mesma palavra-chave e busque variações, sinônimos e frases relacionadas para diversificar o texto.

Analise o TF-IDF

Utilize ferramentas de análise ou recursos específicos para calcular e analisar o TF-IDF das palavras-chave em seu conteúdo. Isso permitirá identificar quais palavras-chave têm maior relevância em relação ao conjunto geral de documentos.

Equilibre a densidade de palavras-chave

Embora a densidade de palavras-chave não seja um fator crítico, é importante evitar o uso excessivo de palavras-chave em detrimento da qualidade do conteúdo. Preste atenção na distribuição das palavras-chave ao longo do texto e garanta que elas estejam integradas de maneira natural.

– Priorize a qualidade do conteúdo

Concentre-se em fornecer um conteúdo valioso, informativo e relevante para os usuários. Além das palavras-chave, leve em consideração a estrutura, a clareza, a originalidade e o aprofundamento do assunto tratado.

Monitore o desempenho e faça ajustes

Acompanhe as métricas e o desempenho do seu conteúdo, como o posicionamento nos mecanismos de busca e o engajamento dos usuários. Com base nessas informações, faça ajustes no seu conteúdo e estratégia de palavras-chave, buscando sempre melhorar a experiência do usuário.

O que é preenchimento de palavras-chave?

O preenchimento de palavras-chave, também conhecido como “keyword stuffing”, refere-se à prática de inserir um grande número de palavras-chave em um texto ou página da web de maneira excessiva e não natural. É uma tentativa de manipular os mecanismos de busca para obter melhores classificações.

Essa prática é considerada negativa pelos mecanismos de busca, pois compromete a qualidade e a relevância do conteúdo para os usuários. O preenchimento de palavras-chave pode resultar em penalidades nos mecanismos de busca e uma experiência ruim para os visitantes do site.

Usamos sistemas automatizados e, se necessário, revisão humana para detectar conteúdo e comportamentos que violam a política e que podem resultar em uma ação manual. Os sites que violam nossas políticas podem ter uma classificação mais baixa ou não aparecer nos resultados.

Developers – Penalização e política de spam para o uso em excessivo de palavras-chaves no texto

Em vez disso, foque em fornecer conteúdo valioso e relevante, utilizando palavras-chave de maneira natural e equilibrada.

Quantas palavras-chave devo usar no meu conteúdo?

Não há um número exato de palavras-chave que deve ser usado em um conteúdo, pois isso pode variar dependendo do tamanho do texto e da natureza do conteúdo. Em vez de se concentrar em uma contagem específica, é recomendável seguir algumas diretrizes:

  • Utilize palavras-chave que sejam relevantes para o tema principal do seu conteúdo;
  • Evite forçar o uso excessivo de palavras-chave, pois isso pode comprometer a legibilidade e a qualidade do seu conteúdo;
  • Em vez de repetir a mesma palavra-chave várias vezes, busque incluir variações, sinônimos e termos relacionados ao longo do seu conteúdo;
  • Para textos mais curtos, como artigos de blog, é recomendável focar em algumas palavras-chave relevantes. Para conteúdos mais longos e abrangentes, você pode incluir um conjunto maior de palavras-chave relacionadas, desde que sejam incorporadas de forma natural.

Veja: Qual o tamanho ideal de post para posicionar meu blog?

O que é agrupamento de palavras-chave?

O agrupamento de palavras-chave, também conhecido como clustering de palavras-chave, é uma técnica utilizada para organizar e agrupar palavras-chave relacionadas em categorias ou grupos temáticos.

O objetivo principal é melhorar a estrutura e a organização do conteúdo de um site, além de ajudar os mecanismos de busca a entenderem a relevância e a intenção por trás dessas palavras-chave.

Ao agrupar as palavras-chave, você pode identificar padrões, tendências e conexões entre elas. Isso pode ajudar a direcionar a criação de conteúdo, a desenvolver uma arquitetura de site mais eficiente e a orientar a estratégia de otimização de palavras-chave.

Também é possível otimizar o conteúdo de forma mais estratégica, focando em temas específicos e fornecendo uma experiência mais coesa para os usuários. Além disso, isso ajuda os mecanismos de busca a entenderem melhor a relevância e o contexto do seu site, o que pode resultar em melhores classificações nos resultados de pesquisa.

Como fazer um cluster de palavra-chave?

O agrupamento de palavras-chave pode ser feito manualmente, examinando as palavras-chave e organizando-as em grupos com base em suas semelhanças.

Também existem ferramentas e softwares disponíveis que podem auxiliar nesse processo, utilizando algoritmos de análise e aprendizado de máquina para identificar padrões e agrupamentos relevantes.

Você também pode se interessar por: Topic Cluster o que é? Conheça a estratégia e seu impacto no SEO!

Como usar palavras-chave na estratégia de SEO?

Aprenda a aproveitar ao máximo o potencial das palavras-chave para melhorar seu ranking nos mecanismos de busca e direcionar tráfego qualificado ao seu site.

Imagem com dicas de como usar as palavras-chaves no texto

Evite o excesso de otimização

Evite encher seu conteúdo com palavras-chave de forma não natural. Isso é conhecido como “keyword stuffing” e pode ser penalizado pelos mecanismos de busca. Concentre-se em criar conteúdo de qualidade que forneça informações valiosas e relevantes para seus leitores.

Priorize a qualidade do conteúdo

Em vez de se concentrar apenas na densidade de palavra-chave, concentre-se na criação de um conteúdo valioso, bem estruturado e relevante para o tema em questão. Concentre-se em responder às perguntas e necessidades dos usuários de forma clara e concisa.

Use palavras-chave de forma natural

Em vez de se preocupar com uma densidade específica, concentre-se em usar palavras-chave de forma natural no texto. Elas devem fluir organicamente e estar relacionadas ao contexto do conteúdo. Use sinônimos, variações e frases relacionadas para criar um texto rico e informativo.

Analise a concorrência

Realize pesquisas de palavras-chave e analise como seus concorrentes estão utilizando essas palavras-chave em seus conteúdos. Isso pode fornecer insights sobre a densidade e o uso adequado de palavras-chave em seu próprio conteúdo.

Leia também: Golden SEO Triangle: fatores que te levam ao primeiro lugar do Google!

Confie nos seus instintos e na experiência do usuário

Em última análise, o foco deve estar na experiência do usuário. Leia o seu conteúdo em voz alta e verifique se soa natural e coeso. Se você perceber que está forçando demais o uso de palavras-chave, é provável que esteja exagerando na otimização.

Embora a importância da densidade de palavra-chave tenha diminuído nos algoritmos de busca modernos, ela ainda desempenha um papel relevante nas estratégias de SEO. Afinal, pode ajudar a determinar a relevância do conteúdo em relação a uma consulta de pesquisa, melhorar a experiência do usuário e indicar a relevância de uma página para os mecanismos de busca.

Nesse caso, é importante equilibrar a densidade de palavras-chave com outros fatores de SEO e evitar o excesso, sendo o TF-IDF uma métrica útil para medir o peso da keyword no texto. Ou seja, escreva e formule sua estratégia SEO para usuários!

Espero que o conteúdo tenha sido instrutivo. Obrigada pelo voo e até a próxima jornada.

Lucas Maranho
Lucas Maranho
Fundador da liveSEO, Agência com foco em SEO que atende e já atendeu E-Commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, Chile, Colombia, México, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos.
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Uma resposta

  1. Obrigado pelo conteúdo! Uma boa forma de evitar keyword stuffing é ter uma escrita natural e usar sinónimos e variações

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