LSI – Latent Semantic Indexing
A sigla LSI significa Latent Semantic Indexing, ou Indexação Semântica Latente. É um conceito que se baseia no uso de termos relacionados a uma palavra-chave para o rankeamento de um site, evitando técnicas como keyword stuffing ou black hat.
Por exemplo, se a sua palavra-chave principal é “acessórios de maquiagem”, os termos de campo semântico e lexical que você pode utilizar são pincéis, pinça, curvador de cílios e mais ao invés de repetir a mesma keyword várias vezes com baixo sentido textual.
Dessa forma, os mecanismos de busca, como o Google, identificam padrões naturais sobre o assunto e entendem que o seu conteúdo possui valor para o usuário, melhorando as chances de rankeamento.
O que é LSI?
É uma técnica de SEO que auxilia no rankeamento do site em que os bots do Google conseguem identificar conjuntos semânticos do texto, refinando os resultados do usuário. Para entender em detalhes o LSI no SEO, é preciso saber o que significa cada palavra da sigla e como se conectam entre si:
- Indexação: é a organização de dados que o Google utiliza para facilitar a busca do usuário conforme determinados critérios. Para o LSI, essa indexação funciona relacionando os termos do mesmo campo semântico. Ou seja, quando você procura por “pincel para blush”, o buscador vai te apresentar resultados de “pincéis” e também de “acessórios de maquiagem”;
- Semântica: é uma das áreas da linguística e estuda os sentidos e significados dos termos, incluindo o contexto da palavra em uma frase, parágrafo ou texto. É relevante para o Google, porque, assim, ele entende o conjunto das palavras e o quer dizer para atender à intenção de busca do usuário de forma assertiva;
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Latente: significa que os termos estão latentes, porém não estão claros, mas subentendidos. Indicando um conjunto de sentido relacionado à palavra-chave principal.
Entenda mais sobre a semântica do Google e como trabalhar o sentido a favor da otimização para mecanismos de pesquisa!
Vantagens de LSI
A utilização de LSI no SEO apresenta vantagens importantes para o rankeamento do site e também para o usuário que vai navegar e ler as informações dispostas na tela. Trabalhar palavras-chave de campo semântico e lexical variadas em um texto torna-o mais fluido e prazeroso de ler, aumentando o tempo de permanência do leitor no site.
Além disso, a atualização do Google BERT refinou ainda mais os algoritmos para a variação das palavras-chave, o que tende a ser ainda mais sofisticado para as próximas versões.
Estratégias relacionadas
Conheça algumas estratégias relacionadas:
- Explore o campo semântico e lexical da keyword;
- Pesquise palavras-chave;
- Utilize conteúdos evergreen e sazonais;
- Crie Topic Cluster.
Entenda como aplicar a técnica de Topic Cluster e garantir uma organização mais fluída e eficiente para o rastreio do Google!
Como aplicar o conceito às suas práticas de SEO
A estratégia de Indexação Semântica Latente se refere às boas práticas de SEO e também à qualidade do texto entregue à sua persona. Esse último ponto é muito importante para aumentar a autoridade do site, além de encantar o leitor que curiosamente vai navegar pelas outras categorias e conteúdos disponíveis.
Como dissemos anteriormente, os bots dos motores de busca conseguem identificar um conteúdo de qualidade e o priorizam para mostrá-lo nos resultados da pesquisa, melhorando a experiência do usuário. Por fim, confira uma análise profunda sobre outros fatores que levam o seu site ao primeiro lugar no Google, o Golden SEO Triangle. Até a próxima!